Charles e [EMAIL PROTECTED],

ainda bem que tenho arquivos antigos comigo...hehehe

Em Qui, 2006-09-14 às 09:09 -0300, Charles Pilger escreveu:
> Sabe, é realmente gozado.
>
> Eu nunca pensei que aqui eu ia ver tanta defesa em cima de um formato
> proprietário...

Abaixo um texto do Richard Stallman de 2002 (claro que está
desatualizado), foi antes do OO existir e ler o formato .doc e antes do
padrao ODT...e ele é considerado o purista e radical por alguns:

"Você enviou o anexo no formato do Microsoft Word, um formato secreto e
proprietário, por isso eu não posso lê-lo. Se você me enviar texto puro,
HTML, ou PDF, então eu serei capaz de ler." (destaque foi meu!)

RMS 2002

"
Nós Podemos Pôr um Fim aos Anexos [de e-mail] do Word
http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html

por Richard M. Stallman, Janeiro de 2002

Você não odeia receber documentos do Word em mensagens de e-mail? Anexos
do Word não são apenas desagradáveis, mas ainda pior, eles impedem que
as pessoas mudem para software livre. Talvez nós possamos parar com este
costume com um pequeno esforço coletivo. Tudo o que nós temos que fazer
é pedir a cada pessoa que nos enviar em anexo um documento do Word que
reconsidere este modo de proceder.

A maioria dos usuários de computadores usam o Microsoft Word. Isto é
ruim para eles, pois o Word é software proprietário, negando às pessoas
a liberdade de estudar, modificar, copiar e redistribui-lo. E, como a
Microsoft muda o formato dos arquivos do Word a cada nova versão, seus
usuários estão presos em um sistema que os obriga a comprar cada
upgrade, desejem eles ou não as mudanças. Eles podem até mesmo
descobrir, daqui a alguns anos, que os documentos Word que eles escrevem
hoje poderão não mais serem lidos pela versão que eles usarão então.

Mas isto também prejudica a nós, quando eles assumem que nós usamos o
Word e nos enviam (ou esperam que nós lhes enviemos) documentos no
formato do Word. Algumas pessoas publicam ou enviam documentos no
formato do Word. Algumas organizações irão aceitar somente arquivos no
formato do Word: uma pessoa que eu conheço foi impedida de se candidatar
a um emprego porque os currículos tinham que ser arquivos do Word. Até
mesmo governos às vezes impõem o formato do Word ao público, o que é
verdadeiramente ultrajante.

Para nós usuários de sistemas operacionais livres, receber documentos do
Word é uma inconveniência. Mas o maior impacto do envio no formato do
Word é sobre as pessoas que poderiam mudar para sistemas livres: elas
hesitam porque elas sentem que necessitam ter o Word disponível para ler
os arquivos do Word que elas recebem. A prática de utilizar o formato
secreto do Word para intercâmbio impede o crescimento de nossa
comunidade e que a liberdade se espalhe. Enquanto nós notamos o
distúrbio ocasional de receber um documento do Word, este constante e
persistente prejuízo à nossa comunidade não é observado. Mas está
acontecendo o tempo todo.

Muitos usuários do GNU que recebem documentos do Word tentam sempre
encontrar modos de lidar com eles. Você pode conseguir encontrar algum
texto ASCII escondido no arquivo ao percorre-lo. Hoje existe software
livre que pode ler um subconjunto dos documentos do Word. O formato é
secreto e não foi inteiramente decodificado; e enquanto a Microsoft
continuar mudando o formato, nós não podemos esperar que esses programas
sejam perfeitos.

Se você acha que o documento que você recebeu é um evento isolado, é
natural tentar lidar com isso por conta própria. Mas quando nós
reconhecemos que esta é uma instância de uma prática perniciosa e
sistemática, se torna necessária uma abordagem diferente. Tentar ler o
arquivo é um sintoma de uma doença crônica. Para curar a doença, temos
que convencer as pessoas a não enviar ou publicar documentos do Word.

Durante mais ou menos um ano, eu tive a prática de responder à anexos do
Word com uma mensagem educada explicando porque a prática de enviar
arquivos do Word é uma coisa ruim, e pedindo às pessoas para reenviar o
material em algum formato não-secreto. Isto é bem menos trabalho do que
tentar ler o texto ASCII escondido no arquivo do Word. E eu descobri que
as pessoas normalmente entendem a questão, e muitas delas dizem que
nunca mais irão enviar documentos do Word para outras pessoas.

Se todos nós fizermos isto, conseguiremos um efeito bem maior. Pessoas
que ignorariam uma mensagem educada podem mudar suas práticas se elas
receberem muitas mensagens educadas de várias pessoas. Nós podemos ser
capazes de transformar o "não envie no formato do Word" em parte da
"netiqueta", se nós começarmos a sistematicamente levantar a questão com
todos os que nos enviarem arquivos do Word.

Para tornar este esforço eficiente, você provavelmente irá querer
desenvolver uma resposta padrão que você pode enviar toda vez que for
necessário. Eu incluí dois exemplos: a versão que eu estive usando
recentemente, seguida por uma nova versão que ensina um usuário do Word
como converter para outros formatos úteis.

Você pode utilizar estas respostas como estão se você desejar, ou você
pode personaliza-las ou escrever a sua própria. De todo modo constrúa
uma resposta que se ajuste às suas idéias e à sua personalidade -- se as
respostas forem pessoais em vez de todas iguais, isto tornará a campanha
mais efetiva.

Essas respostas são para pessoas que enviam arquivos do Word. Quando
você encontra uma organização que impõe o uso do formato do Word, isto
chama por um tipo diferente de resposta; neste caso, você pode levantar
questões de justiça que não se aplicariam às ações de um indivíduo.

Dado o tamanho de nossa comunidade, apenas ao pedir nós podemos fazer a
diferença.

Você enviou o anexo no formato do Microsoft Word, um formato secreto e
proprietário, por isso eu não posso lê-lo. Se você me enviar texto puro,
HTML, ou PDF, então eu serei capaz de ler.

Enviar para outras pessoas documentos no formato do Word tem efeitos
negativos, porque esta prática coloca pressão sob elas para usar o
software da Microsoft. Em efeito, você se torna um reprodutor do
monopólio da Microsoft. Este problema em específico é um dos maiores
obstáculos à adoção em larga escala do GNU/Linux. Você poderia
reconsiderar o uso do formato do Word em sua comunicação com outras
pessoas?

Distribuir documentos no formato do Word é ruim para você e para outras
pessoas. Você não pode ter certeza de como eles serão formatados se
alguém utilizar uma versão diferente do Word; eles podem se tornar
completamente ilegíveis.

Receber anexos do Word é ruim para você porque eles podem carregar vírus
(veja http://www.symantec.com/avcenter/venc/data/acro.html). Enviar
anexos do Word é ruim para você, porque um documento do Word normalmente
inclui informações escondidas sobre as atividades do autor
(possivelmente sobre as suas também). Texto que você removeu pode ser
embaraçosamente descoberto. Veja
http://www.microsystems.com/Shares_Well.htm para mais informações.

Mas acima de tudo, enviar às pessoas documentos do Word coloca pressão
sobre elas para utilizar software de Microsoft e ajuda a negar a elas
qualquer outra escolha. Em efeito, você se torna um reprodutor do
monopólio da Microsoft. Esta pressão é um dos principais obstáculos à
maior adoção do software livre. Você poderia por favor reconsiderar o
uso do formato do Word em sua comunicação com outras pessoas?

Copyleft © 2002 Richard M. Stallman

A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em
qualquer meio, desde que a nota de copyright e esta nota sejam
preservadas.

Traduzido por: Fernando Lozano <[EMAIL PROTECTED]>