Uma das grandes falhas do catalisador é cada um trabalhar em casa com
encontros esporádicos. Foi uma das minhas frustrações ao descobrir o tanto
que estavam demorando para abrir um escritório para trabalhar aqui em São
Paulo, o que levou a Oona a alugar o The Hub (bom uma boa vontade ; ) após
eu não parar de reclamar sobre isso.

Já trabalhei remotamente de forma eficiente, mas para isso é preciso o
barco estar andando bem, com objetivos claros e tarefas bem definidas.

Uma das coisas que reclamei muito foi essa falta do contato presencial -
mas isso pode ser um problema meu, claro. Para quem aqui trabalhou em
alguma empresa num grupo sabe que acaba existindo uma pressão social dos
pares para que o desleixo não exista, mais improvável de ocorrer se as
pessoas só se vissem esporadicamente, remotamente e, principalmente, sem
cobrança.

Outra coisa que aprendi sobre o trabalho presencial é a importância de um
bom gerente de projetos. Lembro de estar numa empresa construindo um
portal, mas o gerente não falava nada, não fazia nada, não coordenava a
equipe de mais de 10 pessoas. Após os constantes atrasos (a equipe também
não dominava totalmente a tecnologia do portal, o que foi um obstáculo
inicial) e como o cliente cobrava, a empresa resolveu contratar um novo
gerente de projetos - o antigo era um bom programador, na medida do
possível, mas não uma liderança.

Voilá! Mudança da água para o vim. Foi empregado o método scrum por um
gerente de projeto mais experiente e felizmente aumentamos nossa
produtividade e ganhamos alguns finais de semana e feriados para nós mesmos
(alguns, pois a empresas sugava até a alma e como não funcionava o cartão
na entrada, ficava mais fácil explorar os peões, então continuamos
trabalhando um pouco além das 40 horas combinadas - no meu caso era, na
realidade, 35 horas).