On Nov 12, 2008, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Alexandre, meu note tem uma placa ralink

Vc tá falando do Proview, não do Aspire One, né?

Curioso a ralink funcionar; ouvi fortes recomendações pra evitar os
eeepc com placa ralink, pois alguma peça de software necessária pra
ela funcionar não era Livre. Vai ver é um modelo diferente...
Certamente a ralink não faz só um tipo de interface WiFi...

> até onde eu saiba, não é o software proprietário que está lá, até
> porque a ralink nunca lançou driver para FreeBSD...

Qual a política do FreeBSD com relação a blobs, em drivers e em
firwmares?

> Já o Atheros do eeePC eu tive que baixar uns patches para funcionar...

Foi cedo demais, imagino.  Quem estava no 2.6.26 ou anterior ainda
precisava fazer isso.  No 2.6.27, tá redondinho.

> mas não consegui no Proview, porque não consegui driver para o X...

Ugh.

> infelizmente, o X só rodava com o driver vesa, e vesa não suporta
> (me corrija se estiver errado - e me mande o xorg.conf!!!! :-D)
> resoluções 16:9.

O driver vesa, que eu saiba, suporta, mas só se a Video BIOS Extension
VESA da BIOS oferecer os modos de vídeo correspondentes.  Tipo, meu
notebook AmazonPC que não tem um mês tá na autorizada pra ver se eles
conseguem corrigir o bug na BIOS que faz ele não usar a resolução
nativa nem do LCD interno nem do externo.  (Não, obrigado, não quero
usar o driver da nvidia, e o nv só funciona no monitor interno, também
por barbeiragens da BIOS :-)

Como ainda tá dentro dos 30 dias de garantia exigida por lei, os
termos de garantia que dizem que não cobrem software etc não se
aplicam.  A lei tá do meu lado.  Assim como está no processo por venda
casada do Windows que eles (AmazonPC+Submarino) me empurraram pra
conseguir comprar uma máquina portátil mais parruda.  Vamos ver no que
dá.

O triste é que corre o risco de eles dizerem que não conseguem arrumar
os defeitos da BIOS (são vários; também tem erros nas tabelas de ACPI
que impedem o boot se o suporte a boot via USB estiver ligado) e me
devolverem o dinheiro, sem criar jurisprudência sobre a venda casada
:-(

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/