No meu Aspire funciona até o led do wi-fi com o debian lenny. ( rs )
A minha opinião a respeito disso tudo é a seguinte, ou melhor, o que me
fez tomar a decisão de comprar o Aspire One, foi os seguintes critérios:

Hardware -> em relação aos outros netbooks, ele é muito superior em
quantidade de memória, armazenamento.
Ergonomia -> é muito mais confortavel que um eeepc.
Preço -> em relação aos outros que tem um hardware bem inferior o preço
está atrativo.
Aqui em brasília eu paguei R$1600,00 uma entrada e o restante em 4
vezes, mas a vista consegue-se entre cerca de R$ 1400,00.
E se a gente conseguir ir nos vizinhos "hermanos" consegue-se pela
metade desse preço.

Configuração do meu netbook Acer Aspire One:

HD -> 160 GB
RAM -> 1 GB
PROCESSADOR -> Atom ( dual core, cache L2 512 KB) 1.6 GHz
TELA -> 9"