Olá pessoal,

Na minha modesta opinião, quando se usa o P2P, apenas retira-se intermediário,
que é o editor, e coloca-se outro intermediário, que é o supostamente
bem-intencionado replicador gratuito.

No segundo caso, cópias chegam aos usuários sem a autorização dos autores e,
pior, sem a justa contra-prestação pelo esforço de, no caso abaixo, escrever o
livro (até onde eu sei, o livro abaixo não é licenciado sob GPL, LPGL, BSD ou
qualquer outra licença, ou seja, a cópia é ilegal, não ?) Ou seja, no P2P está
havendo apropriação indébita do conteúdo sem o tão propalado intermediário que
'ganha para copiar', pois o copiador nada ganha para copiar, não ?

Diante disto, minha pergunta é: suponhamos que todos os livros sejam Creative
Commons, com preservação de autoria, com livre cópia sem alteração e sem fins
comerciais. Como os autores vão sobreviver se, diferentemente de uma banda de
rock, o trabalho deles é **justamente** escrever, ou seja, não há como o autor
fazer uma apresentação ?

Aguardo retorno.

Fortes abraços,

Marcus Vinicius.