[ Por favor, não faça top-post ]

On 26-11-2007 15:52, Ricardo Marcacini wrote:
> Não queria colocar o produto em si.. para não parecer propaganda...

        Sem problemas.

> mas já que você achou.. este é um dos principais que pretendo mudar
> para S.L. (http://linux.insigma.com.br/). Fiz alterações nele, em
> relação ao kernel (com patches de segurança, livre nas net)... squid,
> samba, htb... muita coisa alterada mas todos com patches livres.

        Onde estão os patches?

        Você fornece os fontes (pelo menos aos seus clientes) capazes
de gerar os binários que acompanham o seu kernel? (Estou falando do
Linux, porque ele é GPL e isso se aplica).

> O que fiz do zero foi o gerenciador... e que hoje não é disponível...
> é fechado.. mas é o que gostaria de deixar livre... e estou estudando
> como fazer isto sem que eu perca o negócio atual..

> Veja bem... tenho cerca de 800 usuários cadastrados... meu servidor de
> update registra em média 200 servidores online... mas cerca 50% são
> usuários que realmente pagaram a licença.

        O que isso quer dizer? Que os outros 50% são "pirata"?

> O resto é suporte esporádico
> para configuraçào mais específica (rotas avançadas, personalização,
> discador, etc...)... mas que também gera renda. A outra grande maioria
> restante eu não tenho controle e não conheço quem estaria usando o
> sistema.

        Certo, mas como eles têm o programa?

> Assim, veja... que mesmo sendo proprietário... não consigo controle
> sobre o software... imagine quando estiver S.L...

        O que exatamente você acha que muda? :)

        As pessoas mal intencionadas não ligam pra licenças, as
pessoas bem intencionadas passam a usar seu software, citar sua
empresa e ter o produto como referência. Então o que faz você
pensar que liberar o código fonte tornaria o seu software algo
sem controle clonado aos milhares por hora?

        Muitos destes temores são FUD ("Fear, Uncertain, Doubt")
espalhados por quem não é exatamente um "fã" do Software Livre.

> Acredito que estes
> tipos de sistemas vão ter muitos concorrentes em pouco tempo... e uma
> boa quantidade serão S.L...

        Bom, para gerenciar e instalar servidores, há várias
alternativas, algumas livres, eu conheço dois ou três
gerenciadores e algumas distros que se propões a algo bastante
similar.

> O fato de alta disseminação de S.L. é uma característica que pretendo
> explorar..
>
> Mas como você mesmo disso.. é questào de se organizar... e estudar...
> que é o que ando fazendo nas últimas semanas...

        Parte disso é compreender como funciona a via de duas
mãos dos projetos colaborativos, muitas vezes uma etapa que
envolve o senso de saber dar algo antes de receber (ou, sob
outra ótica, depois de ter recebido muito em linhas de código
e horas de voluntariado).

        Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)