Acho que o que dificulta mais essa classificação para o Brasil é que estamos
num país de dimensão continental com diferenças regionais gritantes.

Talvez tenhamos que pensar em critérios diferentes para cada região
Brasileira.

E vale a pena estudar um pouco como as empresas tradicionais do ramo atacam
esse problema. Por exemplo, nos mapas impressos que tenho aqui são usadas
apenas 4 categorias: Duplicada, "Tronco", asfaltada e não-asfaltada.

[]s