Rafael,

Eu disse tudo aquilo presumindo que a rede seria uma rede IP comum (o
que eh necessario para acessar a internet) e o servidor seria o
gateway das maquinas e o responsavel por balencear a carga entre os
links disponíveis.

Suponha que voce configure uma maquina com link à internet para usar o
servidor como gateway ao inves do original, todos os pacotes sem
alguma rota previamente definida serao enviados para o servidor, e
este vai rotear o pacote para a mesma ou outra maquina com acesso a
internet. Ao chegar nessa maquina, como a rota padrao eh o proprio
servidor, o pacote entrara em um loop de roteamento. Nesse caso para
resolver sera necessario criar duas redes IP, uma para o servidor
acessar a internet atraves das maquinas e outra para as maquinas
acessarem o servidor. Sem contar os detalhes de cada tipo de conexão
que sera dividida.

Considerando somente o aspecto do endereçamento e roteamento, ja me
parece bastante complicado (minha mae mesmo nao conseguiria configurar
o pc para uma rede dessas ^^).

Se eu falei alguma besteira, me perdoe, eu nao sou um expert em redes
e nao li todos os e-mails desse topico, somente os do autor.

Se for criado um grupo de pesquisa a respeito, estou interessado em participar.

Caio.