On Feb 23, 2010, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> A FSF poderia ter emprestado o advogado

Acho que seria bem difícil justificar pagar a defesa de um inimigo da
liberdade do software perante o conselho e os doadores da FSF, ainda que
contra argumentos apoiados em lei abusiva (o DMCA) e o titular tenha
faltado com respeito às liberdades do violador, licenciando-lhe o
software sob a Artistic License, que não é uma licença de Software
Livre.

> E a solução é introduzir mais uma estatal em vez de dar poderes à
> agência reguladora? Não é preciso imaginação para ver no que isso vai
> dar...

Tendo a concordar com os dois.

Essa ANATEL é a mesma que exige o uso de navegador privativo para abrir
protocolo via Internet, usando um Javascript porco que impede o uso do
sistema por quem dependa de navegadores em modo texto ou leitores de
tela, e já tenho protocolo aberto (por telefone) há mais de um ano,
talvez beirando dois.  Começou bem mal a defesa dos direitos dos
usuários de telecomunicações :-(

Some-se a isso que, salvo engano meu, essa agência está sob controle do
Ministério das Organizações Globo, uma das maiores representantes do
PIG, que trata de manter a intermediação da comunicação nas mãos de
poucos.

Dar mais poder pra ANATEL, na atual conjuntura, é dar mais poder não pro
cidadão, mas pros monopólios que controlam a iniciativa privada.

Talvez uma estatal com outra estrutura consiga quebrar esse ciclo
vicioso, se conseguir evitar virar mais um tentáculo do mesmo monstro.
Pode ser que evitar isso, partindo de fora, seja mais fácil que
recuperar o controle social da ANATEL, tirando-a das garras do monstro.
(Ué, não eram tentáculos? :-)