André,
Criptografia Assimétrica é um gênero de criptografia e não uma tecnologia
específica. (Sugiro um livro chamado Cryptography Decripted.) Como tal não
se deve falar em criptografia assimétrica como se fosse uma tecnologia.
Trata-se da classificação de problemas matemáticos NU-complexos que
possibilitam  a geração de pares de chaves que tem  alguma relação
matemática entre si. A complexidade da relação matemática entre a chave A e
a chave B (dela "derivada") é que faz com que as chaves pareçam ser
assimétricas. É isto.
De resto, nenhuma relação matemática criada por seres humanos pode ser
considerada absolutamente insolúvel em termos humanos. Assim, toda e
qualquer técnica matemática é falível, devido à sua origem: o ser humano.
Já a criptografia quântica depende de propriedades do próprio "universo" não
criadas nem burláveis pelo ser humano. Mas esta seria uma outra conversa.

Atenciosamente,
Leonardo.