Citando Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>:

Não seria então o caso de ajustar as regras e dar mais dentes à Anatel
em vez de fazer mais uma tele?


O modelo que foi instituido no Brasil após as privatizaçoes do FHC, foi a criaçao de Agencias Reguladoras com o papel de fiscalizar a definir as regras do jogo. As agencias devem ser independentes das empresas operadoras, por motivos óbvios. O cachorro nao pode cuidar da linguiça.

A TELEBRAS que o governo está falando terá uma funçao diferente da velha_Telebras: gerir um plano de universalizaçao da banda larga. operar onde a iniciativa privada nao tem interesse e entrar no mercado em algumas regioes para forçar a baixa nos preços. Regra liberal capitalista: + concorrentes + cometiçao = queda de preços. Qual é o problema entao? - Preconceito ideológico.

Vejo que o velho discursso ideológico hegemonico nos tempos de Collor e FHC, que hoje está ultrapassado pela história, ainda se manifesta: Estado=ineficiencia, cabide, despesas X maos invisíveis do mercado= um DEUS inquestionável=eficiente e justo.

Se essa ideologia tivesse seguido adiante no governo do Lula, nao teriamos mais a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Economica Federal, etc... O diferencial do Brasil na saida da crise economica global, foi justamente ainda ter um pouco de ESTADO como indutor e gestor da economia. Aqueles que acreditaram nas maos invisíveis do mercado e venderam tudo, tiveram que ESTATIZAR até fábricas de automóveis. E estao fudidos neste momento.

marcelo

-------------------------------------------------------------
Associacao Software Livre.Org - http://www.softwarelivre.org/

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil
SAIR DA LISTA ou trocar a senha:
http://listas.softwarelivre.org/mailman/options/psl-brasil

Responder a