2009/6/3 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:
> On Jun  3, 2009, Olival Gomes Barboza Júnior <olival.jun...@gmail.com> wrote:
> Agora, se não há problema algum nisso, se os usos aí são perfeitamente
> legítimos, qual mesmo é o suposto dano sofrido pelos titulares quando o
> computador de tocar DVDs fez um cache no disco rígido, mesmo?

Nenhum. Mas, é por isso que a legislação tem de ser adequada a casos
deste tipo. Comparar isso com largar um diretório compartilhado
acessível a gente q vc nunca viu na vida é uma situação bem diferente.
Pode ser tão justa quanto, mas é bem diferente.

> Não pra primeira alternativa ou pra segunda?

Pra primeira. Se vc ler o restante da minha frase, acho q isso fica bem claro.

> Não estamos falando disso, mas de amigos e colegas de trabalho.

Nope! A pasta compartilhada ali estava aberta a todos aos MILHARES de
funcionários do Senado. Dizer que todo mundo ali é "amigo e colega de
trabalho" é forçar a barra. A menos que o simples fato de ser
funcionário público ou comissionado do congresso caracterize uma
relação de "coleguismo", ainda que vc *nunca* tenha visto ou falado
com a pessoa.

> Quem faz a doutrina do assunto anda esquecendo que o propósito das leis
> é promover o interesse da sociedade, o propósito original do direito
> autoral.

Será mesmo? Qual o "interesse da sociedade" em compartilhar a vida e
obra da Britney Spears ou obras como "Scary Movie"? ;-)

[ ]s,

OJr.