2009/1/9 Omar Kaminski <o...@kaminski.com>

> Virou OT, mas tudo bem.
>
> É aquela história: se um negro (preto?) usa uma camiseta escrito 100% negro
> (preto), é uma afirmação, se um branco usa uma escrito 100% branco, é
> racismo. Isso me lembra o tal do "politicamente correto", herança da era
> Clinton, aquele do charuto.
>
> É algo de difícil solução, ainda mais se não houver predisposição de querer
> entender a coisa pelo melhor (mais pacífico) lado.

Tem um filme[1] de comédia que critica isso do "politicamente correto".
Nesse filme tem um personagem negro que pode fazer tudo que quizer, sem
nunca ser repreendido por ninguém. Elas tinham medo que pensassem "há você
só tá fazendo isso porque ele é negro, deixa ele ser negro em paz!" - ou
coisa do tipo.

Teve uma hora que todo mundo estava perseguindo um "maníaco", e o negro
falou que o maníaco era ele mesmo sem ser, só para ver o que o pessoal ia
fazer. Todo mundo parou com suas foices e tochas, ficaram se olhando e
depois largaram as tochas no chão e falaram "há, deixa prá lá...". O negro
ficou revoltado porque ele queria ser tratado igualmente.

Acho que isso é uma crítica ao pessoal que não quer ser chamado de
preconceituso e acaba tratando o negro diferente mesmo assim, como se
tivesse pensando "coitado, ele é negro, pega leve com ele, vamos compensá-lo
de alguma forma por ele ser negro...". Mesmo de forma inconsiente ainda
acham que negro é inferior de alguma forma, que tem baixa auto-estima, que
vai se ofender mais facilmente com qualquer coisa.

Enfim...

links:
[1]
http://www.confrariadecinema.com.br/links/filme/the_animal/animal/animal.jsp