2012/2/8 Bernardo Freitas Paulo da Costa <bernardo...@gmail.com>:

> Parô parô parô !!
> a - d = 1
> d - a = 1 (absurdo)
>
> b - e = -3
> e - b = -1 (outro absurdo)
>
> c - f = 5
> f - c = -3 (aiaiaiaiai...)
>
> Genial, é assim que dá pra interpretar "a diferença dos 666 e o 462"
> que eu botei no mail anterior. Valeu João por montar o sistema e não
> ser preguiçoso como eu!
Pensando melhor na minha mensagem, isso dá o "invariante" que mata o problema!

Veja bem. Começando do 0 0 0 0 0 0, cada operação "somar três uns" vai
fazer +1 +1 +1 0 0 0 ou alguma permutação circular disso. Repare que,
para "tornar todos os números iguais", as operações +1 +1 +1 0 0 0 e 0
0 0 +1 +1 +1 são "inversas" uma da outra. Então na verdade temos 6
números, e podemos fazer 3 operações, ou "desfazer" essas três. Isso
dá um "espaço vetorial" (na verdade, apenas um reticulado, porque
temos apenas os pontos "inteiros"), e assim partindo do 0 0 0 0 0 0
podemos percorrer apenas um "espaço de dimensão 3". Ora, começamos com
um treco de dimensão aparentemente 6 (acho que vai dar 5, porque o que
importa são as diferenças, e a soma das diferenças cíclicas é zero),
portanto "a maior parte do tempo" não vai dar certo.

Voltemos à situação original com 5 2 3 0 5 6. Note que existe apenas
uma transformação que permite reduzir a diferença entre o 5 e o 2:
somar 1 na 2a, 3a e 4a casa. Então, temos que fazer 3 vezes essa
operação. Mas o problema é que isso vai dar 5 5 6 3 5 6, e 3 != 5 (a
4a casa diferente da 5a). Ora, para corrigir essa diferença, a gente é
obrigado (de novo) a usasr a