Em 11/09/07, Everaldo Canuto<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Olá,
>
> Bem, vamos começar assim, sabemos que para ajudar na recepção,
> montagem de calendário e tudo mais sempre aparecem mais pessoas então
> vamos começar com uma lista do que precisamos:
>
>  * Patrocínio para produzir uma camisetas, folders e outras coisas.

Só cartaz já é mais que suficiente. Manter os custos baixos ajuda a
tornar o evento viável. Com 500 cartazes já dá para fazer uma mega
divulgação. Sempre acaba sobrando material de divulgação nos eventos,
pois temos mais cartazes do que pessoas para espalhar eles por aí.

Os patrocinadores que conseguimos no 3º Fórum, que é o (que teve o
maior número de patrocinadores) conseguiu em média uns R$ 250 por
patrocinador. E para arrancar esses trocados de cada um, foi um parto.
Um detalhe, é que precisa que alguma instituição se disponha a receber
os patrocínios em nome do PSL-ABCD e fornecer recibos. As empresas não
dôam para pessoas físicas e precisam obedecer um certo trâmite
burocrático para isso. Quanto menor o número de patrocínios que o
evento precisar, mais fácil de ele se realizar. No histórico da lista
eu postei uma prestação de contas detalhadas sobre os gastos e os
patrocínios do 3º Fórum. Talvez valha a pena dar uma olhada. Hum...
acabei de enviar uma cópia do e-mail para a lista.

>  * Palestrantes, alguns regionais e outros de outros estados ou mesmo países.

Manter custo baixo a não ser que apareça um megapatrocinador do céu.
Palestrantes locais, ou que possam se deslocar de ônibus (está até na
moda...) e possam dormir na casa de colegas ajuda. Utilizem poucos
palestrantes de longe. Tem muita gente boa na Grande SP.

Determinar o foco do evento ajuda. Imagine quais seriam os principais
temas para o evento para que ele fique bem balanceado. Depois disso
convidem algum palestrantes e por fim (se sobrar espaço na grade)
abram inscrições. Um evento de um dia se resolve com apenas
palestrantes convidados.

>  * Espaço, acho que poderíamos conseguir isso com a Metodista.

A coisa mais importante é conseguir fechar o local e a data. Tudo o
mais é secundário enquanto isso não se resolve. Tem que ir lá, fazer
reunião, convencer de que vocês tem uma proposta interessante, etc,
etc, etc. A infraestrutura que será disponibilizada também é
importante para determinar o que é ou não viável fazer no evento.

>  * Talvez uma banda para tocar no final.

Nossa experiência no III Fórum não foi muito boa com isso... uma vez
que no final do evento estavam todos cançados e foram embora. Ficou
muita pouca gente para assistir ao show (que foi muito bom). Outro
detalhe é que uma banda exige um pouco mais de infra do local. Show é
bem bacana, mas não deve ser prioridade. Uma idéia é se preocupar com
isso quando outras questões mais importantes estiverem garantidas.

Yep... é um bom começo.

Um grande abraço,
Fábio Telles
--