Em Sex 29 Jun 2007, Leandro Guimarães Faria Corcete DUTRA escreveu:

> sugestões

>     Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.
>
>     Por outro lado, ela foi criada numa época em que, lá no Yahoo!,
> algumas pessoas reclamaram das discußões conceituais e da gente querer
> ensinar o melhor.  Como eßa época paßou, não vejo mal algum em
> retomarmos eßas discußões aqui.

Ótimo.

>     Não sabia.  Te importas em compartilhar conosco tuas experiências?

É que estou envolvido em dois projetos.
Um, quase fracassando, onde combinamos fazer o BD o mais ANSI possível, mas
decidiram usar .NET e ms sql server e mesmo os que tomaram essa decisão não
conhecem as ferramentas.
Outro ainda em fase de proposta vai, proposta vem, em uma entidade
governamental, que deve usar exclusivamente PostgreSQL, mas terei
(provavelmente) que usar diagramas para comunicar com outros (pessoas e/ou
setores).

>     Fiquei curioso.  Como você descreve um ‘analista empurra-rato’, e
> aliás de onde vem eßa expreßão?

Do primeiro projeto citado, onde as pessoas que estão fazendo a análise se
limitam ao que o erwin ou o jude podem oferecer, tanto que em um deles (creio
que o erwin) que é todo por "click", me pediram ajuda por não conseguirem
remover um elemento criado, ai descobri que era com <DEL> (ou <Ctrl>+<X>), a
expressão é minha mesmo, mas como um desabafo mesmo.

>     Aliás, meninas de plantão, vamos melhorar a representação na
> Informática… ou é verdade que vocês são tão inteligentes que preferem
> áreas com menos pepinos e (ou) maiores recompensas?

O fato de ter sido *uma* analista foi pura coincidência, *os* analistas dão o
mesmo trabalho.

>     Por quê?
>
>     Difícil sim, nem faço idéia como se poderia começar.
>
>     Na verdade o Postgres original suportava QUEL, uma outra linguagem.
> E o ‘primo’ Ingres ainda suporta QUEL.  Então imagino que seja viável,
> seja criando mais uma interface para o PostgreSQL, seja bifurcando o
> projeto.

Me lembrei disso, e o ingres foi liberado com uma licença livre, não lembro
qual e se continua ou foi apenas uma versão, cheguei a baixa-lo, mas não fui
adiante. Se for com o PostgreSQL, seria ideal mais uma interface, era o que
tinha em mente.

>     Nem eu… estou só jogando a idéia para a lista (e os amigos), para
> ver o que acham.  E aceito idéias sobre como viabilizar.

>     Qual o noßo mascote?

Desculpe a vergonha que passei, parece que o dumbo aqui sou eu :) .

>     Graphviz.  Muito bom.  Mas na verdade arquivos dot não se abrem, se
> usam para gerar diagramas.  Eles definem a estrutura, não o diagrama em
> si.

Obrigado, mas poderia me passar alguma referência, sobre como usa-los?

Leandro, tenho recebido alguns caracteres estranhos em suas mensagens, uso o
kmail com utf8 como primeira opção, se eles retornarem estranhos, me desculpe
por enquanto.

[]'s

--
Johnny Taylor Faria Chaves - LUN 157066
Não combato ou defendo pessoas ou grupos,