On Feb 27, 2009, "Glauber Machado Rodrigues (Ananda)" <
glauber.rodrig...@gmail.com> wrote:

> 2009/2/27 Filipe Saraiva <filip.sara...@gmail.com>
>     Ricardo, apenas um esclarecimento: porque a thread é off-topic?

> Porque o tema da lista é software livre =D

Pessoal, acho então que chegamos à raiz de toda a discussão: a forma como as
pessoas encaram o movimento software livre.

Vejo no movimento software livre uma mudança radical na forma de produção de
bens intangíveis - no caso, software. Escrevemos linhas de código, das quais
continuo sendo autor, mas disponho este mesmo código para que outros
programadores venham e dêem sua contribuição. Isso é colaboração. Esse
modelo, levado a outras questões, permitirá uma arte livre, uma
disponibilização cada vez maior de conhecimento, talvez até um modelo
econômico diferenciado, em seu extremo.

Não encaro software livre apenas como programas de código aberto. Ele é a
ponta de um movimento de maior socialização entre as pessoas. E percebam que
não estou aqui falando em ideologias políticas convencionais - é algo novo,
que está nascendo, e que devemos construir.

Eu encaro dessa forma.

2009/2/27 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>

> [...]
> PirateBay, entre tantos outros?  Não defendemos justamente as liberdades
> dos usuários desse tipo de bem cultural, entre elas a de compartilhar?
>
> OT, nada.  Difícil imaginar algo mais *On* Topic.
>
> --
> Alexandre Oliva
> http://www.lsd.ic.unicamp.br/~oliva/<http://www.lsd.ic.unicamp.br/%7Eoliva/>
> You must be the change you wish to see in the world. -- Gandhi
> Be Free! -- http://FSFLA.org/   FSF Latin America board member
> Free Software Evangelist      Red Hat Brazil Compiler Engineer

Filipe Saraiva
Meu blog: http://www.liberdadenafronteira.blogspot.com/

Bacharelando em Ciências da Computação
Universidade Federal do Piauí

Diretor de Inclusão Digital
Executiva Nacional dos Estudantes de Computação - ENEC

Projeto Software Livre - Piauí - PSL-PI