Eu respondi esta parte anteriormente, mas ela não apareceu na lista. Como
não sei o que aconteceu vou postar de novo, desculpa se alguém receber isso
duas vezes:

2009/1/19 rafael <rafaelcro...@gmail.com>

> Ele esta sendo irônico... A desrazão, a violência para se obter o
> alimento... Mas tudo bem, se você acha o Brecht um tagarela..

Observe que não estou chamando ninguém de tagarela. O que eu disse
exatamente foi que sem a razão a verdade das coisas não pode ser avaliada, e
qualquer afirmação torna-se uma tagarelice. Você não pode abandonar a razão
sob a pena de reduzir qualquer discurso a um mero bla bla bla.

Essa foi uma resposta à questão levantada "de que serve a razão". Em outras
palavras, a razão serve para validar qualquer idéia transmitida. Sem a razão
tudo que eu, você, Bretch, a Gretchen, etc, puder falar ou escrever não
terão qualquer utilidade para o intelecto, sendo imediatamente reduzidas ao
status de tagarelice.

Fui mais claro dessa vez?

Agora a questão do bush:

> "Tornar a desrazão de um desrazão de um indivíduo um mau negócio" é
> Sim, criar mão negócios a alguns é uma liberdade coletiva. Ou você não
> acha que a sociedade deve privar algumas pessoas de liberdade. Que
> aposentadoria você daria ao Bush?

Eu não conheço o Bush. Se nessa sociedade perfeita eu fosse o encarregado de
decidir o que fazer com ele, você acha que haveria alguma chance de eu tomar
uma decisão justa e que irá trazer apenas bons resultados? Há como eu, ser
imperfeito, julgar o destino dele, tirar a liberdade dele, impor algum
sofrimento? O que me daria esse direiro? A "vontade de todos", "o bem de
todos"? Ele seria julgado pela "coletividade"? Não acho que a coletividade
seja uma cartola mágica de onde sairão as respostas para tudo.

Não sei porque o Bush deveria sofrer para promover a liberdade de todos. Sou
do tipo que fica feliz quando vejo alguém aprendende uma lição. Tenho
suspeitas que a maioria da população é do tipo que gosta de vingança, então
eu não deixaria a população decidir o que fazer com ele. Mas não sei o que
eu faria com ele, mas queria que fosse algo bom para ele. Acho que ele gosta
bastante de ler estorinhas para crianças. Então, se ele quisesse, eu
deixaria ele fazer isso e se aposentar de acordo. Ou outra coisa que ele
quisesse fazer e que fosse bom para ele e para a sociedade...

> mas tem um sentido absoluto, que você em vão tentou relativizar

Mesmo que Bretch estivesse vivo, este ano fosse o ano de 1956, esta não
fosse uma lista e e-mail e ele estivesse falando diretamente para mim, e
mesmo que eu fosse o melhor amigo dele e ele estivesse recitando este verso
no meu ouvido em sua língua natal; mesmo assim nada de absoluto poderia sair
de sua boca e chegar aos meus ouvidos.

Mesmo que alguém pegasse uma carta da minha mãe e a transcrevesse aqui; e
nesta carta estivessem as maiores certezas dela (o amor dela por mim), mesmo
assim ninguém teria realizado o feito de colar qualquer texto com qualquer
verdade absoluta.

Não podemos agir como se soubessemos ou tivessemos certeza de alguma coisa.
Não há como ter.

Acredito que se eu obrigo todos a dividirem suas coisas ou não, isso não vai
impedir a humanidade de continuar fazendo escolhas erradas que irão causar
sofrimento para uma parte da sociedade. Qual solução sistêmica irá garantir
que as causas erradas não sejam atribuídas aos efeitos, de forma que a
humanidade tenha plena garantia de resolver todos os problemas sociais?

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: glau...@jabber-br.org