2010/2/2 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> Acabei de ler uma crítica interessante ao Defective by Design:
>
> http://ostatic.com/blog/defective-by-design-is-defective
>
> Vale a leitura.

Por que interessante? Não diz nada além do que já foi falado aqui de ambos
os lados. Não agrega nada de novo! É interessante só porque está em inglês?
Ou porque defende um ponto de vista que é o seu?

Cai de novo naquela mania idiota de querer reduzir direitos à economia. As
duas frontes são necessárias - produzir alternativas e protestar pelos
direitos digitais violados. Você quer que os protestos parem, Ricardo? É
isso? Acha que educar o público não adianta nada?

Por que eu estou com a impressão que os mesmos argumentos estão sendo
repetidos *ad nauseum* aqui nessa lista?

O Augusto Campos do br-linux deu sua opinião de "conciliador" nesse assunto
no corpo da notícia sobre o evento:
http://br-linux.org/2010/pegando-carona-grupo-ativista-planeja-manifestacao-anti-drm-as-portas-de-evento-da-apple/

Colo aqui a minha resposta à posição dele:

Agora, todo mundo já falou demais sobre manifestações e o caramba a quatro.
Parte do ponto “anti-manifestações” do Augusto tem seu mérito, assim como os
outros pontos.

Minha opinião é que mesmo que inicialmente essas manifestações não só não
tenham os efeitos desejados como ajudem a fazer propaganda do fabricante e
vender mais o produto, eu acho que valem a pena. O efeito deletério é apenas
inicial e localizado. Elas acabam no entanto aumentando a ciência
(“awareness”) na população de que existe um elemento nocivo nesses produtos
bonitos e brilhantes, e mesmo que crie antipatia no começo, sedimenta o
conceito da nocividade.

Dá até pra utilizar a analogia forçada com a churrascaria que o Augusto
utilizou. É verdade que os vegetarianos ativistas e chatos geram uma
antipatia danada e se fizerem manifestações numa churrascaria fazem as
pessoas consumirem mais. Por outro lado, as pessoas acabam sim captando a
idéia geral de que as carnes, principalmente as carnes vermelhas, têm
malefícios sérios à saúde se consumidas regularmente e em quantidade, e que
equilibrá-las com os vegetais é o melhor negócio.

Mesmo o comedor de carne mais contumaz acaba absorvendo uma parte dos gritos
de protestos dos vegetarianos. Ele provavelmente não se tornará um
vegetariano, mas tenderá a moderar – racionalizar – seu consumo de carne.

Suspeito, e falo isso apenas por “achismo”, não tendo evidências muito
melhores que a evidência estilo “anecdotal” do Augusto sobre o efeito que
ele acha que presenciou ao confiar no testemunho do gerente, que a situação
seria muito pior caso ninguém levantasse a bola de maneira agressiva. Mesmo
com o rechaço inicial.

Existe ainda outro ponto da questão. Eu detesto associações como o
Greenpeace e o PETA. São radicais, chatas, às vezes criminosas, mas
representam, em alguns contextos, um equilíbrio necessário à sociedade. Não
podemos agredir e extorquir a natureza sempre. Não podemos, tanto em termos
de saúde individual quanto de moral e equilíbrio ecológico, comer muita
carne e ignorar os processos de abate. Essas associações acabam assim, pela
pressão política e influência que tem, assumindo um papel de protetoras
tanto do consumidor consciente quanto de outras partes envolvidas (o boi,
por exemplo).

Pra quem você vai apelar se comprar um iPad e quiser instalar Linux nele,
mas a EULA e o DRM disserem que não pode? A Defective by Design é a força
legal e talvez técnica de que você vai precisar nesse caso.

Aliás, a associação presente nesta notícia é muito menos restrita a
contextos particulares dos que as que eu mencionei. Não consigo achar nenhum
contexto em que o DRM é bom para o consumidor, vocês conseguem? Já a
exploração do ambiente e o consumo de carne, de forma moderada, podem ser
positivas.

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")