O "conhecimento", a conta bancária, o tamanho, etc, etc... Afinal quem desloca mais água quando pula na piscina, o gigante ou o anão?

Sim o software livre permite e estimula qualquer a construir software "apoiando-se nos ombros de gigantes". Distribuições gratuitas baseadas no RHEL eu conheço pelo menos duas: CentOS e White Box Enterprise.

Agora, quando uma empresa com o tamanho e a importância da Oracle decide fazer um anúncio como fez, diz que vai oferecer binários baseados no sistema justamente da RH e diretamente informa que vai comercializar suporte técnico pela metade do preço da outra empresa... ah amigo, se isso não é um recado eu não sei mais o que é. Mais ainda se levarmos em conta a aquisição recente da JBoss.

Pra finalizar, gostaria de dizer que não sou contra e não vejo nada de errado no que fez a Oracle, é uma estratégia legítima dela. Vamos ver o nível do sucesso que ela conseguirá.

Eu prefiro concordar com Jim Stallings, gerente geral da linha de mainframe System z da IBM que disse sobre o caso: "O consumidor pode escolher... e sempre que se ampliam as opções para o consumidor, é um movimento positivo"

Abraço,

ASF

On 10/30/06, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
falando com meu chapéu vermelho, não com o boné GNU ;-)

On Oct 30, 2006, "Ricardo L. A. Banffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pra Red Hat é péssimo, não tenho dúvidas.

Na verdade, não é.  Faz parte da natureza do Software Livre qualquer
um poder pegar o software que você distribui e oferecer serviços em
cima dele.  O CentOS faz isso e não causa problema algum à Red Hat.  O
que a Oracle fez foi pegar o CentOS e botar um preço por serviço em
cima dele.  Nada de novo...  O que faz diferença é o conhecimento que
cada prestador de serviço reúne sobre o software, para poder oferecer
um serviço melhor qualificado, e a seriedade e qualidade que oferece
aos clientes, pagantes ou potenciais.

Se a Oracle vai conseguir oferecer um bom serviço, só o tempo vai
dizer.  Mas as inúmeras modificações na base de código no *dia* do
lançamento falam algo sobre a seriedade do processo de Q&A deles...
;-)

--
Alexandre Oliva         http://www.lsd.ic.unicamp.br/~oliva/
Secretary for FSF Latin America         http://www.fsfla.org/