Em Sex, 2006-10-27 às 12:54 -0300, Leonardo Pereira escreveu:
> Você poderia copiar e colar aqui o trecho da GPLv3 que impede o uso de
> criptografia? Se você se refere ao seguinte trecho, não vejo qualquer
> restrição ao uso, apenas que quando usado, o usuário tem o direito de
> saber que chave é essa.
>
> The Corresponding Source also includes any encryption or
> authorization keys necessary to install and/or execute modified
> versions from source code in the recommended or principal context of
> use, such that they can implement all the same functionality in the
> same range of circumstances.

Do ponto de vista do kernel, isto significa que você precisa abrir a
chave privada para o uso da criptografia. Ora, criptografia com chave
conhecida não é criptografia.

Vale lembrar que o disposto acima pode não impedir, de fato, DRM.
Existem formas de burlar por meio de chaves no próprio hardware (por
exemplo, marcas a laser em um CD/DVB). Do ponto de vista de software,
não existe nenhuma restrição. As marcas a laser ou o hardware onde a
mídia é executada não é trabalho derivado do software. Por tanto,
provavelmente, tal restrição não seria aplicável.

O ponto é que esta restrição talvez não impeça DRM. No entanto, impede
uma série de usos válidos ligados a proteção e segurança.

Obs.: eu não sou favorável a DRM (e pelo que sei, os demais mantenedores
também não). No entanto, tentar combater DRM por meio de licenças de
software parece ser ineficaz, além de impedir diversas formas válidas de
uso do Kernel do Linux.

Cheers,
Mauro.