Em 5 de fevereiro de 2010 10:37, Luciana Fujii Pontello <
luci...@minaslivre.org> escreveu:

> http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2010/02/02/video-revela-como-chrome-os-funcionara-num-tablet-do-google-915764581.asp

> Pablo, eu acho que você está caindo pro lado de só reclamar aqui.

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer com tiro no pé: a idéia era,
para que fazer dois OS? Faz só um!

> Esse software foi anunciado a algum tempo, e pelo que eu entendi dessa
> vez o desenvolvimento está sendo feito de forma aberta. Se eles dizem e
> pelo visto você não acredita, você pode conferir.

> Se você está realmente preocupado em o google eventualmente querer
> fechar o software, guarde o código fonte aí agora:
> http://dev.chromium.org/chromium-os/building-chromium-os, você vai ter a
> licença para construir em cima desse livre se algum dia eles fecharem.
>
> Mas eu não entendi a preocupação, pois os softwares que o google lançou
> até hoje como software livre não foram fechados.

Eu sei, no caso do Google, dá para confiar mais. No caso da Apple, eles
pararam de distribuir builds, e parece que o source disponível lá só tem
disponível o que é necessário para rodar o Darwin, mas não permite criar
mais hackintoshs (até porque a licença não permitia antes mesmo), embora o
povo continue conseguindo fazer....

> Eu acho que se a gente reclamar até do que eles fazem certo, eles não
> vão ter motivo pra acertar mais. Não é muito melhor tentar fazer eles
> liberarem mais coisas do que chegarem a conclusão de que liberando
> alguma coisa só vai aparecer gente reclamando?

Gente reclamando tem sempre. Ontem eu fui ao evento que minha mãe organizou
no Teatro Nacional, Sala Villa-Lobos, para angariar fundos para o Haiti
(depósito direto na conta do SOS Haiti, só tinha que levar o comprovante do
depósito para poder entrar). 26 academias de danças da cidade, só amadores
dançando. E aí, uma mulher que estava super nervosa em apresentar-se,
tropeçou e quase caiu, saiu reclamando que só tinha amadores lá e blá blá
blá.

Você pode fazer a melhor das coisas, sempre vai ter gente reclamando.

No meu caso, eu tento mais é fazer o papel de advogado do diabo, tentando
levantar questões que façam as pessoas colocar o pé no chão e pensar quais
os reais interesses por trás da liberação do fonte de determinadas
empresas...

Eu não reclamo que lancem open source! Acho isso fantástico! Dá uma força ao
movimento que eu nem te conto. Mas qual o real interesse por trás disso?

Vamos a um cenário: um velhinho dando doces de graça para um monte de
crianças carentes. Que lindo... Qual o real interesse por trás disso? Pode
ser apenas doces mesmo, e o cara pode ser muito bacana. Ou pode ser um velho
rabugento que não aguenta mais aquela barulheira na rua, e resolve envenenar
todas as crianças. Ou pode ser um pedófilo iniciando sua estratégia de
sedução para levar as crianças para dentro de casa e então CRÉU na
velocidade 5.

Mesma coisa com empresas grandes... "Vamos liberar nosso fonte!" Ok...
considerando a visão de muitos retrógrados CEOs que não entendem o porque de
fazer isso mas fazem mesmo assim para dar uma boa imagem à empresa, sem a
menor consciência do que seja o SL, e os "avant garde" visionários que
entendem e apoiam, como o caso dos criadores do Google... qual o real
interesse deles nisso tudo? Será que realmente estão fazendo isso como uma
tendência? Ou fazem apenas para que as pessoas que antes reclamavam, se
calem e parem de fazer questionamentos que continuam válidos?

Não é xiistismo, eu apenas gosto de saber porque alguém está tentando se
aliar a um movimento. E isso, nunca está claro realmente, porque afinal de
contas, na net só tem press releases, escritos por equipes especializadas em
tornar uma usina nuclear em um parquinho de crianças super seguro.

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883