On May 17, 2007, "Carlos B. Schwab" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Da parte que me toca, uso o termo Linux em detrimento de GNU/Linux e
> garanto-lhe que não o faço por ignorância ou má fé,

Pode ser as duas coisas ao mesmo tempo, sem perceber.

> Diria-lhe que o faço por "razões de marketing"

Marketing de quê?

Que marketing é esse que esconde o que é mais importante, o essencial?

> Pode ser por acharem mais bonito, mais simples ou mais "vendável".

Isso é ou desconhecimento da motivação por trás do pedido ou
descrédito intencional.

Um é ignorância, o outro é má fé.  Nenhum dos dois se justifica.

> Afirmas, que, embora pequeno, foi um passo à frente.

O artigo, acho que foi, sim.

> Não coopta-se a boa vontade de alguém sugerindo-lhe que esta age de
> má fé.

Mesmo que se tenha alertado antes?

Se eu digo "olha, se você me chamar de #@&@&%@ mais uma vez, eu vou
ficar muito aborrecido!", e a pessoa me chama assim mais uma vez,
imediatamente em seguida, não é pra ficar aborrecido mesmo?

> Acho que qualquer um deve ser livre para achar o que bem entender
> sobre outras pessoas ou fatos,

Ou seja, você não ficaria nem um pouquinho chateado se eu saísse por
aí dizendo que a inicial B. do seu nome é um termo que se usa pra
denotar aquilo que, quando atinge o ventilador, é um problemão.
Porque sou livre para achar o que bem entender, sou livre para me
expressar, e sou livre para chamar o que quiser pelo nome que quiser?

Pra mim não cola.  Se você me corrigir, me disser que o seu nome não é
o que eu estava dizendo que era, acho que tenho obrigação no mínimo
moral de respeitar isso.

Então o que temos?  Um sistema operacional, de nome GNU, ao qual
faltava um núcleo, e um núcleo, de nome Linux, feito para funcionar
junto com ele.

http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/Historic/old-versions/RELNOTES-0.01

  Sadly, a kernel by itself gets you nowhere. To get a working system
  you need a shell, compilers, a library etc. These are separate parts
  and may be under a stricter (or even looser) copyright. Most of the
  tools used with linux are GNU software and are under the GNU
  copyleft. These tools aren't in the distribution - ask me (or GNU)
  for more info.

Então, quando você junta o todo com uma parte que faltava, é correto
chamar o todo pelo nome dessa parte?

Tipo, vamos supor que uma criança nasceu com uma das nádegas mal
formada.  A avançadíssima medicina plástica brasileira "entra no
caso", por assim dizer, e adiciona a nádega que faltava.  Seria
moralmente correto chamar a criança de "bunda"? :-)  Mesmo que o pai
dela ache isso ofensivo e peça pra que não a chamem assim?

É claro que a nádega é uma parte importante do corpo.  Já imaginou não
poder nem sentar?

Mas ela não é o todo.

> Não estou afirmando que devamos ficar "babando o ovo" da mídia, mas
> convívio social é essencialmente uma relação de reciprocidade.

Acho que não estou entendendo.  Houve uma afronta a mim.  Reciprocar
teria sido a atitude correta.  O erro foi que eu amenizei, é isso?

> Demonstrar boa vontade, sem insinuações, fundadas ou não, mantém
> portas abertas.

As portas seguem abertas, o diálogo com Katia prossegue numa boa.