Você está estudando congruências e o pequeno teorema de Fermat ? Se
for o caso, acho que vale a pena lembrar os dois enunciados que este
teorema tem (que são equivalentes, claro, mas às vezes a gente
esquece) :

Versão "vale para todos" : "Se p é primo, então n^p - n é múltiplo de p"
Versão "grupo multiplicativo" : Se p é primo, e se a é primo com p (ou
seja, simplesmente, p não divide a), então a^(p-1) = 1 mod p.

Veja que a primeira decorre da segunda (basta multiplicar por a dos
dois lados, e se a já fosse múltiplo de p, então nem precisa fazer
nada). A segunda também decorre da primeira porque justamente a sendo
primo com p, ele possui um *inverso* módulo p, e portanto podemos
"cancelar" dos dois lados (repare que você não pode fazer isso se n =
kp).

Basta agora você saber isso para concluir as duas questões !

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa