"Diogo Biazus" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> Todos estamos, já pensei várias vezes em começar uma ferramenta de
> modelagem, mas ponho fé no trabalho do Euler com o PgAdmin.

        Creio que isso não me é problema algum, porque me parece que o
objetivo dele — aliás, do pgAdmin — é bem diferente do meu.

        Pelo que entendi, o pgAdmin inclui uma funcionalidade de modelagem
básica e tradicional (gráfica) exclusivamente para o PostgreSQL.  Eu quero
modelagem completa — idealmente, todas as regras de negócio — *e textual* para
qualquer SGBD.  O único privilégio do PostgreSQL seria suportar um subconjunto
maior da funcionalidade que a maioria dos outros SGBDs.

> Também gosto da idéia. Embora trabalhar com diagramas seja interessante,
> nenhuma ferramenta implementa eles de forma que sejam suficientes para o
> processo de modelagem.

        E alguém tem alguma idéia de que forma os diagramas poderiam ser
implementados com vistas à suficiência para modelagem?

        Particularmente, duvido que seja possível que sejam suficientes, muito
menos eficientes.

> O maior problema seriam as diferenças no tratamento de linhas
> duplicadas, nulos, e outras diferenças fundamentais.

        Era o que eu temia.

> Pois essas partes implicam mudanças no executor, índices e um monte de
> coisas dentro do banco.

        Quisera eu entender essa parte interna.

> A parte de sintaxe me parece mais tranquila, se você estiver disposto a
> ter um híbrido relacional/sql como produto final não seria tão complicado.

        Bom, o SQL já é um híbrido relacional, então não vejo a graça… nesse
caso seria melhor implementar o ISO SQL:2003 mesmo, ou algo derivado dele.

> Sim, viável é, mas vale o esforço?

        Duvido.

> Alterar o PostgreSQL para ter uma linguagem relacional me parece muito
> esforço para pouco resultado (desculpem-me os idealistas).

        Acho que o resultado seria fantástico.  Mas o esforço também.

        E tenho minhas dúvidas se seria uma adaptação ou uma bifurcação mesmo.

> Acho a idéia do Leandro de ter um sistema de modelagem sobre o SGBD mais
> interessante.

        Veja que não são idéias mutuamente excludentes.  Na verdade acho que a
minha poderia teoricamente facilitar a solução definitiva, que seria mesmo um
SGBDR.  Porque todos os modelos criados com a ferramente de modelagem poriam
ser facilmente implementados num SGBDR; principalmente se compartilharem uma
linguagem D, como talvez a Tutorial D, D4 ou, sei lá, um eventual SchemeD.

> Mas quem sabe usamos UML?

        Então… fiquei espantadíssimo do UML não suportar nem domínios, pelo
menos não obviamente.

--
+55 (11) 9406 7191       http://br.geocities.com./lgcdutra/
+55 (11) 5685 2219          gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]