Ola Luis e Nehab e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Bom, eu nao conheci qualquer dos grandes Mestres citados abaixo e,
muito menos, tive o prazer de estudar por qualquer dos livros deles.
Assim, se por omissao cometi alguma injustica, asseguro que foi
involuntária.

Eu so estudei em escolas publicas. Tive um pessimo 1 grau e o 2 grau
foi pior ainda. Lembro que na antiga 7 serie eu estava totalmente
decepcionado com a miseravel Matematica que ensinavam e estudava por
conta propria sobretudo Filosofia e Filologia( Lia W Durant,, As obras
completas do Freud, Os Pensadores, Goethe e Shakespeare etc ). Foi
mais ou menos no fim desta serie que me deparei com um livro que veio
modificar totalmente a minha vida ...

Comprei no Sebo um livrinho sem capa, sobre Geometria, do Prof Eduardo
Wagner ( e acho que falecido Prof Morgado tambem era autor ). A
leitura deste livro me mostrou algo que, naquela epoca, eu nem
suspeitava : que a Matematica podia ser bela, que poderiamos penetrar
no desconhecido a partir de algumas nocoes basicas e que, enfim, a
Matematica era uma ciencia digna da minha atencao.

Eu me lembro que fiquei tao impressionado com aquelas coisas que,
daquele momento em diante, eu nao conseguia pensar em mais nada. Perdi
todos os amigos, pois nem todo mundo gosta destas coisas e passei
sistematicamente a devorar tudo que eu podia estudar : Calculo,
Algebra, Teoria de  Galois etc. Li Hardy e Ramanujam e dai em diante.

E por esta razao que o Prof Eduardo Wagner e uma pessoa que sem duvida
tem um lugar muito especial na minha vida de Matematico. Inclusive a
minha primeira descoberta de infancia  em matematica, eu a batizei com
o seu nome como uma forma de agradecer o que ele representava para mim
naquele momento :

***INICIO***

( DESIGUALDADE WAGNER ) EM QUALQUER TRIANGULO, O SEMI-PERIMETRO NUNCA
E MENOR QUE A SOMA DOS PRODUTOS DE CADA LADO PELO COSSENO DO ANGULO
OPOSTO.

Para ver isso, seja ABC um triangulo qualquer, imaginado como se BC fosse a
base ( B a esquerda, C a direita ) e A o vertice.

1) Prolongando CA a partir de A, no sentido de C para A, de um segmento AD
igual AB.
2) Prolongando BA a partir de A, no sentido de B para A, de um segmento AE
igual a AC
3) Ligando D com E

Os triangulo ABC e ADE sao iguais (caso LAL), pois :

1) AD = AB (por construcao)
2) AE = AC (por construcao)
3) Angulo BAC = Angulo DAE (opostos pelo vertice)

Segue que DE=BC.

Trancando por A uma paralela a BC. Seja "r" esta paralela. Agora, seja F o
pe da perpendicular a "r" tracado por D. Seja G o pe da perpendicular a "r"
tracada por E.

Entao, claramente :

DE >= AD*cos(DAF) + AE*cos(EAG)

Mas :

1)DE = BC = a
2)AD = AB = c
3)AE = AC = b
4)Angulo DAF = Angulo ACB ( Angulos Correspondentes ) = Ang C
5)Angulo EAG = Angulo ABC ( Angulos Correspondentes ) = Ang B

Portando :

a >= c*cos(C) + b*cos(B)

Repetindo construcoes e raciocinios semelhantes para os demais vertices,
chegaremos a :

b >= a*cos(A) + c*cos(C)
c >= b*cos(B) + a*cos(A)

Somando estas tres desigualdades :

a + b + c >= 2*a*cos(A) + 2*b*cos(B) + 2*c*cos(C)
2p >= 2*a*cos(A) + 2*b*cos(B) + 2*c*cos(C)

Portanto :

DESIGUALDADE WAGNER :
p >= a*cos(A) + b*cos(B) + c*cos(C)

***FIM***

Estou falando isso porque , dado que ninguem duvida do verdadeiro e
belissimo talento do Prof Wagner e FOI ELE, POR E-MAIL, QUE ME FALOU
DO LIVRO DO LUIS LOPES, classificando tal livro como o que havia de
melhor em geometria do traingulo. Assim, caro Luis, quem me falou
sobre a excelencia do seu trabalho foi o Wagner e, concorde comigo, O
Prof Wagner sabe perfeitamente do que fala quando o tema e a Geometria
Euclidiana...

Assim, a minha referencia infantil mais forte foi este ilustre Prof
Eduardo Wagner. Ele acendeu o estopim, disparou o Processo. Por que ?
Porque o Prof Wagner e um artista, as solucoes que ele apresenta tem
um "que" de beleza, tal como o Lagrange fazia. Assim, o trabalho dele
encanta e com ele aprendi a nao so  matematica, mas sobretudo a buscar
a Matematica Bonita.

Sobre o problema, como ocorre com frequencia, ele simplesmente surgiu
na minha cabeca. Se ele for realmente inedito e dele pudermos extrair
alguma coisa valiosa, eu me sentirei estimulado a pensar nele. Vou
aguardar o carissimo Nehab se pronunciar. Note que eu gostaria de ver
UMA CONSTRUCAO de um triangulo com tal propriedade, vale dizer, se o
problema for indeterminado e houver muitos triangulos assim, gostaria
de ver a construcao de um deles.

Um Abracao a Todos !
PSR, 40605092050

Em Tempo : prometo que da proxima vez vou escrever sobre Matematica.
Esta mensagem so tem texto porque estava parecendo que eu cometera uma
imensa injustica esquecendo outros grandes mestres. Nao foi isso.
Apenas realmente nunca ouvi falar ou li os livros destes grandes
professores.