Olá Olival,

2009/7/26 Olival Gomes Barboza Júnior <olival.jun...@gmail.com>

> " ( . . . ) os poderosos e as oligarquias pretendem que o movimento
> revolucionário se aliste em suas bases de dados (Facebook, Twitter, e até
> jogos como eRepublik.com) mas não,  nós temos que lutar para que a Internet
> não se converta em uma 'caça as bruxas' onde os governos globo-fascistas
> sejam facilitados na sua tarefa de inteligência."
>
> Achei curiosa a passagem acima, pois fui terminar de olhar a página e tinha
> um imenso passarinho azul com os dizeres "Clique na imagem e siga-nos no
> Twitter" no canto superior direito. :-)

Curiosa porque?

O que esperas? Que um pequeno grupo entre numa tática ou estratégia de
isolar-se e não comunicar-se com o resto das pessoas nas redes sociais
existentes?

Sou usuário do fecebook, twiter, msn, icq, gtalk, e isso não irá em hipótese
alguma eliminar a minha capacidade de pensar e concluir que essas redes são
importantes mas no fundo criam possibilidades de controle. Não é por isso
que deixarei de analizar isso e propor a construção de servidores públicos
para armazenamento de dados, e nossas infra-estruturas de conectividade
também pública.

A contradição é algo que vivemos constantemente nesses tempos, e eu prefiro
pelo menos ter consciência das minhas contradições e tentar construir algo
para não ficar nas mãos dessas grande empresas.

Sou usuário do Noosfero que é uma ferramenta gpl e está instalada num
servidor da ASL para uso da comunidade software livre, e a mesma ferramenta
que está instalada num servidor da colivre para uso do movimento economia
solidária, e também do jabber que está num servisor da comunidade jabber.
Também sou usuário do projeto iteia.org.br, e recentemente do
culturadigital.br. Todos esses estão construir suas redes e os dados estão
sendo armazenados em servidores não  controlados por corporações...

Penso que o cominho é esse. Construir nossos servidores. E essa é uma
responsabilidade que poucos assumirão, e depois evidentemente terá adesões
de mais pessoas...

Everton Rodrigues
Blog Brasil Autogestionário
www.brasilautogestionario.org