On Wed, 2010-02-24 at 23:25 -0300, Thiago Harry wrote:
> Eu até acho que a sua idéia de fortalecer a agência reguladora iria
> melhorar as coisas. Mas a regulação não é fraca por acaso. As próprias
> empresas de telefonia fazem um forte lobby defendendo seus interesses. E
> continuariam fazendo, mesmo com a agência reguladora. Ainda que elas não
> conseguissem corromper esta agência, brigar contra os interesses delas
> seria uma incessante batalha. Com o dinheiro que elas tem, dá para
> financiar a campanha de muita gente. É assim que as coisas realmente
> funcionam por trás dos panos. :-(

A única diferença de discurso, do meu ponto de vista parece ser que se
esse fosse um governo 'inimigo' as pessoas iam estar ateando fogo a
fotografias do presidente e denunciando como ele quer o mal do povo,
enquanto, sendo esse um governo 'amigo', se limitam a dizer 'pois é, é
complicado... nheco nheco fum governabilidade', que, de novo, é o que eu
chamo de cegueira ideológica.

Não estou atacando o governo Lula, sei que governabilidade no Brasil em
geral significa isso e que cada presidente escolhe suas prioridades (que
é onde coloca os Ministros que escolhe de verdade, no geral), mas acho
importante colocar isso em perspectiva. Pensemos nisso quando for outro
o governante =).

Sim, que é complicado todo mundo sabe. Que a ANATEL, apesar de ser muito
eficiente em resolver alguns problemas bobos (certamente se encontra
inúmeros casos de a ANATEL resolvendo probleminhas de conta e de
indisponibilidade), é incapaz de defender de verdade o interesse do
consumidor, todo mundo (aparentemente) concorda.

Isso não significa que tem que ser assim. Como foi argumentado antes,
pressão para mudanças nas leis é um caminho - para garantir que haja um
organismo de fato independente que de fato regule o mercado, como se
espera que faça.

Por exemplo. As operadoras são obrigadas a depositar parte da receita no
FUST. Muitas estão ignorando esse pagamento (até o SERPRO, quem diria, e
as tentativas de jogar panos quentes foram engraçadas) e o que foi feito
até hoje em termos de retaliação? Esse é um pedaço do problema e é um
primeiro passo importante. Isso tudo pode mudar, mas é necessário foco e
determinação, que eu não sei se o governo tem como angariar com o Hélio
Costa à frente do MiniCom, de fato.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>