Dá para pensar sim, muito bem, de forma diferente. Seu discurso é teórico e
muito bacana mas não tem fundamento na prática que indica claramente que em
sua maioria o público jovem, menor de 20 anos por exemplo, não tem
condições de criar uma enciclopédia de qualidade. Existem sim exceções, é
claro, mas não é procurando numa base ampla e sem critérios como o ensino
médio que conseguiremos identificar tais exceções. A desproporção na
quantidade de contribuições na cultura pop e pior ainda episódios de ben 10
e yu-yu-hakushô demonstram que o interesse deste público não é desenvolver
conteúdo acadêmico. Até porque mesmo sendo ruim, o conteúdo acadêmico
(matemática, física, português, química, etc) que são necessários para de
fato melhorar a qualidade do ensino, já tem algum desenvolvimento o que
afasta mais ainda do público infanto-juvenil que muitas vezes ainda está
aprendendo estas matérias.

Se é para desenvolver valores como cultura livre, mais uma pista que
devemos mirar mais alto e investir na licenciatura por exemplo, que são os
educadores do futuro, e demonstram o potencial e interesse necessários para
a longo prazo fazerem uma real diferença no sistema educacional. Embora a
mão-de-obra no ensino médio seja abundante, a longo prazo é mais provável
que a grande maioria vá fazer outra coisa da vida do que se engajar em
movimentos pela cultura livre.

Não percebo a dificuldade de trabalhar com faculdades então nem comento.
Pra mim é o mesmo esforço do que envolver uma escola de ensino médio numa
atividade colaborativa. E, mesmo admitindo que o esforço para uma faculdade
seja superior, é melhor investir este esforço extra em um público mais
capacitado e alinhado a melhoria da qualidade a longo prazo.

E por fim a wikipédia é tão burocrática quanto qualquer outra. E qualquer
projeto que preze pela qualidade tem que ter um conjunto mínimo de regras
para garantir esta qualidade. A anglófona tem uma qualidade superior (dá
uma olhada na faixa etária que lá edita ;)) e talvez mais regras do que a
lusófona. É claro que um sistema simplificado de regras facilita a vida de
todo mundo mas não é num ambiente imaturo como o nosso que bom senso e
coerência prevalecem numa discussão. "Escrever de forma mediana" ajudaria
muito lá nos primórdios do projeto mas o futuro ruma invariavelmente para
contribuições mais qualificadas. Trabalhar colaborativamente sempre é bem
vindo e devia ser um provérbio eterno no projeto.

Abs,
Otavio.

P.S.: Se eu fosse você parava de apostar o seu rim..hehehe

Abs,
Otavio