Em Qui 28 Jun 2007, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA escreveu:
>       Esta é uma idéia bem incipiente, gostaria de discuti-la aqui.  Alguns
> podem achar que é fora do tópico; nesse caso, aceito sugestões de onde
> debatê-la.
O ideal, seria na bancosdedados, mas, como voce disse em outra mensagem, ela
anda meio parada (ou parada e meia :( ).

>       Vocês sabem que andei investigando ferramentas de modelagem, e acabei
> ficando frustrado.

Acabei não participando das conversas na outra discussão, mas notei que
estamos numa mesma encruzilhada.

>       Mas agora o que tem me irritado é o próprio fluxo de trabalho dessas
> ferramentas.  Não são nada práticas, forçando tudo a passar por
> diagramas.  Eu preferiria fazer tudo em texto, e ter diagramas como
> saídas do processo, não entradas.

Também gostaria disso, mas não tenho estrutura para iniciar algo assim.

> E tive a idéia maluca de escrever uma
> proposta a respeito, mas queria saber se alguém já viu algo assim, ou se
> é absurdo.

Não creio que seja absurdo, mas quem fizesse seria considerado "herege",
pelos "analistas empurra rato", <desabafo>hoje mesmo me frustei muito
tentando conversar com uma dessas </desabafo>.

>               Para concluir, creio que um sistema assim poderia ser o começo
> de coisas muito melhores.  Por exemplo, o único SGBDR hoje em produção é
> o Alphora Dataphor, que tem algo semelhante não para modelagem de dados
> mas para o sistema como um todo: a gente escreve D4 (que é uma D válida)
> e os comandos são executados num SGBD SQL (infelizmente ainda não
> suporta o Jumbo).

Já sonhei com "algo" no Postgresql em que pudessemos escrever relacional e
usar alguma parte do SGSB (sem passar por SQL) para executar, mas creio que
isso seja sonha demais.

>               Deu para entender?

Eu entendi, e posso até *ajudar*, mas como disse, não tenho estrutura para
iniciar, e no momento, nem tomar frente de muita coisa.

ps.: Não entendi as referências: Dumbo e Jumbo.
ps2.: Alguém conhece alguma ferramenta boa para exibir os ".dot" gerados pelo
Autodoc? Só conheço o dotty, mas não funciona :)

--
Johnny Taylor Faria Chaves - LUN 157066
Não combato ou defendo pessoas ou grupos,