Eu acredito que um ambiente muito masculino afasta sim mulheres, é a
mesma percepção que eu tenho quanto ao Garoa Hacker Clube
(https://garoa.net.br/wiki/P%C3%A1gina_principal) em que cerca dos 40
membros, apenas 3 são mulheres (eu sou uma delas o/). O fato ajuda a
entender quando olhamos para as faculdades de engenharia e computação,
ambientes predominantemente masculinos.

Na Wikipedia, é interessante fazer o paralelo com a política e a
democracia, isto é, o número de mulheres protagonistas na política é
bastante inferior ao número de homens.

Acho que valhe a pena estudarmos ações, copiar e adaptar modelos, para
estimular mais o numero de editoras na Wikipedia, pensar em campanhas
de engajamento e tal. Tenho total interesse em fazer esse número
crescer.