Em 11/12/07, Frederico Goncalves Guimaraes<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Olá Pablo e demais colegas da lista,
>
> Participo da lista de discussão Linvox ([EMAIL PROTECTED]) e lá
> a conversa é outra. Eles usam o GNU/Linux com o Gnome-Orca ou outros
> derivados no Ubuntu e estão bem satisfeitos. Inclusive eles conseguem
> INSTALAR o sistema, mesmo com a deficiência visual. Portanto, existe
> alternativa viável sim. É só procurar.

Cara, procurar apenas não basta, o negócio tem que ter um mínimo de
divulgação. É a primeira vez que escuto falar no Linvox. Além de lista
de discussão, tem outra forma de encontrar e se informar sobre o
sistema? Acho que vale à pena um artigo. O que me diz?

> E se ainda assim isso não for
> satisfatório, que tal investir o dinheiro a ser gasto com licenças
> desses programas mais o sistema operacional mais o upgrade das máquinas
> no desenvolvimento dessa ferramenta? Garanto que sai mais barato e é um
> dinheiro gasto uma única vez.

Aí é uma questão de fazer o trabalho de lobby junto ao pessoal do MCT,
FINEP ou sei lá qual outro órgão pode investir nisso. Não tenho poder
de influência nem nada, mas é mais fácil dentro da mecânica
governamental comprar algo que já existe do que investir em algo que
está crescendo (só estou ecoando o raciocínio geral de governo, não
estou de acordo com ele ;-))

O Linvox tem um bom suporte para português? Porque a grande reclamação
do pessoal deficiente tem sido a questão de ter um leitor que não
conhece a gramática brasileira (nem vou falar portuguesa, porque
sotaque pesa bastante neste ponto).

> Um abraço a todos e até mais.

Outro