On 25-11-2007 20:16, Ricardo Marcacini wrote:
[...]
> Mas minha intenção é não continuar com código fechado e sim entrar de
> vez com software livre... pois (como um colega daqui disse) se eu não
> fizer isto certamente outro irá fazer e é risco para meu negócio. E o
> motivo não é só isto.. é pra devolver um pouco do que estou usando...
> um pouco de consciência pesada.. tardia...

        :-)

[...]
> -Você tem o software como principal produto em seu catálogo, e é lider
> de mercado nessa categoria de software. Nesse caso, liberar livremente
> o software pode ser apenas um meio rápido de fortalecer seus
> concorrentes, como no negócio de bancos de dados profissionais. Nem a
> Oracle nem a IBM abriram os códigos de seus bancos de dados, e o
> modelo livre foi usado para criar o MySQL, por exemplo. Se a Oracle
> abrisse livremente seu banco de dados, seria mais provável uma
> melhoria significativa no Oracle ou no MySQL?

        Há um exemplo similar, a abertura do OpenSolaris trouxe
esse tipo de questionamento, e até o momento, a licença do
OpenSolaris (incompatível com a GNU/GPL) fez com que o Linux
não pudesse obter melhorias de código e novas tecnologias.

        Há uma comunidade formando-se ao redor do OpenSolaris,
mas não se sabe ao certo o que vai acontecer daqui 5, 10 ou 20
anos.

> -Você é lider de mercado de um segmento de software quase monopolista
> ou oligopolista. Citei o exemplo do Windows acima, então pensemos nos
> drivers para placas de vídeo 3D. Se a nVidia liberasse livremente seus
> drivers de vídeo 3D seria ela própria, a nVidia, a maior beneficiária
> ou a ATi teria grandes chances de melhorar seus drivers?

        A Intel tem adotado drivers livres e o que se tem visto
é uma movimentação de compra de notebooks que tenham placas
gráficas Intel. E recentemente a AMD/ATI começou a se movimentar
nesta direção (fornecer drivers livres).

> Observando os grandes (microsoft e afins), a saída que percebo que
> eles estão tendo em vista ao perigo que o software livre representa..

        Perigo?? Isso é _bem_ relativo.

> é migrar o software para web (exemplo.. office online, players online,
> etc...). Isto não se aplica ainda a quase todos os softwares... mas
> seria uma forma de disponibilizar o aplicativo cliente como software
> livre (navegador?)... e que ganhe o melhor aplicativo servidor/web
> (web)...

        Há licenças que também cobrem este tipo de uso, via web,
para em certos casos, assegurar o acesso ao código.

> Finalizando... acho que o negócio seria ter condições para trabalhar
> com suporte... mas vejo um limite baixo para carteira de clientes
> (somos apenas 2)...

        Há outras soluções. Documentação, treinamento, serviços,
personalização, apoio, "deploy", há uma grande linha de segmentos,
o Asterisk da Digium é um bom exemplo do que acontece com uma
empresa que libera seu produto mas é a principal desenvolvedora.

        Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)