> Sendo breve por estar em um dispositivo móvel, quem você pensa que é
> para julgar o valor do meu trabalho? Minha cidadania tem valor
> proporcional à riqueza que eu gero?

Não estou entrando na questão do quanto de riqueza você gera. Por maior
que seja, você é um único indivíduo. Não vai ser tanto assim em termos
percentuais para o país, ainda que você trabalhe pra caramba. Mas vamos
supor que existam umas pérolas mágicas que só possam ser cultivadas por
pessoas vivendo em barcos. Um grupo numeroso de famílias passa a morar em
barcos, cria as pérolas e as envia para o continente. Assumindo que estas
pessoas gerem uma quantia razoável de riqueza para a sociedade, é justo
que elas recebam desta mesma sociedade assistência em troca.

> Vamos então correr e gastar os tubos com eles, porque, afinal, quem
> precisa de estrada, hospital e escola se tem Orkut e banda-larga?

Você acha que é um erro nós termos acesso à Internet para ficarmos
discutindo? Seria melhor se ao invés disso nós estivéssemos sem Internet e
as companhias telefônicas, ao invés disso deveriam doar dinheiro para
melhorar as estradas e hospitais? Sinceramente, eu até acho que seria
melhor, assumindo que as coisas realmente funcionassem assim. Mas elas não
são bem assim. Não é uma questão de escolher um serviço ou outro.

Em nenhum momento eu disse que não devemos das hospital e escola para
eles. É claro que eles devem ter os serviços básicos. Mas eles também
devem ter acesso à informação e nisso entra o acesso à Internet.

> Porque a empresa privada teria a preocupação de fazer pelo mínimo de
> dinheiro possível. Isso é quase o oposto do que se vê quando falamos
> em estatais.

Sei não. Elas não estão se preocupando em fazer não.

Mas vamos assumir que elas realmente façam. Você tem toda a razão. Para
maximizar os lucros, ela realmente vai gastar o mínimo possível DE SUA
RECEITA. Não significa que o dinheiro economizado realmente fique à
serviço da população. Não significa necessariamente gasto mínimo possível
para a população. Não esqueça disso.

Lembra quando eu comentei que a Telefônica tem lucro de 500 milhões de
dólares por trimestre? Isso dá cerca de 150 milhões por mês. Dividindo
esse dinheiro entre os países nos quais a empresa atua de modo
proporcional à população, a minha estimativa é de que ela lucre 30 milhões
de dólares ao mês só em São Paulo (talvez seja mais, na Espanha ela não
desfruta do mesmo oligopólio. Mas ignorei isso em prol da simplicidade).
São Paulo possui cerca de 1/17 da população brasileira. Então, assumindo
lucro proporcional de acordo com a população, isso permite construir a
estimativa de um lucro de 510 milhões de dólares mensais para todo o setor
privado de telefonia regional. É uma estimativa. Se tiver dados mais
confiáveis e puder repassar, eu agradeceria muito. (E se quiser eu posso
repassar os meus cálculos de uma forma mais organizada.)

Bem, isso significaria que além do necessário para manter a
infra-estrutura de telefonia, nós pagamos um excedente mensal de 510
milhões de dólares. Me parece que do ponto de vista da população, este
modelo atual da nossa telefonia privada não é exatamente uma maravilha de
eficiência como propagandeiam alguns.

> E ninguém respondeu a pergunta: e se, daqui a 5 anos, a iniciativa
> privada consegue dar a essas populações banda-larga? A estatal fecha?
> Privatiza-se? O dinheiro torrado, volta aos cofres públicos para ser
> usado, desta vez de forma sensata?
>
> Essa coisa toda parece delírio megalaníaco dos generais que comandavam
> o Brasil quando eu era moleque.

Vide resposta do Alex.

> Ainda assim, a ausência dele é ainda pior.

Sim, algumas pessoas gostam de enfeites.

"Sem um fim social, o saber é a maior das futilidades."