Caramba,

Falam em antiguidades e mencionam logo meu nome.  Não sei porque... :-) .

Você já mencionaram dois maiores monstros do passado em Geometrias (imaginem... o quanto passado...o meu passado! hahaha). O Virgilio de Athayde Pinheiro e o Célio Pinto de Almeida (que depois foi dono da construtora que levava seu nome). O primeiro, um sábio, um verdadeiro mestre, de corpo e alma (falava grego fluentemente, era um poço infinito de conhecimento, inclusive sobre história da Matemática, aspecto tão negligenciado hoje em dia (para os alunos fica a horrível sensação que tudo em matemática sempre foi do mesmo jeito sempre....como se matemática fose uma descoberta dos deuses e não dso homens...).

Tive o privilégio de ter sido aluno do Virgílio em Geometria Descritiva e Perspectiva(s). Do segundo élio) fui aluno de Desenho Geométrico (ai incluidas as Cônicas): um monstro e um extraordinário professor.

Mas havia um outro monstro sagrado, tímido e introspectivo, que foi professor do IME e da UFF (Dep de Matemática) - Luiz Oswaldo - e tive oportunidade de ser aluno dele em ambas as escolas. No IME, de Geometria, e na UFF de Teoria dos Números e de Geometria (foi através dele que conheci e me extasiei com o livro do Niven - Irrational Numbers, já mencionado algumas vezes por aqui).

Eram do Luiz Oswaldo a grande maioria das questões de Geometria dos concursos de admissão ao IME na década de 65 a75, inclusive as questões de Geometria da prova de 72/73 onde tive o prazer de trabalhar com ele (eu já dava aula lá) e participar de forma intensa no massacre da prova de Álgebra daquele ano. ;-)

Para quem não se lembra eu e o Ponce (um "quase coroa da lista") já escrevemos por aqui "causos" engraçados sobre o Luiz Oswaldo, inclusive sua ridícula e única gravata de seu sovina vestuário.

Mas eu tenho os livros do Virgílio de Descritiva, os do Célio, de Cônicas e de outras "cositas" deles.

Quanto ao problema proposto pelo Santa Rita (perímetro e medianas) eu tb não o havia visto ainda e de fato, como o Luis mencionou, não seria um problema digamos clássico, pois não é muito comum, na bibliografia, a sistematização de problemas contendo somas, diferenças etc. (vide uma das bíblias em Wernick, W. "Triangle Constructions with Three Located Points." /Math. Mag./ *55*, 227-230, 1982.) e diversos outros papers que vão completando a lista do Wernick. Eu tenho estes textos que me foram enviados por meu filho.

Vou tentar resolver o citado problema, mas não juro que seja indeterminado, pois a soma das medianas varia entre 3/4 e 3/2 do perímetro de um triângulo... Bolas dirão, e daí? Bem nada como sexto sentido de matemágico antigo, né...

Abraços,
Nehab

Luís Lopes escreveu:
Sauda,c~oes, Oi PSR e Bernardo, Valeu, gostei das respostas. Gostaria de ver textos com tais discussões/explicações; nunca vi. É a mesmice de sempre nas fontes a que tenho acesso. Bom, pode ser também que não tenha sabido procurar.
===
OBS : Para aqueles que estao acompanhando esta mensagem, saibam que
Luis Lopes e autor do maior e mais completo livro DO MUNDO sobre
construcao geometrica de triangulos. === Menos, Paulo, menos. Conheço e tenho (oferecido por um alemão que fazia(faz?) parte de uma lista de geometria) um em alemão muito bom. E pela velhice do assunto deve haver muitos outros. O que faço é expor o assunto à minha maneira.
===
Pena que ( pelo que sei ) ainda nao ha uma versao em portugues. === É verdade. Só existe a edição em francês, já esgotada. Mas estou trabalhando na muito melhor versão em português. Ainda sem prazo de lançamento.
===
Dado 2P, construa o triangulo tal que :
Soma das medianas = 2P
perimetro = 2P
===
Foi assim que interpretei os dados.
===
Eu nao pensei sobre a questao. Nem sei se e trivial ou trabalhosa. Ela
veio a minha cabeca quando respondia o Luis Lopes. Como o Luis e um
Mestre consumado no assunto, === Novamente, menos, Paulo, menos. Talvez o Nehab possa mencionar alguns verdadeiros mestres do assunto. Poderia prestar uma homenagem tardia ao Prof. Virgilio A. Pinheiro. Ele foi meu professor de DG em 1968, quando estava no 4o. ginásio. Infelizmente não sabia que estava tendo aulas com tal Prof! Atualmente temos o Wagner e tenho uma apostila do Célio Pinto de Almeida sobre Cônicas. Não fui aluno dele mas deve ter sido um verdadeiro mestre também.
===
queria saber se tal questao ja constava no livro dele === Não. O volume no qual trabalho só envolve construções com dados simples, sem somas, diferenças etc dos elementos do triângulo. Como o seguinte, que fica como sugestão: (h_a,h_b,d_c). d_c é a bissetriz interna. Pode-se pensar também em e_c, bissetriz externa.
===
ou se ele dispunha de tempo pra apresentar uma solucao, caso exista.
===
Hum.... conheço construções do tipo (A,a+b,a+c) e muitas outras envolvendo operações com os elementos do triângulo. Este seu problema eu nunca tinha visto e ele me parece indeterminado. Falta um dado, não? Não sei se (A,m_a+m_b+m_c,p) é possível. Se for, poderá fazer parte de um trabalho futuro, já iniciado. []'s Luís

------------------------------------------------------------------------
Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui! <http://www.windowslive.com.br>

Responder a