Confesso que lol....

O Software livre sempre foi focado em um publico diferenciado aquele que tem mais conhecimento, ou seja desenvolvedores e aplicações voltadas a servidor, o apache talvez seja o mais bem sucedido programa de software livre tanto que pelos ultimos dados em materia de servidores web ele participa do mercado em cerca de 92%.

quando ao linux desktop, tínhamos poucos projetos como do Miramoto, Canonical, Fedora e Conectiva hoje vem mudando e muitas aplicações entre outros vem aparecendo.

muitos aplicativos se encontram no mercado em .exe .msi mas agora sempre esta aparecendo .exe .msi .deb e jogos tambem vem aparecendo em .deb, acredito que a Canonical com seu trabalho no Ubuntu vem popularizando tanto que eu chego a perceber o uso do software livre Ubuntu em locais que antes eu numca havia visto.

o que posso considerar que a moda e jogar pinguin ao vento e quem desejar pegue 1.

posso também dizer que a MS esta mudando seu foco tanto que SUSE agora e 100% compativel em plataforma .NET e Silverlight, o bing roda em software livre, outro assunto pertinente e quanto a compatibilidade desde a criação dos softwares proprietários sempre tivemos problemas de versão x não e compatível com versão y, no caso do software livre isso naum acontece, tanto que o governo brasileiro começa um trabalho para adotar o uso da extensão .ODT como padrão oficial para documentos.

a estrategia da MS não será mais voltada a desktop mas espelhando-se no modelo google e suas atividades serão mais voltadas a serviços web, informação das novas diretrizes ms e de seu estudo para o futuro nos próprios blogs "msdn".

Att,
Ronaldo

Bruno Salgado escreveu:
Salve Ricardo,

Ficou totalmente fora de contexto mesmo(apesar de não ter sido uma
piada em si)... Peço a todos por favor para passar uma borracha para
trás, vou tentar aqui recomeçar do zero.

De tempo em tempo volto a discussão sobre desktop/workstation X
servidores aqui com outros companheiros e profissionais.

Apesar de minha impressão ser que a maioria dos esforços estão
voltados para o usuário final, o Linux não ultrapassa 1%. Por outro
lado, estatística para servidores são relevantes e não param de
aumentar.

Hoje se consegue inclusive uma grande massa crítica que em algum
momento teste e/ou use Linux, mas por várias razões, o "abandono" é
enorme, por muita características que aqui podem ser debatidas.
Algumas frentes vem para combater essa questão, Linux descentes
começam a vir nos computadores novos, exigências/recomendações
governamentais etc . Enfim, só esse parágrafo em si teria muito o que
se apresentar e se destacar.

Eu ainda convenço um a fazer seu projeto-final/tese em cima de um
estudo sobre o desktop X Linux, e esse estudo focado principalmente
nos casos de insucesso, acredito que um estudo dos pontos negativos
terá enormes avalias para colher melhores frutos no futuro. O Linux
não tem nem 1% de uso. A única explicação que tenho é que tem que ter
alguma(s) razão(ões) para para tal... É muito pouco... E o foco não
seria nem na razão do porquê acontecer, seria orientar o estudo no
foco da estratégia "do próprio" Linux para usuários.

Já o que tange servidores, a conversa e o cenário é outro.

Enfim, em véspera do FISL, um evento que cresce a cada ano, fico
triste em não poder estar presente por razões profissionais e assim
não poder participar do evento em si assim como perder a oportunidade
impar de conversar e debater com entusiastas e líderes da comunidade.
Mas se estivesse presente, certamente levaria comigo esse assunto para
colocar em pauta nas discussões... O uso de Linux por usuário é *muito
muito baixo*... E apesar de ser um assunto um tanto amargo, tenho a
impressão que é de suma importância degusta-lo para melhores
resultados no futuro.

[]s! Bruno Salgado