Li essa discussão toda e deixe me dar meus dois centavos.

Considero que em hipótese alguma deve-se incluir informações erradas, nem
por aproximações (a menos que o método do mapeamento previsto inclua
aproximações e elas possuam tags indicando isso, como por exemplo em
numeração de endereços).

Dito isso, considero errado colocar indiscriminadamente toll:yes em uma
rodovia inteira incluindo trechos em que se pode trafegar sem se pagar
pedágio.

Considerando as características gerais das rodovias brasileiras, parece
fazer pouco sentido o emprego da tag toll, pois ela só poderá ser empregada
em curtíssimos trechos próximos às praças de pedágio, onde, espera-se, tem
o node com toll-booth.

A redundância me parece óbvia e é muito difícil no Brasil termos o
levantamento preciso de quais trechos exatamente são completamente taxados
(além da própria praça de pedágio). Por exemplo, eu que passo
frequentemente no trecho citado da Dutra onde tem cobrança na saída, não
sabia que não havia cobrança no sentido Rio, vejo pedágio ao longe e sempre
acreditei que eu seria cobrado se passasse por lá. Com toll=yes em toda a
rodovia, eu teria um aplicativo me confirmando esse informação errada.

Resumindo: podemos/devemos colocar ambas as tags (toll e toll-booth), a
parte difícil será precisar a extensão do trecho que realmente merece a
toll=yes (se você conhece bem o trecho, vá em frente, mas se não conhece
vai correr o risco de incluir informação errada no mapa).

P.S.: Isso que não entramos no mérito de se estamos mapeando para o
aplicativo ou não.

Atenciosamente,
Márcio Vinícius Pinheiro.
http://about.me/Doideira