Olá Marcelo,

O Estado é que garante que exista propriedade privada, pública e espero, futuramente, a propriedade comum ;-)

Lembremo-nos do seguinte: o copyleft/GPL é acatado nos EUA como uma norma (ou seja, no âmbito jurídico), tanto que a FSF está ganhando processos de fechamento do código GPL lá, obrigando os "fechadores" a abrir o código, não ? Quem ordena a abertura dos códigos é o Estado, por meio da Justiça.

O Estado realiza tudo isso por meio da burocracia estatal.

E a burocracia estatal, como eu já disse, só pode fazer o que a lei permite, enquanto as comunidades fazem o que a lei não proíbe. Como a burocracia estatal só age dentro da lei, e quem faz as lei são os representantes das comunidades, se as leis estão indo contra o interesse das comunidades é, basicamente, por que as comunidades não estão sabendo eleger seus representantes; ou por que seus representantes também não estão agindo de acordo com o mandato que lhe foi atribuído. Aí cabe às comunidades mudar seus representantes por meio do voto para que haja leis melhores e para que a burocracia estatal possa agir dentro destas leis melhores, em consonância com o que as comundades querem. Simples assim.

Sim o Estado brasileiro tem seus problemas (que não são poucos), que também são fruto das mazelas das comunidade, pois, repito, são as comunidades que elegem os legisladores que fazem as leias que as comunidades vão cumprir.

A burocracia estatal é apenas um instrumento das comunidades para o cumprimento das leis que elas próprias criaram.

Fortes abraços.

-- Marcus Vinicius --

"Havendo suficientes colaboradores,

Qualquer problema é passível de solução"

Eric S. Raymond A Catedral e o Bazar "

O passado é apenas um recurso para o presente"

Clave de Clau

"Ninguém é tão pobre que não possa dar um abraço;

e Ninguém é tão rico que não necessite de um abraço. Anônimo