Olá Rafael,

Como você perguntou "O que vocês acham?", vou responder:

Particularmente, acho que está havendo uma discussão desnecessária: incluindo a
chamada "hipótese vazia" ou "vacuidade".

Explico-me: o cerne da questão está na análise de uma proposição do tipo P->Q ,
na qual P é 0 (falso). Neste caso, a proposição é sempre 1 (verdadeira). Isto é
decorrência da DEFINIÇÃO do conectivo lógico "se... então..." (->). Esta
DEFINIÇÃO é feita através da seguinte tabela verdade:

P      Q      P->Q
0      1        1
0      0        1
1      0        0
1      1        1

Esta DEFINIÇÃO, é claro, é compatível (assemelha-se) com a linguagem humana,
que não é, formal e necessariamente, lógica. Exemplos:

"SE o meu cachorro mora na Lua, ENTÃO o Lula está (é) Presidente do Brasil" ...
1 (proposição verdadeira).
"SE o meu cachorro mora na Lua, ENTÃO o Lula está (é) Imperador do Japão" ... 1
(proposição verdadeira - pode até ser que o Lula pense que é mesmo o Imperador
do Japão...).

Bem, o que interessa é que SE P=0, ENTÃO (P->Q)=1.

A melhor maneira de ENTENDER isto (esta DEFINIÇÃO) é construir uma proposição
lógica equivalente, que seja mais "palatável" à linguagem humana. Por exemplo:
"~PvQ" (~=NÃO ; v=OU). Vejamos as tabelas-verdade:

P      Q      P->Q      ~P      Q      ~PvQ
0      1        1           1       1          1
0      0        1           1       0          1
1      0        0           0       0          0
1      1        1           0       1          1

Assim:  "P->Q" = "~PvQ"

E a proposição do aluno fica, claramente, verdadeira:
SE "x" pertence ao { } (conjunto vazio), ENTÃO "x" é verde.
É equivalente à proposição:
"x" NÃO pertence ao { } (conjunto vazio) OU "x" é verde.
P [ "x" NÃO pertence ao { } (conjunto vazio) ] é, obviamente, 1. Por DEFINIÇÃO,
o conectivo v (OU) exige, para ser 1, que APENAS uma das proposições (dentre P
e Q) seja 1. Logo, a proposição [ "x" NÃO pertence ao { } (conjunto vazio) OU
"x" é verde ] é 1, qualquer que seja Q [ "x" é verde ]. Q pode ser 1 ou 0.

É claro que a DEFINIÇÃO do conectivo v (OU) é também compatível com a linguagem
[EMAIL PROTECTED]

Date: Wed, 3 Sep 2008 20:36:17 +0200From: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]:
Re: [obm-l] Teoria dos Conjuntos
Eu acho que faz sentido que seja verdadeiro...Olha só, um exemplo mais
matemático... se eu disser: "Todo quadrado perfeito negativo é multiplo de 7",
eu diria que a afirmação é verdadeira. Acho que muitos concordariam que é
verdadeira. É simples, é uma daquelas afirmações verdadeiras por vacuidade...
Se a hipótese é vazia, o teorema é verdadeiro. De fato, todos os quadrados
perfeitos negativos que eu conheço são multiplos de 7... :DNaturalmente, se eu
disser então: "Se x é um quadrado perfeito negativo, então x é multiplo de 7"
(note o quão semelhante a minha afirmação e a sua no primeiro email são), seria
ilógico que essa fosse falsa... certo? afinal, as duas afirmações são
semanticamente iguais... (discutível isso? talvez...)O que vcs acham?