Hup!

On Sat, 2009-09-19 at 12:36 -0300, Omar Kaminski wrote:
> Fabs, respeito o que vc acha, e cabe outra ponderação: cada um sabe o
> peso que carrega e o grau de "romantismo" que quer dar à coisa.
>
> Só que ingenuidade é defeito neste caso. Enquanto muitos voluntários
> "ralam o couro", espertalhões se aproveitam disso para lucrar, se
> promover, etc.

Acho importante eu dizer que concordo plenamente com o Omar nesse caso.
Ser voluntariado não significa desistir de qualquer tipo de
reconhecimento - muito pelo contrário, acho que reconhecimento deve ser
dado sim às pessoas que se voluntariam de fato, e fazem as coisas
acontecerem ao invés de falar sobre elas, ou pior, simplesmente se
aproveitar delas.

Apesar de diferenças a respeito do conteúdo de vários assuntos, eu
respeito muito o trabalho feito por ele de garimpagem e divulgação de
assuntos importantes, intervenção na "consulta pública" da GPLv3 e em
ações como a ADI de uns anos atrás.

Falta muito reconhecimento sim, por trabalho de verdade, no Brasil. Eu
acho que nós sofremos de 2 problemas, principais: 1) nós brasileiros
somos naturalmente acadêmicos, gostamos de falar sobre; 2) nós
conhecemos os assuntos só por alto, e acabamos dando reconhecimento a
trabalho mal feito ou a blá blá blá.

É só ler o histórico dessa lista para ver festa sendo feita com relação
a iniciativas que não faziam sentido e não deram em nada, a não ser
divulgação da pessoa, claro. E hoje em dia tá na moda fazer protestos no
melhor estilo análise superficial, "gritar pro alto", e assim que a
trend muda, esquecer o assunto quase completamente.

Esse tipo de cultura, eu acho, deve espantar mesmo. Bons desenvolvedores
de SL acabam indo pra fora ou trabalhando pra empresas estrangeiras. Tem
algo errado aqui.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <k...@debian.org>