Caros

antes de mais nada, concordo com a avaliação do Henrique de que a conversa
vai para um lado que não agrega muito para quem já está aqui e muito menos
pra pessoas que entraram na lista em busca de trocas e parcerias.

Sugiro aos membros da lista não interessados no debate interno e na
"lavação de roupa suja" colocada aqui que nem leiam.

Mas alguns esclarecimentos se fazem necessários também. Geralmente evito
expor as questões sensíveis e as pessoas, pois considero inadequado,
deselegante e pouco produtivo. Mas como as coisas estão sendo ditas ao
vento, de maneira agressiva e ao mesmo tempo confusa, avaliei que
precisaria descer no detalhe e expor algumas questões do processo.

O primeiro é de essa espécie de comparação contratados x voluntários não é
particular do Brasil, acontece em N lugares, mesmo onde os remunerados são
de capítulos, e o resultado da conversa que vejo é quase sempre o mesmo: a
ideia é complementar com tipos de atividades que requerem um esforço mais
focado. O Abdo comentou no encontro da Ação Educativa que geral no
movimento está solicitando recursos para vários tipos de atividades. E não
precisa ser feito um julgamento moral em torno disso.

Respeito os voluntários todos da Wikimedia e tanto levamos em consideração
tudo o que estumaos/lemos que não nos pareceu fazer sentido continuar com
este modelo e relações de hoje. Portanto, a "proposta construtiva" do
Everton deve passar a valer em breve.

Quanto ao Padula e às perguntas ou insinuações e acusações feitas a mim.

Com relação ao tempo de voluntário/tempo de trabalho remunerado:  Padula
tem cumprido a agenda estabelecida para os últimos meses do projeto, com as
adaptações necessárias feitas meses atrás. Mas acho que é importante deixar
mais claro, sim, e não misturar tempo de voluntário e de contradado nas
mesmas atividades. Insisto em pedido já antigo de que Padula e Célio, que
trabalham em tempo parcial, tenham mais claro quais dias vão trabalhar como
contratados - até para auto-organização.

Como coordenadora do projeto, no processo seletivo Everton e eu avaliamos
que o Padula era o melhor candidato - inclusive a partir da observação dos
quatro finalistas no Meta e na Wikipédia. O Padula é um profissional com
qualidades diversas, entre elas a pró-atividade e a atitude de construção
de redes de contatos, conhece o funcionamento do sistema universitário
federal e tem visão de conjunto.

Isso não impediu conflitos internos de gestão, especialmente em 2013. Não
me cabe aqui expor questões de relação chefia-funcionário, mas no que diz
respeito à equipe contratada - grupo de usuário, a quem esse debate
interessar, torno pública a posição que coloquei internamente à época de
que não era papel dele ou de nenhum de nós, contratados, "puxar ou
empurrar" o grupo de usuários: achava que podíamos criar atividades em que
o grupo pudesse se engajar, propor encontros que pudessem ser úteis à
reunião e debate interno do grupo, e outras atividades que, por
consequência, poderiam ajudar o grupo a se organizar. Mas não desempenhar
qualquer tipo de protagonismo. Por ter avaliado que houve excessos na
ocasião, além de entender a velocidade da proposta como geradora de
conflitos internos não positivos, inclusive, não assinei o grupo de
usuário, como o fiz na ata de fundação da associação Pietro Roveri.

Mas em todo o período em que o Padula foi bem-vindo no grupo de usuários,
sendo inclusive apoiado por seus membros para participar da Wikimedia
Conference, nunca tentei interferir nas decisões e avalições da comunidade
quanto a isso. Coloquei minha posição diretamente para ele diversas vezes,
tendo ele quase perdido o emprego por isso, mas o aval dado pelo grupo me
fez considerar o benefício da dúvida e questionar se eu não estaria sendo
muito "institucionalista".

Quando, por motivos de natureza do movimento, alguns integrantes da
comunidade passaram a se incomodar com as atitudes do Padula, e resolveram
compartilhar comigo, inicialmente não querendo causar-lhe nenhum prejuízo,
mas em questão de um mês passaram a tentar "exercer pressão" para que eu o
demitisse. Ora, não me parece razoável (muito menos justo!) tentar
transferir a responsabilidade da  decisão que é de ordem do movimento e
formas de afiliação para o catalisador. Eu não pedi a ninguém que o
afastasse do grupo quando julguei errada a (con)fusão que estava ocorrendo.

Tivemos algumas reuniões chefia-funcionário e estabelecemos uma série de
coisas a serem feitas e cuidados a serem tomados. Está claro que não tem
espaço para o Padula atuar junto ao atual grupo de usuários, pela forma
como se deram os conflitos - ressalte-se que conflitos esses mais colocados
em tons de calor como o email que gerou esse debate aqui do que conversas
absolutamente francas e estabelecedora de limites. Ou seja, não vi ou soube
de conversas que iam no sentido de tentar superar o problema. Podemos fazer
isso? Nós tivemos conversas bem francas eu e ele e foram positivas.

Se não o querem no grupo, precisam ser capazes de dizer isso. Mais que
isso, é preciso  entender por que se criam organizações com regras e
procedimentos de associação e desassociação, prática sempre recusada pela
comunidade. Quais são as regras claras e os procedimentos para os
interessados entrarem e continuarem atuando junto ao movimento brasileiro?
Quais os princípios, valores, e procedimentos de saída caso alguém não
respeite as regras? Quem afere e julga? Todas essas são questões colocadas
na formação de associações para garantir condições iguais de participação e
regras claras.

Quando isso tudo ocorreu estávamos no meio do processo do Wiki Loves Earth
e na sequência veio a seleção dos vencedores, a consulta e a sinalização de
que o projeto deve se encerrar em breve. O Padula tem aberto possibilidades
de parcerias com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro,
desenhado projetos com professores para execução de atividades e finalizado
as atividades de repercussão do Wiki Loves Earth, como a exposição e a
publicação da revista. Com esse cenário em vista, a minha decisão como
coordenadora foi de mantê-lo na equipe até o encerramento do projeto sim,
pois acho que vai trazer mais resultados.

Quanto ao grupo de usuários, o já aprovado ou o de educação, repito o que
já falei para o próprio Padula, Lugusto, Vini, Célio e outros: não cabe a
mim ratificar ou não. Demitir o Padula não o impediria de fazer essa
proposta, nem de continuar em contato com os professores, nem de realizar
atividades no movimento. Então precisamos separar os debates dos problemas
de gestão/gerência/resultados do catalisador do que é uma questão do
movimento. E não vou aceitar a hipótese de que eu devo demiti-lo porque a
comunidade não o quer atuando no movimento. Eu julguei que até o fim do
projeto devíamos manter a equipe, que em breve será desfeita de qualquer
forma.

Oona

PS1. Mesmo desligada de qualquer projeto com recursos da WMF, pretendo
continuar tocando compromissos assumidos por exemplo com a Fundação Vitor
Civita e outras propostas ao meu alcance colocadas no processo de consulta,
como a produção de material de orientação para RPs, jornalistas etc., ou a
divulgação na mídia na ocasião de projetos novos ou que tenham potencial
para tal. Espero que haja espaço para isso. Mas deixar para dialogar mais
objetivamente sobre isso em outro email, e de caráter voluntário
PS2. Peço desculpas a eventuais exposições e aos novos membros da lista que
não buscavam esse tipo de debate. Mas creio que os esclarecimentos se
fizeram necessários.