On 01-06-2008 23:56, Glauber Machado Rodrigues (Ananda) wrote:
[...]
> Digamos que eu seja um padre de uma igreja que seja contra o sexo fora
> do casamento e para fins não procriativos - calma que já vai virar
> on-topic. Eu me pergunto, o que devo orientar à respeito da camisinha.

        Isso é bastante fácil e prático, um exemplo da vida real,
num curso de noivos, um dos médicos disse que como profissional
ele recomendava o uso da camisinha, como devoto, ele não poderia
fazer isso.

        Infelizmente, pacotes, licenças, Debian e FSF dificilmente
conseguem ser mapeados e modelados em itens tão controversos como
a recomendação da camisinha. :)

[...]
> Já que eles estão mais dispostos a largar o SL em função do SNL do que o
> contrário, então porque não facilitar a vida deles no uso desses SNL só
> para que eles continuem usando o SL até que se libertem? Como fazer isso
> sem parecer que se está vendendo a idéia de que o SNL é aceitável?
> Simples: é só deixar tudo que é SNL em separado, fora do projeto, mas
> ainda acessível, de forma que o usuário saiba que aquilo que ele está
> fazendo é errado, e que cedo ou tarde deva procurar salvação.

        A idéia do non-free é fornecer um recurso técnico de
integração, isso é feito em respeito aos usuários que precisam
de certos softwares não-livres, por isso é separado e por isso
não faz parte do sistema Debian.

        Note que ninguém do Debian falou sobre moral e/ou ética
com relação à área de non-free, o Debian não está tentando
convencer outras pessoas de que o non-free é aceitável, ele é
um "hack" técnico para atender uma demanda real, só isso. As
interpretações agressivas e a "Síndrome do Chifre na Cabeça do
Cavalo" são o que geram as discussões e os conflitos, como eu
disse em outra mensagem ao Pablo, o tom é importante.

> Porém a FSF tem o seguinte pensamento: SNL é moralmente inaceitável, e
> qualquer um que defenda a idéia do SL não pode implementar o mecanismo
> que facilite o uso do SNL, pelo motivo que for, pois coerência com seus
> ideais é mais importante que praticidade ou aumento do rebanho livre. Se
> não forem priorizados, pode haver o efeito contrário e o rebanho cresca
> não-livre.

        Exato, e a FSF está certíssima em ser rígida sobre seus
aspectos e critérios, assim como o Debian é rígido com relação
a DFSG e o Contrato Social. E é por isso que o Debian não tenta
interpretar as diretrizes da FSF por ela, assim como outros que
não conhecem o suficiente do Debian não deveriam tentar
interpretar o Projeto, suas ações e seus documentos de fundação.

[...]
> E outra, adotar um método que não seja puro, mas que que pode abrir uma
> porta para que a pessoa se afaste do mal, vale o risco de ser acusado de
> recorrer a métodos não puros para defender a pureza?

        Há mais do que o risco. Quando você trabalha para fazer
um Sistema Operacional Universal, respeitar seus usuários é
parte do processo, ainda que isso gere argumentos legítimos e
muitas acusações inválidas, os níveis de qualidade e os resultados
obtidos mostram que vale a pena se manter fiel aos seus conceitos,
diretrizes e ideais.

> Mais uma: é necessário que existam pessoas inflexíveis convivendo com
> pessoas flexíveis, para que as pessoas em tratamento disponham ao mesmo
> tempo de um exemplo a seguir e também por onde começar, apesar das
> tentações?

        A pergunta é delicada.

        Cada caso é um caso e seria difícil generalizar. Há
certos itens e aspectos que dificilmente seriam flexibilizados,
especialmente ao falarmos de diretrizes e aspectos mais sólidos
de projetos grandes como o Debian.

        Se falarmos somente das pessoas, todos deveríamos ser
flexíveis ao menos para ouvir e tentar entender os outros, mas
isso não quer dizer que as pessoas devam flexibilizar regras
ou diretrizes por conta da inflexibilidade de outros (e
vice-versa).

> E por fim: é preciso que os inflexíveis ataquem os flexíveis para não
> serem acusados de flexíveis, mesmo sabendo que suas intenções são as
> mesmas?

        Acho que não é necessário que as pessoas ataquem umas
às outras, infelizmente, isso às vezes acontece. :-(

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)