On Feb 27, 2008, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Não tem como.  DRM é, por definição, um impedimento contrário à sua
> vontade, para não deixar você fazer coisas que não prejudicam ninguém
> e que você poderia querer e muitas vezes ter direito de fazer.  Não
> vejo jeito de a negação disso poder ser um bem.

Omar e eu conversamos longamente em PVT depois.

No fim das contas, ele estava falando de alguns recursos técnicos como
marcas d'água, que são usados para DRM e para tantos outras
finalidades, para promover informação a respeito do licenciamento
livre de uma obra.

A idéia é boa, merece melhor exploração, mas me parece passível de
abusos também.  Tipo, sujeito pega obra que não é livre, põe marca
d'água pra dizer que é e joga pro mundo.  Outro se fia na marca d'água
e depois leva processo na cabeça.  A marca d'água, no fim das contas,
seria só uma codificação de licença, e, do mesmo jeito que papel e HD
aceitam tudo, a marca d'água também é passível de abuso.  Tipo,
qualquer um pode por a licença que quiser na obra que quiser, mas,
pela legislação vigente, isso não torna a licença válida se não for da
vontade do titular concedê-la.

Mesmo usando para fins positivos (e há vários) esses recursos técnicos
que são usados como parte da implementação de alguns mecanismos
técnicos de imposição de restrições, não me parece que exista solução
mágica, algo que não passe por educação para as pessoas a respeito dos
direitos que elas têm e dos direitos que deveriam ter.