Henrique Andrade escreveu:
> Esse matéria fala mal da relação da AMBEV com seus clientes. Mas
> existem dezenas de cervejarias no Brasil. Se você é dono de bar, pode
> negociar com a Petrópolis, Schin, Femsa, e tantas menores (Colorado,
> bamberg, etc..). Agora, se você faz questão de vender Skol e Brahama
> no seu bar, você terá que se sugeitar a AmBev. É igual a usar software
> proprietario...
>

> Agora, não entendi esse papo de "concorrência intermonopolista", com
> monopólio disputando mercado. Se existe monopólio, não existe disputa
> de mercado!
Onde existe monopólio pra você? A Shell é monoplista? Mas tem a British
Petrol, tem outras...

Existe um artigo na wikipedia chamado concorrência monopolista

http://pt.wikipedia.org/wiki/Concorr%C3%AAncia_monopol%C3%ADstica

A questão é a seguinte, no capitalismo de livre concorrência (que não
existe) existe uma tendência a equalização da taxa de lucro em um valor
próximo ao valor de troca de uma dada mercadoria (tempo socialmente
necessário para produzí-la) . Não tenho tempo para te explicar o que
quer dizer valor de troca, mas você pode ler isso no primeiro capítulo
de o Capital... Por mais que existam leis de oferta e procura que façam
variar o preço de uma mercadoria existe uma âncora que o prende a um
certo valor, uma certa força da gravidade que não o deixa flutuar muito
além de um certo ponto. Por isso, uma avião nunca vai custar o mesmo que
uma caneta, mesmo que haja uma oferta gigantesca e eles fiquem encalhados...

No caso dos monopólios, eles criam uma distorção grande nessa dinâmica,
pois eles podem se dar ao luxo de ter o super lucro e se apropriarem de
valor produzido pela sociedade além do valor das mercadorias que eles
vende. No caso da livre concorrência (hipotética e irreal), essa
tendência seria anulada, pois caso um ramo da economia estivesse
apresentando um retorno de investimento (lucro) acima dos outros ramos a
tendência era ocorrer uma migração de capitais para esse ramo. A
Microsoft poderia pegar seu capital e investir tranquilamente na
industria de armamentos (isso ocorre o tempo todo)...  Porem em ramos
dominados por monopólios isso não ocorre, salvo raras exceções (todas as
regras tem exceções)...

O mundo não é estático. Ele esta em movimento sempre... Esse movimento
mistura o velho e o novo. Não somos 100% dominados pelos monoplios. Mas
cada ano que passa o movimento é nesse sentido. Hoje 100 empresas são
donas de 50% das riquezas do mundo...  Um homem tem a riqueza maior que
o PIB de muitos países somados...