Em 31 de março de 2010 08:24, Renato Alvim <[email protected]> escreveu: > O default de tamanho de fonte aqui é 10. > Muito pequeno. > Seleciono células em branco , mudo para 14 ou 16 mas quando vou digitar > volta ao tamanho10. > Como posso mudar esse default? > Muitíssimo obrigado! >
Você vai precisar usar duas coisas extremamente úteis mas que poucos conhecem: estilos e modelos. Primeiro, abra uma nova planilha, não altere nada. Depois pressione F11. Abrirá a janela de estilos. Clique com o botão direito no estilo "Padrão" e escolha Modificar. Altere o que você quiser nele, mas atenção: ele será a formatação padrão para todas as suas novas planilhas. Depois de alterar o estilo Padrão, vamos salvar a planilha atual como um modelo. Faça isso pressionando Shift+F11, e escolhendo um nome para ela (talvez "planilha" seja o nome ideal). Sugiro manter dentro da Categoria "Meus modelos". Por fim, vamos fazer este modelo se tornar seu modelo padrão. Vá ao menu Arquivo, Submenu Modelos e escolha Organizar. Abra a categoria na qual você salvou seu modelo e selecione-o. No botão-menu Comandos, escolha a opção Definir como modelo padrão. Por fim, você pode fazer estes procedimentos para qualquer tipo de arquivo: textos, apresentações, etc. Cada modelo salvo com Shift+F11 fica disponível também na opção "Modelos e documentos" dentro do menu Novo, mesmo que não seja definido como modelo padrão. E sugiro que explore mais os estilos; eles ajudam muito na hora de trabalhar com textos complexos. -- Humberto Xis http://xisberto.blogspot.com http://ostelematicos.blogspot.com "Sur la tuta tero estis unu lingvo kaj unu parlomaniero." - Gn 11,1 -- Mais sobre o Ubuntu em português: http://www.ubuntu-br.org/comece Lista de discussão Ubuntu Brasil Histórico, descadastramento e outras opções: https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-br

