Bom dia,

     Não vou entrar na discussão sobre GPL ou BSD porque não faz muito
sentido nessa thread. Sugiro até que criem um fork  sobre o assunto
para evitar misturar tudo...

     Hoje pela manhã tivemos um debate muito bom aqui na Universidade
que estudo. Auditório Lotado com aproximadamente 400 pessoas.

     Teve alguns momentos que me chamou a atenção. Um deles é sobre a
regulamentação da profissão de Químico.  Quem faz o controle dos
remédios não é necessariamente a lei que regularmente que deve existir
um Químico para cuidar do remédio, pois não basta ter um Químico
formado para uma empresa sair distribuindo remédios. Imagina a porrada
que a empresa X levaria se começasse a distribuir remédio Y que acabou
matando pessoas. Então nesse caso é indiferente a regulamentação da
profissão, pois quem está regulamentando é a própria empresa e o
mercado. O que não pode deixar de ter é regulamentação do mercado,
assim como existem leis que proíbem você ou eu de matar. Ex: Prédios
que caem porque o dono da empresa queria economizar dinheiro...

     Você (Pablo) comentou a questão do contador. Agora perguntou, é
isso que queremos garantir o nosso e dar tchau para a sociedade? Posso
fazer todo o sistema contábil e contratar a assinatura de um contador.
Eita argumento maluco.

     Agora pergunto porque a regulamentação é tão importante se o pais
que mais produz software (independente de proprietário ou livre) é os
EUA não existe essa regulamentação. Sei que os EUA tem altas coisas
tronxa, mas esse é um bom exemplo de lei que acaba com o dinamismo e
criatividade.

     Outra coisa, se o cara já tem 5 anos de profissão ele pode
exercer, mas as próximas gerações se lascam...

     Hoje já existe o mercado de diplomas, imagina agora se a
regulamentação realmente vinga. Eita que vai ter "universidade fureba"
abrindo curso a quanto que é direito. Já existe até curso de
computação à distância (outro debate, não entremos nesse)....

     Imagina a seguinte situação: Sou vendedor de pasteis e quero
fazer um site HTML estático com meu endereço e foto dos pasteis. Vou
ter que contratar um cara formado em computação para fazer isso? Isso
é meio absurdo não? Resultado vai ser o cara ficar sem o site e sem
aumentar o empreendimento dele. Por favor não pensemos "Lasque-se ele,
quero meu piso e meu direito".

     Nossa profissão é muito bem auto-regulamentada, pois normalmente
para sistemas críticos não é contratado diretamente pessoa física e
sim empresas ou entidades que já são regulamentadas pela qualidade e
garantia de seus serviços. Não existe o caso de uma usina contratar um
programador para fazer um sistema nuclear.

     Para fechar, vou citar uma pessoa no debate hoje " (...) Para
mim, o que importa é o conhecimento do cara, se ele na minha cadeira
passar o tempo dormindo, mas no final ele mostrar que sabe eu passo,
vou reprová-lo porque? Se o cara sabe ele passa... O mesmo vale para
exercer a profissão, se o cara sabe ótimo, por mim o cara pode ser
médico, químico, matemático, analista tudo ao mesmo tempo, se sabe
então pronto pode trabalhar naquilo."

     Ps: Para contribuir com código no software livre brasileiro
também vai precisar ser formado?

Abração,
Roberto Parente