saco, foi antes de eu terminar de responder.

continuando:

> 2009/4/9 Carlos B. Schwab <cb_sch...@yahoo.com.br>:
> [...]
>

> O problema não é a ofensa, mas sim o vício social que se perpetua com
> frases como a

...que ele usou.

Há dois meses um ex-aluno meu me enviou um link para um blog
de publicações deles que continha a seguinte frase:

A EDITORA INDEPENDENTE QUE AINDA ACREDITA NOS HOMENS

Ao que eu escrevi nos comentários:
"Só nos homens? :)"

E ele respondeu:
"ato falho ou vícios de linguagem hehehe, vamos arrumar :)"

E arrumaram, ao invés de tentar persistir na idéia
de que a frase não continha nada de tão errado
ou reclamar de patrulha ideológica.

Tenho um amigo que me definiu muito bem
estas questões de linguagem, numa resposta
que me enviou a um questionamento que fiz a ele
sobre o que achava do uso do termo "via negra"
para definir o caminho da desobediencia civil
no acesso à informação. Ele respondeu que
neste contexto não estava errado, mas que achou
muito bom meu questionamento porque

"a língua é viva e sempre é usada num sentido político,
pro seu tempo e seu espaço. No caso do Brasil e no mundo
eh usada para garantir a ordem, superioridade e inferioridade
de um povo sobre o outro.. no caso, superioridade branca
e inferioridade negra.

é sutil, e é mais fácil fazer leitura simplista para seguir
a não-discussão."

faço das palavras dele, minhas palavras também,
e por isso as coloco aqui. Porém, só cito o nome dele
se ele me permitir, pois a conversa foi em pvt.

em outro momento, ele me copia esta canção,
que também nos ajuda a entender estas questões:

"Aí me perguntaram: por que tem dia da consciência negra e não tem o dia
da consciência branca? porque todo dia é dia da consciência branca,
ainda precisa pontuar? é a mesma coisa do dia das mulheres, só faz
sentido numa sociedade sexista. Se a sociedade não fosse sexista não
faria o menor sentido ter o dia da mulher, porque todo dia é dia da
mulher. todo dia é dia de todo mundo. a idéia de você racializar o
discurso não é para tomar uma posição em relação ao branco, mas sim a
idéia de quando eu digo que sou negro, eu assumo a minha ascendência,
minha história e estou disposto a construir o reino da diversidade e ao
mesmo tempo estar diante da mestiçagem. Mas a mestiçagem como reino da
diversidade e não da idéia que temos uma ascendência que precisa ser
maquiada: a diversidade real, não da fantasia. É como você tirasse a
máscara da democracia racial e por trás dela tivesse um brasil
verdadeiro, aí sim diversos, aí sim mestiço, mas metiço nesse sentido e
não no sentido, vamos se tornar cada vez mais brancos, porque você pode
ser democrático, você pode ser diverso, mas sem abdicar da sua
ascendência."

Preciso escrever mais ou foi o suficiente pra se entender
do que se trata toda nossa bronca?

att.,
//fabs
--