2008/9/9 china <[EMAIL PROTECTED]>:

> Os produtos apple simplesmente viram lixo por não ter manutenção e por ter
> um lançamento novo que o vilão do status quo de ter a maçã mordida te obriga
> a comprar, comprar e comprar. Uma procura simples nos sites de busca por

Discordo disso. Convivi muito tempo com Apple fanboys que usam seus
reluzentes powerbooks de 10, 15 anos atrás até hoje numa boa. E no
*Brasil*. Manutenção? Eles conseguem na mesma loja "multimarcas" que
vc citou. Aqui eu acho que o que pega é a manutenção dos produtos
*atuais*, pois, como eu disse em outra msg, você não encontra peças de
reposição fácil no Brasil (e em vários locais fora dos EUA).

> Os produtos de fornecedores mundiais (sony, hp, etc) você pode enviar para
> manutenção nas capitais, ou para uma boa oficina multimarcas na sua cidade.

A Apple tem uma garantia **mundial** que efetivamente *funciona*.
Compre um Macbook aqui e seja atendido nos EUA numa boa, e vice-versa.
Experimenta comprar um notebook Sony ou HP no exterior e vá tentar
usar a garantia no Brasil. Se você já conseguiu, me conta como, pois
*todo mundo* que eu conheço que trouxe esses caras de fora (e fizeram
tudo direitinho em termos de pagamento de impostos, etc), *não*
conseguiram usar a garantia no Brasil.

> Se o notebook for de marca "genérica", você pode pedir apara o estagiário do
> setor de manutenção a sua empresa guaribar! Drive de DVD? Qualquer um serve:
> pegue o do toshiba e ponha no HP e pronto!

DVD nos Macbooks novos realmente devem ser mais complicados, já que
são slot-loading. Mas, como eu já disse, trocar memória e disco por
"genéricos" é trivial em qualquer Macbook (exceto o Pro, onde o disco
fica sob o teclado).

> relativamente bom. Se eu for comprar outro notebook em caso de necessidade
> de fazer coisa mais parruda com alguma mobilidade vou preferir um modelo
> genérico com tecnologias alternativas, como disco rígido baseado em memória
> flash e outros componentes que ajudem a diminuir o peso e economizar
> energia, ainda que com processamento abaixo de um macbook básico ou um
> Lenovo médio.

Que bom que no Brasil (ao contrário da China - o país onde toda a
tralha que estamos conversando é fabricada) você tem liberdade de
escolha. Pra você baixo poder de processamento é aceitável. Pra outras
pessoas, não. :-)

> A Apple é uma companhia que escraviza. Outro dia estava vendo uma

Aqui eu concordo, embora não necessariamente pelos mesmos motivos.
Cansei de ser detonado em fóruns de Apple Fanboys por criticar a
postura "aprisionante" da empresa. Por exemplo, se você está tocando
um filme em DVD no MacOS X e vai capturar uma tela (do desktop, não
necessariamente do filme), ele *não* deixa, alegando proteção aos
direitos autorais do DVD que está em uso (como se não existisse Fair
Use). Pra usar um iPod no iTunes do MacOS X você é obrigado a formatar
o bicho como HFS+, detonando tudo o que havia lá se você o utilizasse
em outra plataforma.

No iPhone, em particular, acho que o problema nem é esse da operadora
(isso é feito por várias marcas diferentes e na Europa você até
encontra iPhone desbloqueado vendido legalmente, mas a um preço
absurdo). O problema maior é forçar a utilização de um SDK inferior e
um modelo de distribuição de aplicativos totalmente dependente da
Apple. Sendo que já foi mais do que demonstrado pelo pessoal que
destravou o iPhone 2G que ele tem potencial para aplicações bem mais
interessantes do que as oferecidas pela Apple, com funcionalidades bem
melhores do que aquelas "permitidas" pelo SDK oficial.

E pelo que eu li por aí a relação do pessoal que cuida do
WebKit/Safari na Apple com a galera do KDE/Konqueror não é exatamente
das melhores, pois os primeiros produziam código que só servia mesmo
para a Apple, com tantas amarrações que tornavam um desafio conseguir
aproveitar isso no projeto efetivamente aberto.

Agora, eu *não* acho que a Apple seja exatamente a porta-bandeira das
empresas "escravizantes". A própria Vivo, citada por você, tinha o
estranho hábito de *desabilitar o bluetooth* dos aparelhos vendidos
por ela. A alegação era "impedir a troca ilegal de arquivos", como se
fosse ilegal tirar uma foto em um celular e transmitir para o
computador via bluetooth. O meu celular atual, comprado na TIM, veio
com uma alteração na interface que exigia um programa específico
(encontrado nas entranhas dos fóruns HTC) para que ela voltasse ao
normal. E por aí vai.

[ ]s,

olival.junior