Re: [FUG-BR] FreeBSD com Eclipse Ganymed

2009-01-27 Por tôpico Wildes Miranda de Oliveira
perguntar o que ja se sabe nunca foi uma boa pratica. 
pre-compilado == ports, compilado == package. 
Se voce quer baixar um pacote direto do site do eclipse, nao sera possivel, 
pois o projeto nao mantem pacotes para FreeBSD. 
Se voce quer uma nova feature do wtp que nao esta presente no ports, mas faz 
parte do ramo 3.4 do eclipse. O eclipse suporta atualizacao binaria, help  
software updates. 
Espero ter ajudado. 

- Mensagem original - 
De: Joao Vitor j...@bol.com.br 
Para: \Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)\ 
freebsd@fug.com.br 
Enviadas: Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009 22:53:06 (GMT-0300) 
Auto-Detected 
Assunto: Re: [FUG-BR] FreeBSD com Eclipse Ganymed 

isso eu ja sei, outro detalhe e uma nova versao do eclipse com algumas 
modificacoes para JEE nao quero instalar via ports e sim o ja 
pre-compilado em gtk. isso que quero sabe se tem como fazer isso funcionar ? 

Wildes Miranda de Oliveira wrote: 
 O mesmo pode ser instalado via pacote : 
 
 #pkg_add -r eclipse-devel 
 
 - Mensagem original - 
 De: Joao Vitor j...@bol.com.br 
 Para: \Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)\ 
 freebsd@fug.com.br 
 Enviadas: Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009 10:53:47 (GMT-0300) 
 Auto-Detected 
 Assunto: [FUG-BR] FreeBSD com Eclipse Ganymed 
 
 Bom Dia, tem como eu rodar eclipse-jee-ganymede-SR1-linux-gtk para linux 
 no FreeBSD sem precisar instalar via ports ? 
 
 Obrigado !!! 
 - 
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ 
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd 
 
 
 

- 
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/ 
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd 


-- 
Wildes Miranda 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] libxcb.so.1 not found, required by libcairo.so.2

2009-01-27 Por tôpico Renato Botelho
2009/1/26 Kivanio Barbosa kiva...@gmail.com:
 Aí é que está seu engano, imagine o seguinte cenário:

 portA depende de portB
 portB depende de portC

 quando vc rodar portupgrade -R portB, ele vai atualizar portB e portA,
 pois o portB depende do portA

 quando vc rodar portupgrade -r portB, ele vai atualizar portB e portC,
 pois o portC depende do portB

 Entendeu a diferença?

 Então se -R atualiza portA e -r portC, usando os dois atualizaria
 portA e portC não? ou um exclui a operação do outro?

 para tanto eu uso -rRa, e um não excluir o outro, deveria atualizar as
 duas pontas, não?

Correto, falha minha de não ter enxergado o -r, nesse caso o que fez
a diferença foi o -f, muitos ports não tiveram sua versão alterada, então
sem o -f não são recompilados.

-- 
Renato Botelho
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Freebsd+Storage

2009-01-27 Por tôpico William David FUG-BR
FreeNAS é uma solução muito boa  assim como o seu concorrente
OpenFiler.como já foi descrito até em um artigo que li.
é uma boa solução para quem deseja ter um storage barato e prático.

http://linuxbsdos.com/2008/10/06/freenas-vs-openfiler/

Mas  agora com relação ao  tópico
O storage que você pretende montar terá quais  funções ??
Arquivos ou backup server,  iscsi ,  nfs ?

Quantos  servidores ou computadores terão acesso a ele ?
Qual será o método de seguranças dos arquivos ?

Por favor  envie mais informações e idéias do que você deseja/pretende montar.


-- 
- = - = - = - = - = - = - = - = - = -
.  Of course it runsWilliam David Armstrong
|==   Bio Systems Security Networking
'  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
 http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
--
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Marvell 88E8040

2009-01-27 Por tôpico Thomaz Belgine
No site da Marvell tem o driver para o FreeBSD 6 e 7.

Dentro do arquivo compactado tem a explicação para instalação.

Abraços!

ThOLOko
ThOmaz BeLgine
email: thol...@gmail.com
msn: thol...@hotmail.com
FUG-BR USER #739
http://www.itexplorer.com.br


2009/1/26 Eduardo Antonio Bortolini ebortol...@gmail.com

 Olá pessoal,

 alguém já conseguiu usar esta placa de rede no FreeBSD? Tentei usar NDIS e
 não consegui. Na compatibilidade de HW do Free realmente não existe esta
 placa, mas no site do fabricante tem driver, mas infelizmente não
 funcionou...Alguém conseguiu usá-la no Free?

 Atencisoamente, Eduardo
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico William David FUG-BR
Bom dia
eu ficaria com GEOM uso ele com um freebsd 5.4 até hoje não perdeu-se
tem  17gb de espaço cache dir do meu proxy aqui onde trabalho.

uma raid via hardware não seria  uma saída muito barata, mas qual o
valor dos dados que você esta tentando proteger ???
sei que estamos em cima de uma cris q


somente um comentario pretendo partir para o ZFS, mas isso em cima do
solaris mesmo, mas antes vou testar ele novamente no freebsd 8 já que
comentaram uma atualização dele pra versão 13 do pool


2009/1/26 Reginaldo Filippus rfilip...@gmail.com:
 Boa noite pessoal, tudo bom?
 Fiz uma serie de pesquisas e testes, e infelizmente o FreeNAS não resolveu,
 ocorreram muitas panes, e me gerou uma insegurança, com RAID5.



-- 
- = - = - = - = - = - = - = - = - = -
.  Of course it runsWilliam David Armstrong
|==   Bio Systems Security Networking
'  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
 http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
--
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Eduardo Schoedler
Se você quiser redundância + desempenho, recomendo RAID 50.
Muito rápido e confiável.

Sds,
Eduardo.


--
From: William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx
Sent: Tuesday, January 27, 2009 9:03 AM
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
freebsd@fug.com.br
Subject: Re: [FUG-BR] RAID

 Bom dia
 eu ficaria com GEOM uso ele com um freebsd 5.4 até hoje não perdeu-se
 tem  17gb de espaço cache dir do meu proxy aqui onde trabalho.

 uma raid via hardware não seria  uma saída muito barata, mas qual o
 valor dos dados que você esta tentando proteger ???
 sei que estamos em cima de uma cris q


 somente um comentario pretendo partir para o ZFS, mas isso em cima do
 solaris mesmo, mas antes vou testar ele novamente no freebsd 8 já que
 comentaram uma atualização dele pra versão 13 do pool


 2009/1/26 Reginaldo Filippus rfilip...@gmail.com:
 Boa noite pessoal, tudo bom?
 Fiz uma serie de pesquisas e testes, e infelizmente o FreeNAS não 
 resolveu,
 ocorreram muitas panes, e me gerou uma insegurança, com RAID5.



 -- 
 - = - = - = - = - = - = - = - = - = -
 .  Of course it runsWilliam David Armstrong
 |==   Bio Systems Security Networking
 '  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . 
 com
 http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
 --
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico William David FUG-BR
Desculpem a mensagem anterior sair pela metade .

O que eu quis dizer era que em uma época de crise toda econômia é lei.
mas acredito que a segurança deve ser levada em primeiro lugar.

2009/1/27 William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx:
 Bom dia

-- 
- = - = - = - = - = - = - = - = - = -
.  Of course it runsWilliam David Armstrong
|==   Bio Systems Security Networking
'  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
 http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
--
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,  
chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096 threads  
ao mesmo tempo. Existe também um patch para ajustar o número de  
threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o terra  
e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails provenientes  
de um dado domínio. Basta procurá-los no google.

Mais info em www.delphus.org sessão qmail.

Abraços

Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



On Jan 26, 2009, at 3:36 PM, Alexandre Biancalana wrote:

 On 1/26/09, Marcelo da Silva marc...@mginformatica.com wrote:
 Com certeza restartei o qmail-send
 no log do qmail-send
 durante a entrega das mensagens
 aparece algo como
 @4000497d43a5323c6b94 status: local 0/10 remote 29/255

 Com isso sabemos que ele realmente está considerando o valor colocado
 no concurrencyremote.



 o maximo valor que vi durante o periodo que fiquei monitorando  
 foi   33/255

 Existe uma série de vaviáveis que influi na quantidade de conexões
 simultâneas, oque você pode fazer é forçar que toda a fila seja
 reprocessada, fazendo com que o qmail tente entregar todas as
 mensagens que estão na fila de uma vez.
 Para fazer isso de um kill -ALRM no processo do qmail-send (ou svc -a
 qmail-send-dir se vc utilizar o daemontools) e acompanhar o log.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] SNORT

2009-01-27 Por tôpico Eduardo Schoedler
Pessoal.

Trabalho em um provedor, e gostaria de saber por onde começar com o uso do 
SNORT.

Hoje eu tenho um firewall rodando FreeBSD 7.0-RELEASE com PF.
Possuo também o IPFW compilado, mas as regras estão todas em PF (ipfw 
somente allow ip from any to any).

Como eu poderia integrar o SNORT à essa mesma máquina ? Snort_inline ?
Gostaria de ser avisado de problemas na rede (IDS), bem como ele tomar 
algumas medidas (IPS) do tipo blacklist de IP.

Tenho um tráfego de 40Mbps.
O hardware é bacana para um simples router:
   AMD Athlon(tm) 64 X2 Dual Core Processor 4400+
   usable memory = 1061187584 (1012 MB)

Será que ele aguentaria tudo isso junto ?
Poderiam me enviar alguns links ?

Agradeço desde já.

Sds,
Eduardo.

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Sendmail + IMAP + POP3 + SMTP tutorial

2009-01-27 Por tôpico Wanderson Tinti
2009/1/26 Juliano Oliveira jorhardw...@gmail.com:
 to precisando fazer um server mail alguem tem um tutorial Sendmail + IMAP +
 POP3 + SMTP ?

Prescisa ser sendmail? Na seção de artigos da fug tem um material bem
completo do postfix.

 http://www.fug.com.br/content/view/71/77/
 http://www.fug.com.br/content/view/71/77/1/1/
 http://www.openaddict.com/node/33
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Sendmail + IMAP + POP3 + SMTP tutorial

2009-01-27 Por tôpico Cristina Fernandes Silva
Acho melhor postfix ou até mesmo qmail.

2009/1/27 Wanderson Tinti wander...@bsd.com.br:
 2009/1/26 Juliano Oliveira jorhardw...@gmail.com:
 to precisando fazer um server mail alguem tem um tutorial Sendmail + IMAP +
 POP3 + SMTP ?

 Prescisa ser sendmail? Na seção de artigos da fug tem um material bem
 completo do postfix.

  http://www.fug.com.br/content/view/71/77/
  http://www.fug.com.br/content/view/71/77/1/1/
  http://www.openaddict.com/node/33
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Reginaldo Filippus
Bom dia a todos.

Realmente a segurança tem que ser levada muito em conta, assim como a
disponibilidade, e lendo alguns comentarios em outros POSTs, vi que para
sincronizar um HD novo no raid, que levou em media 45 minutos a cada 1MB, eu
fico pensando quanto tempo vou ficar com a empresa parada, por causa da
sincronização do HD!

O raid por hardware concerteza vai ser mais rapido certo, mas alguem pode
mensurar isso, para sanar esta curiosidade?

Vendo estes detalhes, estou achando interessante fazer 2 concatenamentos com
o ccd, e montar um raid1 com estas duas unidades, usando o GEOM.
Gasto mais com HD, mas tenho mais desempenho, e disponibilidade.

Estou certo nesta conclusão?

Grande abraço a todos.

On Tue, Jan 27, 2009 at 10:29 AM, William David FUG-BR 
fu...@biosystems.ath.cx wrote:

 Desculpem a mensagem anterior sair pela metade .

 O que eu quis dizer era que em uma época de crise toda econômia é lei.
 mas acredito que a segurança deve ser levada em primeiro lugar.

 2009/1/27 William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx:
  Bom dia

 --
 - = - = - = - = - = - = - = - = - = -
 .  Of course it runsWilliam David Armstrong
 |==   Bio Systems Security Networking
 '  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
  http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
 --
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Atenciosamente,
Reginaldo Filippus
Desenvolvedor WEB/Admin. Rede
Fone: (47) 3035-3167
Cel: (47) 9657-7670
Skype: reginaldo.filippus
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Sendmail + IMAP + POP3 + SMTP tutorial

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Se fores mesmo usar  sendmail, ele já vem instalado em qualquer  
sistema, basta apenas instalar pop e imap, que no caso estão  
localizados no teu /etc/inetd.conf. Porém existem soluções mais  
completas por ai, no histórico da fug tem, o google deve chover  
soluções mais avançadas que o padrão, porém se este não for seu caso,  
o handbook irá te ajudar muito.

Abraço,

Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



On Jan 26, 2009, at 11:23 PM, Juliano Oliveira wrote:

 to precisando fazer um server mail alguem tem um tutorial Sendmail +  
 IMAP +
 POP3 + SMTP ?

 -- 
 Juliano
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Não, este arquivo apenas modifca o qmail após o patch qmail-delphus- 
RELEASE.patch ser instalado para suportar DomainKeys, sugiro que você  
de uma boa lida antes de aplicar qualquer coisa em produção. Criar um  
patch gigante como este que mantenho faz um tempo não é uma tarefa  
fácil de criar tão pouco manter. Por isso a página é extensa em  
explicações.



Abraço.

Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



On Jan 27, 2009, at 12:27 PM, Marcelo da Silva wrote:

 este arquivo  qmail-delphus-DK.patch
 contem todos aqueles patch´s decrito no site num arquivo só 

 vou testar


 On Tue, 27 Jan 2009 11:37:57 -0200, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com 
 
 wrote:
 Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,
 chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096 threads
 ao mesmo tempo. Existe também um patch para ajustar o número de
 threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o  
 terra

 e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails provenientes
 de um dado domínio. Basta procurá-los no google.

 Mais info em www.delphus.org sessão qmail.

 Abraços

 Rodrigo Graeff
 delphus...@gmail.com



 On Jan 26, 2009, at 3:36 PM, Alexandre Biancalana wrote:

 On 1/26/09, Marcelo da Silva marc...@mginformatica.com wrote:
 Com certeza restartei o qmail-send
 no log do qmail-send
 durante a entrega das mensagens
 aparece algo como
 @4000497d43a5323c6b94 status: local 0/10 remote 29/255

 Com isso sabemos que ele realmente está considerando o valor  
 colocado
 no concurrencyremote.



 o maximo valor que vi durante o periodo que fiquei monitorando
 foi   33/255

 Existe uma série de vaviáveis que influi na quantidade de conexões
 simultâneas, oque você pode fazer é forçar que toda a fila seja
 reprocessada, fazendo com que o qmail tente entregar todas as
 mensagens que estão na fila de uma vez.
 Para fazer isso de um kill -ALRM no processo do qmail-send (ou svc  
 -a
 qmail-send-dir se vc utilizar o daemontools) e acompanhar o log.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 !DSPAM:497f0e92246045209328925!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Leandro Keffer
Use Raid 10, vc tera segurança e performance, apesar do custo x benefício
nao ser a melhor opção

2009/1/27 Reginaldo Filippus rfilip...@gmail.com

 Bom dia a todos.

 Realmente a segurança tem que ser levada muito em conta, assim como a
 disponibilidade, e lendo alguns comentarios em outros POSTs, vi que para
 sincronizar um HD novo no raid, que levou em media 45 minutos a cada 1MB,
 eu
 fico pensando quanto tempo vou ficar com a empresa parada, por causa da
 sincronização do HD!

 O raid por hardware concerteza vai ser mais rapido certo, mas alguem pode
 mensurar isso, para sanar esta curiosidade?

 Vendo estes detalhes, estou achando interessante fazer 2 concatenamentos
 com
 o ccd, e montar um raid1 com estas duas unidades, usando o GEOM.
 Gasto mais com HD, mas tenho mais desempenho, e disponibilidade.

 Estou certo nesta conclusão?

 Grande abraço a todos.

 On Tue, Jan 27, 2009 at 10:29 AM, William David FUG-BR 
 fu...@biosystems.ath.cx wrote:

  Desculpem a mensagem anterior sair pela metade .
 
  O que eu quis dizer era que em uma época de crise toda econômia é lei.
  mas acredito que a segurança deve ser levada em primeiro lugar.
 
  2009/1/27 William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx:
   Bom dia
 
  --
  - = - = - = - = - = - = - = - = - = -
  .  Of course it runsWilliam David Armstrong
  |==   Bio Systems Security Networking
  '  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail .
 com
   http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
  --
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 



 --
 Atenciosamente,
 Reginaldo Filippus
 Desenvolvedor WEB/Admin. Rede
 Fone: (47) 3035-3167
 Cel: (47) 9657-7670
 Skype: reginaldo.filippus
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Marcelo da Silva
este arquivo  qmail-delphus-DK.patch
contem todos aqueles patch´s decrito no site num arquivo só 

vou testar


On Tue, 27 Jan 2009 11:37:57 -0200, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com
wrote:
 Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,  
 chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096 threads  
 ao mesmo tempo. Existe também um patch para ajustar o número de  
 threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o terra 

 e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails provenientes  
 de um dado domínio. Basta procurá-los no google.
 
 Mais info em www.delphus.org sessão qmail.
 
 Abraços
 
 Rodrigo Graeff
 delphus...@gmail.com
 
 
 
 On Jan 26, 2009, at 3:36 PM, Alexandre Biancalana wrote:
 
 On 1/26/09, Marcelo da Silva marc...@mginformatica.com wrote:
 Com certeza restartei o qmail-send
 no log do qmail-send
 durante a entrega das mensagens
 aparece algo como
 @4000497d43a5323c6b94 status: local 0/10 remote 29/255

 Com isso sabemos que ele realmente está considerando o valor colocado
 no concurrencyremote.



 o maximo valor que vi durante o periodo que fiquei monitorando  
 foi   33/255

 Existe uma série de vaviáveis que influi na quantidade de conexões
 simultâneas, oque você pode fazer é forçar que toda a fila seja
 reprocessada, fazendo com que o qmail tente entregar todas as
 mensagens que estão na fila de uma vez.
 Para fazer isso de um kill -ALRM no processo do qmail-send (ou svc -a
 qmail-send-dir se vc utilizar o daemontools) e acompanhar o log.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 !DSPAM:497f0e92246045209328925!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Marcelo da Silva
opss. axo que confundi
 este aqui é p patch que contem todas aquelas features:
  http://www.delphus.org/site/qmail/qmail-delphus-RELEASE.patch

e o outro é para suportar o DomainKeys.. é isso né ?

pretendo instalar outro server do zero e fazer testes ...
é so aplicar em cima do qmail-1.03  ??



On Tue, 27 Jan 2009 12:30:47 -0200, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com
wrote:
 Não, este arquivo apenas modifca o qmail após o patch qmail-delphus- 
 RELEASE.patch ser instalado para suportar DomainKeys, sugiro que você  
 de uma boa lida antes de aplicar qualquer coisa em produção. Criar um  
 patch gigante como este que mantenho faz um tempo não é uma tarefa  
 fácil de criar tão pouco manter. Por isso a página é extensa em  
 explicações.
 
 
 
 Abraço.
 
 Rodrigo Graeff
 delphus...@gmail.com
 
 
 
 On Jan 27, 2009, at 12:27 PM, Marcelo da Silva wrote:
 
 este arquivo  qmail-delphus-DK.patch
 contem todos aqueles patch´s decrito no site num arquivo só 

 vou testar


 On Tue, 27 Jan 2009 11:37:57 -0200, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com

 
 wrote:
 Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,
 chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096 threads
 ao mesmo tempo. Existe também um patch para ajustar o número de
 threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o  
 terra

 e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails provenientes
 de um dado domínio. Basta procurá-los no google.

 Mais info em www.delphus.org sessão qmail.

 Abraços

 Rodrigo Graeff
 delphus...@gmail.com



 On Jan 26, 2009, at 3:36 PM, Alexandre Biancalana wrote:

 On 1/26/09, Marcelo da Silva marc...@mginformatica.com wrote:
 Com certeza restartei o qmail-send
 no log do qmail-send
 durante a entrega das mensagens
 aparece algo como
 @4000497d43a5323c6b94 status: local 0/10 remote 29/255

 Com isso sabemos que ele realmente está considerando o valor  
 colocado
 no concurrencyremote.



 o maximo valor que vi durante o periodo que fiquei monitorando
 foi   33/255

 Existe uma série de vaviáveis que influi na quantidade de conexões
 simultâneas, oque você pode fazer é forçar que toda a fila seja
 reprocessada, fazendo com que o qmail tente entregar todas as
 mensagens que estão na fila de uma vez.
 Para fazer isso de um kill -ALRM no processo do qmail-send (ou svc  
 -a
 qmail-send-dir se vc utilizar o daemontools) e acompanhar o log.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 !DSPAM:497f1ae0325942105517410!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Opa, Marcelo.

Correto, da uma lida nas instruções pois há alguns detalhes como os  
conf-library, conf-spawn... algumas triggers que devem ser  
construidas... No mais, boa sorte. Qualquer dúvida entre em contato  
com o e-mail que provejo para contato no site.

[ ]s
Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



On Jan 27, 2009, at 12:55 PM, Marcelo da Silva wrote:

 opss. axo que confundi
 este aqui é p patch que contem todas aquelas features:
  http://www.delphus.org/site/qmail/qmail-delphus-RELEASE.patch

 e o outro é para suportar o DomainKeys.. é isso né ?

 pretendo instalar outro server do zero e fazer testes ...
 é so aplicar em cima do qmail-1.03  ??



 On Tue, 27 Jan 2009 12:30:47 -0200, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com 
 
 wrote:
 Não, este arquivo apenas modifca o qmail após o patch qmail-delphus-
 RELEASE.patch ser instalado para suportar DomainKeys, sugiro que você
 de uma boa lida antes de aplicar qualquer coisa em produção. Criar um
 patch gigante como este que mantenho faz um tempo não é uma tarefa
 fácil de criar tão pouco manter. Por isso a página é extensa em
 explicações.



 Abraço.

 Rodrigo Graeff
 delphus...@gmail.com



 On Jan 27, 2009, at 12:27 PM, Marcelo da Silva wrote:

 este arquivo  qmail-delphus-DK.patch
 contem todos aqueles patch´s decrito no site num arquivo só 

 vou testar


 On Tue, 27 Jan 2009 11:37:57 -0200, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com


 wrote:
 Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,
 chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096  
 threads
 ao mesmo tempo. Existe também um patch para ajustar o número de
 threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o
 terra

 e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails  
 provenientes
 de um dado domínio. Basta procurá-los no google.

 Mais info em www.delphus.org sessão qmail.

 Abraços

 Rodrigo Graeff
 delphus...@gmail.com



 On Jan 26, 2009, at 3:36 PM, Alexandre Biancalana wrote:

 On 1/26/09, Marcelo da Silva marc...@mginformatica.com wrote:
 Com certeza restartei o qmail-send
 no log do qmail-send
 durante a entrega das mensagens
 aparece algo como
 @4000497d43a5323c6b94 status: local 0/10 remote 29/255

 Com isso sabemos que ele realmente está considerando o valor
 colocado
 no concurrencyremote.



 o maximo valor que vi durante o periodo que fiquei monitorando
 foi   33/255

 Existe uma série de vaviáveis que influi na quantidade de conexões
 simultâneas, oque você pode fazer é forçar que toda a fila seja
 reprocessada, fazendo com que o qmail tente entregar todas as
 mensagens que estão na fila de uma vez.
 Para fazer isso de um kill -ALRM no processo do qmail-send (ou svc
 -a
 qmail-send-dir se vc utilizar o daemontools) e acompanhar o log.
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

 !DSPAM:497f1ae0325942105517410!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Eduardo Schoedler
Eu aconselho fortemente o uso de RAID por hardware, utilizando HDs hot-swap.

Assim, caso aconteça alguma pane, o sistema irá degradar um pouco sua 
performance, porém *não irá parar*.
Substituir o hd fica muito simples, uma vez que basta arrancá-lo e espetar 
um novo.

Se achar que RAID5 não oferece muita segurança, utilize RAID6 (que possui 
mais de um hd para paridade do array).
Se o problema for performance, utilize RAID60.
Se ainda for problema, utilize SAS 15k RPM e Fiber Channel.

Tudo depende de quão crítico é sua aplicação.
Trabalhei em multinacionais onde o custo desse hardware era tão ridículo, 
comparado ao tempo de parada, que não justificava não adquirir RAID por 
hardware.

Você deve mensurar e ter isso em mente para o seu projeto.

Sds,
Eduardo.




--
From: Reginaldo Filippus rfilip...@gmail.com
Sent: Tuesday, January 27, 2009 12:25 PM
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
freebsd@fug.com.br
Subject: Re: [FUG-BR] RAID

 Bom dia a todos.

 Realmente a segurança tem que ser levada muito em conta, assim como a
 disponibilidade, e lendo alguns comentarios em outros POSTs, vi que para
 sincronizar um HD novo no raid, que levou em media 45 minutos a cada 1MB, 
 eu
 fico pensando quanto tempo vou ficar com a empresa parada, por causa da
 sincronização do HD!

 O raid por hardware concerteza vai ser mais rapido certo, mas alguem pode
 mensurar isso, para sanar esta curiosidade?

 Vendo estes detalhes, estou achando interessante fazer 2 concatenamentos 
 com
 o ccd, e montar um raid1 com estas duas unidades, usando o GEOM.
 Gasto mais com HD, mas tenho mais desempenho, e disponibilidade.

 Estou certo nesta conclusão?

 Grande abraço a todos.

 On Tue, Jan 27, 2009 at 10:29 AM, William David FUG-BR 
 fu...@biosystems.ath.cx wrote:

 Desculpem a mensagem anterior sair pela metade .

 O que eu quis dizer era que em uma época de crise toda econômia é lei.
 mas acredito que a segurança deve ser levada em primeiro lugar.

 2009/1/27 William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx:
  Bom dia

 --
 - = - = - = - = - = - = - = - = - = -
 .  Of course it runsWilliam David Armstrong
 |==   Bio Systems Security Networking
 '  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . 
 com
  http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
 --
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 -- 
 Atenciosamente,
 Reginaldo Filippus
 Desenvolvedor WEB/Admin. Rede
 Fone: (47) 3035-3167
 Cel: (47) 9657-7670
 Skype: reginaldo.filippus
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] WDS

2009-01-27 Por tôpico Cobausque
Pessoal gostaria de uma referencia..

Estou migrando minha rede pra Mikrotik para atender alguns clientes .. mas
gostaria de uma referencia sobre montar em WDS esempenho é bom ??  um enlace
pequeno e já possuo uma estrutura de servidores em FREEBSD que já estão em
funcionamento..

Pra quem usa conseguiria ai uns 8 ful .. eu consigo ?

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Eduardo Alvarenga
Raid por hardware é muito interessante, porém o SPOF (Single Point of
Failure) fica focado na HBA.

Se a sua controladora de discos falhar, tchau tchau! E as changes
estatiticamente falando de uma única HBA falhar vs vários HDs é muito maior!
Além disso dependendo do modelo, não é simplesmente uma questão de trocar a
HBA (com indisponibilidade) e subir o servidor.

Algumas controladoras não permitem a inserção de um Array já criado, fazendo
com que você tenha que criar um novo e restaurar backup.

Trabalho com equipamentos de grande porte e alta disponibilidade de
diferentes fornecedores e realmente concluí que a melhor forma de RAID é via
SOFTWARE.

Duas controladoras SCSI em JBOD + RAID via software e recover online é a
melhor pedida na minha opinião.

[1] http://manuals.fujitsu-siemens.com/open.php?ID=7897
(só para referência do conceito do Global Disk Services da Fujitsu, é
possível fazer com outras ferramentas)


Abraço,

2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br

 Eu aconselho fortemente o uso de RAID por hardware, utilizando HDs
 hot-swap.

 Assim, caso aconteça alguma pane, o sistema irá degradar um pouco sua
 performance, porém *não irá parar*.
 Substituir o hd fica muito simples, uma vez que basta arrancá-lo e espetar
 um novo.

 Se achar que RAID5 não oferece muita segurança, utilize RAID6 (que possui
 mais de um hd para paridade do array).
 Se o problema for performance, utilize RAID60.
 Se ainda for problema, utilize SAS 15k RPM e Fiber Channel.

 Tudo depende de quão crítico é sua aplicação.
 Trabalhei em multinacionais onde o custo desse hardware era tão ridículo,
 comparado ao tempo de parada, que não justificava não adquirir RAID por
 hardware.

 Você deve mensurar e ter isso em mente para o seu projeto.

 Sds,
 Eduardo.




-- 
Eduardo Alvarenga
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] configurar apache

2009-01-27 Por tôpico Marcello
chmod 755 para os diretorios e 644 para os arquivos

[]'s

Em Seg, 2009-01-26 às 16:18 -0800, ca_programador007 escreveu:
 Oi amigos,
  
 estou iniciando um novo servidor, comecando do zero, e apos instalar e 
 configurar, o primeiro passo esta sendo instalar e configurar o apache.
 instalei tudo, mas nao consigo visualizar, da  a mensagem que nao tenho 
 permissao para visualizar a pagina.
 no httpd.conf tem o caminho documentroot: /usr/local/www/data
 e em o arquivo teste.html está em /usr/local/www/data/public_html/teste.htm
 o meu problema é mexer com permissao.. nao entendo..
 qual a permissao q devo dar nesta pasta ?
  
 aguardo retorno. valeu
 
 
   Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
 http://br.maisbuscados.yahoo.com
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Eduardo Schoedler
Você pode ter 2 controladoras HBA fazendo failover, em switches HBA 
diferentes.
Assim você não tem SPOF nesse ponto.

Sds,
Eduardo.


--
From: Eduardo Alvarenga eduardo.alvare...@gmail.com
Sent: Tuesday, January 27, 2009 2:52 PM
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) 
freebsd@fug.com.br
Subject: Re: [FUG-BR] RAID

 Raid por hardware é muito interessante, porém o SPOF (Single Point of
 Failure) fica focado na HBA.

 Se a sua controladora de discos falhar, tchau tchau! E as changes
 estatiticamente falando de uma única HBA falhar vs vários HDs é muito 
 maior!
 Além disso dependendo do modelo, não é simplesmente uma questão de trocar 
 a
 HBA (com indisponibilidade) e subir o servidor.

 Algumas controladoras não permitem a inserção de um Array já criado, 
 fazendo
 com que você tenha que criar um novo e restaurar backup.

 Trabalho com equipamentos de grande porte e alta disponibilidade de
 diferentes fornecedores e realmente concluí que a melhor forma de RAID é 
 via
 SOFTWARE.

 Duas controladoras SCSI em JBOD + RAID via software e recover online é a
 melhor pedida na minha opinião.

 [1] http://manuals.fujitsu-siemens.com/open.php?ID=7897
 (só para referência do conceito do Global Disk Services da Fujitsu, é
 possível fazer com outras ferramentas)


 Abraço,

 2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br

 Eu aconselho fortemente o uso de RAID por hardware, utilizando HDs
 hot-swap.

 Assim, caso aconteça alguma pane, o sistema irá degradar um pouco sua
 performance, porém *não irá parar*.
 Substituir o hd fica muito simples, uma vez que basta arrancá-lo e 
 espetar
 um novo.

 Se achar que RAID5 não oferece muita segurança, utilize RAID6 (que possui
 mais de um hd para paridade do array).
 Se o problema for performance, utilize RAID60.
 Se ainda for problema, utilize SAS 15k RPM e Fiber Channel.

 Tudo depende de quão crítico é sua aplicação.
 Trabalhei em multinacionais onde o custo desse hardware era tão ridículo,
 comparado ao tempo de parada, que não justificava não adquirir RAID por
 hardware.

 Você deve mensurar e ter isso em mente para o seu projeto.

 Sds,
 Eduardo.




 -- 
 Eduardo Alvarenga
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico William David FUG-BR
Muito boa Eduardo este é um ponto que a falha é realmente critica. velho ditado

Quem tem um não tem nenhum.

 E o custo para ter 2 disponível pode acabar atrapalhando o orçamento
do projeto.

Raid por software seria  a solução mesmo neste caso. já que não
depende inteiramente do hardware.
mas teria que ser uma solução segura testada e homologada e que não
seja apenas montada e esquecida para sempre.
efetuar as rotinas de verificação para saber a saúde do hardware e
demais serviços empregados na solução.

Pergunta. Alguem ai segue a risca a recomendação do backup ?
Que após acabar de efetuar o backup fazer o restore em outro servidor
para saber se todos os dados foram corretamente backupeados ???

Particularmente eu não faço, sei que é negligência minha mas não faço.

Além RAID6 o ideal também é ter um hot spare que consiste em ter um hd
em espera caso algum de problemas ele entraria em operação
resincronizando a sua raid dai você pode ficar tranquilo que a raid
estara online  só a necessidade de trocar o hd defeituoso. no caso do
ZFS só precisa de um comando ( zpool replace pool dev dev ) para que o
hd novo ( antigo com def. ) seja reativado/sincronizado e o hd de hot
spare volte ao seu estado de espera.

Outra opção poderia ser um ClusterFS ( Lustre ),  PrimeCluster,
GoogleFS, Global File System.




2009/1/27 Eduardo Alvarenga eduardo.alvare...@gmail.com:
 Raid por hardware é muito interessante, porém o SPOF (Single Point of
 Failure) fica focado na HBA.



-- 
- = - = - = - = - = - = - = - = - = -
.  Of course it runsWilliam David Armstrong
|==   Bio Systems Security Networking
'  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
 http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
--
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WDS

2009-01-27 Por tôpico William David FUG-BR
WDS é  complicado acho que seja  furada

WDS can be used to provide two modes of wireless AP-to-AP connectivity:

* Wireless Bridging in which WDS APs communicate only with each
other and don't allow wireless clients or Stations (STA) to access
them
* Wireless Repeating in which APs communicate with each other and
with wireless STAs

Two disadvantages to using WDS are:
* The maximum wireless effective throughput is halved after the
first retransmission (hop) that is made. For example, in the case of
two routers connected via WDS, and communication is made between a
computer that is plugged into router A and a laptop that is connected
wirelessly using router B's access point, the throughput is halved,
because router B has to retransmit the information during the
communication of the two sides. However, in the case of communications
between a computer that is plugged into router A and a computer that
is plugged into router B, the throughput is not halved since there is
no need to retransmit the information.
* Dynamically assigned and rotated encryption keys are usually not
supported in a WDS connection. This means that dynamic Wi-Fi Protected
Access (WPA) and other dynamic key assignment technology in most cases
can not be used, though WPA using pre-shared keys is possible. This is
due to the lack of standardization in this field, which may be
resolved with the upcoming 802.11s standard. As a result only static
WEP or WPA keys may be used in a WDS connection, including any STAs
that associate to a WDS repeating AP.

Recent Apple base stations allow WDS with WPA, though in some cases
firmware updates are required. Firmware for the Renasis SAP36g Super
Access Point and most third party firmwares for the Linksys
WRT54G(S)/GL support AES encryption using WPA2-PSK Mixed Mode
security, and TKIP encryption using WPA-PSK, while operating in WDS
mode. However, this mode may not be compatible with other units
running stock or alternate firmwares.


Melhor você pensar em arquitetura MESH. se este conceito de rede wifi
ja esteja em desuso.
.

2009/1/27 Cobausque cobaus...@ig.com.br:
 Pessoal gostaria de uma referencia..

 Estou migrando minha rede pra Mikrotik para atender alguns clientes .. mas
 gostaria de uma referencia sobre montar em WDS esempenho é bom ??  um enlace
 pequeno e já possuo uma estrutura de servidores em FREEBSD que já estão em
 funcionamento..

 Pra quem usa conseguiria ai uns 8 ful .. eu consigo ?

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
- = - = - = - = - = - = - = - = - = -
.  Of course it runsWilliam David Armstrong
|==   Bio Systems Security Networking
'  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
 http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
--
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Alexandre Biancalana
On 1/27/09, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com wrote:
 Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,
  chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096 threads
  ao mesmo tempo.

Threads ?? Qmail não usa threads. São processos de entrega de mensagens.

O patch do big-ext-todo não tem nada haver com o concurrencyremote
usado pelo qmail-remote. Este patch serve para separar o processamento
da fila de mensagens recebidas (todo) da fila de entrega de mensagens
em um daemon chamado qmail-todo.

 Existe também um patch para ajustar o número de
  threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o terra
  e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails provenientes
  de um dado domínio. Basta procurá-los no google.

  Mais info em www.delphus.org sessão qmail.

Esse patch parece BEM interessante, não conhecia vou dar uma olhada...
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Firefox a Gnash

2009-01-27 Por tôpico mariognu-freebsd
Boa tarde pessoal.

Estou com um problema usando o firefox e o gnash e gostaria de
saber se alguém está com o mesmo problema. Procurei em vários 
sites e listas mas não encontrei nenhuma solução.

O problema acontece com o firefox3. As vezes quando se está em 
algum site com uma animação flash o firefox fecha sozinho.
Instalei o firefox2 e não aconteceu este problema, porém o gnash
parece não funcionar muito bem na versão 2.

O firefox3 não achou o lugar onde estava instalado o plugin do 
gnash, '/usr/local/lib/browser_plugins/', então criei um link
do plugin no '/usr/lib/firefox3/plugin'. A versão 2 já busca
automaticamente o plugin em 'browser_plugins'.

Até mais,

Mario Jose
---

/* Human knowledge belongs to the world */

/* Free Software Foundation - www.fsf.org */
Free software is a matter of liberty, not price

/* Hack to learn, don't learn to hack */


  Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Opa Alexandre.

Realmente me expressei errado, o qmail-remote é um processo e não uma  
thread, e o Ext-todo realmente irá separar a entrega e chegada de e- 
mails no qmail-todo. Troquei as bolas com o Big-concurrency que este  
sim irá dar suporte ao qmail-spawn e todo de abrir mais do que 500  
processos do qmail-remote.

Perdoem-me, da próxima vez não irei escrever tão rápido meus e-mail à  
lista.

Obrigado.

Rodrigo Graeff
www.delphus.org
delphus...@gmail.com



On Jan 27, 2009, at 3:32 PM, Alexandre Biancalana wrote:

 On 1/27/09, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com wrote:
 Existem patches para aumentar o número de threads do qmail-remote,
 chama-se big-ext-todo patch, no qual eu já consegui usar 4096 threads
 ao mesmo tempo.

 Threads ?? Qmail não usa threads. São processos de entrega de  
 mensagens.

 O patch do big-ext-todo não tem nada haver com o concurrencyremote
 usado pelo qmail-remote. Este patch serve para separar o processamento
 da fila de mensagens recebidas (todo) da fila de entrega de mensagens
 em um daemon chamado qmail-todo.

 Existe também um patch para ajustar o número de
 threads que o qmail-remote irá fazer por domínios, uma vez que o  
 terra
 e o uol já quebraram o rfc limitando o número de e-mails provenientes
 de um dado domínio. Basta procurá-los no google.

 Mais info em www.delphus.org sessão qmail.

 Esse patch parece BEM interessante, não conhecia vou dar uma  
 olhada...
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WDS

2009-01-27 Por tôpico Thiago Gomes
Pq vc está mudando para sua rede para Mikrotik ao inves de continuar
com FreeBSD ?

2009/1/27 William David FUG-BR fu...@biosystems.ath.cx:
 WDS é  complicado acho que seja  furada

 WDS can be used to provide two modes of wireless AP-to-AP connectivity:

* Wireless Bridging in which WDS APs communicate only with each
 other and don't allow wireless clients or Stations (STA) to access
 them
* Wireless Repeating in which APs communicate with each other and
 with wireless STAs

 Two disadvantages to using WDS are:
* The maximum wireless effective throughput is halved after the
 first retransmission (hop) that is made. For example, in the case of
 two routers connected via WDS, and communication is made between a
 computer that is plugged into router A and a laptop that is connected
 wirelessly using router B's access point, the throughput is halved,
 because router B has to retransmit the information during the
 communication of the two sides. However, in the case of communications
 between a computer that is plugged into router A and a computer that
 is plugged into router B, the throughput is not halved since there is
 no need to retransmit the information.
* Dynamically assigned and rotated encryption keys are usually not
 supported in a WDS connection. This means that dynamic Wi-Fi Protected
 Access (WPA) and other dynamic key assignment technology in most cases
 can not be used, though WPA using pre-shared keys is possible. This is
 due to the lack of standardization in this field, which may be
 resolved with the upcoming 802.11s standard. As a result only static
 WEP or WPA keys may be used in a WDS connection, including any STAs
 that associate to a WDS repeating AP.

 Recent Apple base stations allow WDS with WPA, though in some cases
 firmware updates are required. Firmware for the Renasis SAP36g Super
 Access Point and most third party firmwares for the Linksys
 WRT54G(S)/GL support AES encryption using WPA2-PSK Mixed Mode
 security, and TKIP encryption using WPA-PSK, while operating in WDS
 mode. However, this mode may not be compatible with other units
 running stock or alternate firmwares.


 Melhor você pensar em arquitetura MESH. se este conceito de rede wifi
 ja esteja em desuso.
 .

 2009/1/27 Cobausque cobaus...@ig.com.br:
 Pessoal gostaria de uma referencia..

 Estou migrando minha rede pra Mikrotik para atender alguns clientes .. mas
 gostaria de uma referencia sobre montar em WDS esempenho é bom ??  um enlace
 pequeno e já possuo uma estrutura de servidores em FREEBSD que já estão em
 funcionamento..

 Pra quem usa conseguiria ai uns 8 ful .. eu consigo ?

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




 --
 - = - = - = - = - = - = - = - = - = -
 .  Of course it runsWilliam David Armstrong
 |==   Bio Systems Security Networking
 '  FreeBSD   MSN / GT  biosystems  gmail . com
  http://biosystems.ath.cx:8080/  http://biosystems.broker.freenet6.net/
 --
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Alexandre Biancalana
On 1/27/09, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com wrote:
 Opa Alexandre.

  Realmente me expressei errado, o qmail-remote é um processo e não uma
  thread, e o Ext-todo realmente irá separar a entrega e chegada de e-
  mails no qmail-todo. Troquei as bolas com o Big-concurrency que este
  sim irá dar suporte ao qmail-spawn e todo de abrir mais do que 500
  processos do qmail-remote.

Perfeito!

Estive olhando seu site, BEM legal esse patch para limite de entrega
por domínios, você mesmo que fez ??

Duas sugestões, acho q seria legal incluir alguns creditos no site dos
patches que você pegou na net. Outra coisa é disponibilizar também a
versão dos patches soltos, para que possamos aplicá-los separados ou
no caso de não precisar de todos.



  Perdoem-me, da próxima vez não irei escrever tão rápido meus e-mail à
  lista.

Que isso... mandei a mensagem só para manter o nivel da lista elevado. ;-)

Att,
Alexandre
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Realmente, vou tentar pescar novalmente os autores dos patches que já  
existem e listá-los. Agora fazer uma evolução dos patches para poder  
deixá-los soltos, ou melhor, avulsos é um problema que enfrentei uns  
anos atrás quando me dei conta que alguns alteram várias vezes a mesma  
função no source e isso me daria dores de cabeça, por ex: aplicar o  
big-concu e o ext-todo e o spf, teria que fazer uma versao para os  
três poderem ser aplicados distintamente, pois todos partem do  
princípio que estão sendo aplicados no qmail cru ou pior, no netqmail  
que já vem com alguns patches inclusos...
Enfim, é uma zona armazenar tudo avulso, Neste caso resolvi criar  
triggers pra maioria das funções mais críticas, possibilitando o  
usuário de desligá-la se for necessário.

Valeu as dicas Alexandre, se tiveres mais dicas, serão extremamente  
apreciadas.

Obrigado.


Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



On Jan 27, 2009, at 4:32 PM, Alexandre Biancalana wrote:

 On 1/27/09, Rodrigo Graeff delphus...@gmail.com wrote:
 Opa Alexandre.

 Realmente me expressei errado, o qmail-remote é um processo e não uma
 thread, e o Ext-todo realmente irá separar a entrega e chegada de e-
 mails no qmail-todo. Troquei as bolas com o Big-concurrency que este
 sim irá dar suporte ao qmail-spawn e todo de abrir mais do que 500
 processos do qmail-remote.

 Perfeito!

 Estive olhando seu site, BEM legal esse patch para limite de entrega
 por domínios, você mesmo que fez ??

 Duas sugestões, acho q seria legal incluir alguns creditos no site dos
 patches que você pegou na net. Outra coisa é disponibilizar também a
 versão dos patches soltos, para que possamos aplicá-los separados ou
 no caso de não precisar de todos.



 Perdoem-me, da próxima vez não irei escrever tão rápido meus e-mail à
 lista.

 Que isso... mandei a mensagem só para manter o nivel da lista  
 elevado. ;-)

 Att,
 Alexandre
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Luiz Otavio O Souza
  Opa Alexandre.
 
   Realmente me expressei errado, o qmail-remote é um processo e não uma
   thread, e o Ext-todo realmente irá separar a entrega e chegada de e-
   mails no qmail-todo. Troquei as bolas com o Big-concurrency que este
   sim irá dar suporte ao qmail-spawn e todo de abrir mais do que 500
   processos do qmail-remote.

 Perfeito!

 Estive olhando seu site, BEM legal esse patch para limite de entrega
 por domínios, você mesmo que fez ??

O patch que forneci em: 
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-05/msg00925.html é de 
minha autoria, quando pra minha surpresa o Welington apresentou esse link: 
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-05/msg00964.html o qual eu 
desconhecia.

Suponho que patchs perdidos assim são de domínio publico, então nada a 
declarar...

[]'s
Luiz

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] WDS

2009-01-27 Por tôpico Trober
Olá!

Não posso afirmar quanto ao WDS do Mikrotik. Mas quanto ao WDS com WR254, não 
tive problemas.

Vou descrever um dos quatro cenários que montei com WDS.

Uma prefeitura, interligando 17 orgãos municipais (postos de saúde, escolas, 
junta militar, conselho tutelar, ação social etc), separados em 7 edificações 
distintas, dentro de uma área de 60 km2.

A pedido do contratante, me foi pedido ser tênue nos gastos, o que me levou a 
usar WDS (128bits entre eles), para usar um só access point por edificação.

São 85 computadores nessa rede. Cada orgão teu sua distinta faixa /24. E claro, 
um FreeBSD segurando a turma toda, com controle de banda e full cache proxy 
(com ZPH+IPTOS, para o que vier com TCP_MEM_HIT ou TCP_HIT do Squid passar 
diretão).

Um problema que percebi, é que se o firmware dos WR254 não for TODOS iguais 
(mesma versão), dentro do WDS, terá problemas com as requisições dos clientes 
de DHCP. Como todos estão na mesma versão, funciona redondinho.

Não é minha intenção soar pernóstico, mas apenas expor a viabilidade de cenário 
com WDS :)

Grande abraço a todos.

Trober
tro...@trober.com
-
-
-
-
-











- Mensagem Original -
De: Cobausque cobaus...@ig.com.br
Para: 'Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD FUG-BR' freebsd@fug.com.br
Data: TerçA, 27 De Janeiro De 2009 13:32
Assunto: [FUG-BR] WDS

 Pessoal gostaria de uma referencia..
 
 Estou migrando minha rede pra Mikrotik para atender alguns clientes .. mas
 gostaria de uma referencia sobre montar em WDS esempenho é bom ??  um enlace
 pequeno e já possuo uma estrutura de servidores em FREEBSD que já estão em
 funcionamento..
 
 Pra quem usa conseguiria ai uns 8 ful .. eu consigo ?
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] aviso begginer! teclado 99,9% perfeit o... só falta a interrogação

2009-01-27 Por tôpico Thiago Cesar
Boa tarde pessoal,
já tô basicamente o dia todo aqui em cima do teclado [FreeBSD 7.1],
pesquisei, tentei, troquei, nada...

então alguma alma encarecida pode compartilhar um xorg.conf com o teclado
abnt2 configurado[interrogação]

valeu!
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] aviso begginer! teclado 99,9% perfeito. .. só falta a interrogação

2009-01-27 Por tôpico Giancarlo Rubio
2009/1/27 Thiago Cesar thj...@gmail.com

 Boa tarde pessoal,
 já tô basicamente o dia todo aqui em cima do teclado [FreeBSD 7.1],
 pesquisei, tentei, troquei, nada...

 então alguma alma encarecida pode compartilhar um xorg.conf com o teclado
 abnt2 configurado[interrogação]



Section InputDevice
Identifier  Generic Keyboard
Driver  kbd
Option  XkbRules  xorg
Option  XkbModel  abnt2
Option  XkbLayout br
EndSection





 valeu!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
---
Giancarlo Rubio
Getech - Soluções em rede
(41) 4063-9039 / (11) 4063-5470
www.getech.com.br
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] aviso begginer! teclado 99,9% perfeit o... só falta a interrogação

2009-01-27 Por tôpico Renato Botelho
On Tue, Jan 27, 2009 at 5:00 PM, Thiago Cesar thj...@gmail.com wrote:
 Boa tarde pessoal,
 já tô basicamente o dia todo aqui em cima do teclado [FreeBSD 7.1],
 pesquisei, tentei, troquei, nada...

 então alguma alma encarecida pode compartilhar um xorg.conf com o teclado
 abnt2 configurado[interrogação]

   Option  XkbRules xorg
   Option  XkbModel abnt2
   Option  XkbLayout br
   Option  XkbVariant abnt2

-- 
Renato Botelho
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] qmail e remote concurrency

2009-01-27 Por tôpico Rodrigo Graeff
Luiz,

Da mesma forma irei incluir seu nome como autor deste patch que usei  
na época, alias, se me permite o comentário, havia um probleminha com  
o código, eu acho que alterei alguma coisa porém não lembro mais, em  
tempo irei recordar e retorná-lo.

Alexandre,

Eu fiz algumas funções extras, correções a grande maioria das triggers  
de controle, algumas optimizações, aderi o suporte a domainkeys para o  
grande patch. O trabalho de fazer merge as vezes cansa pois unir  
funções diferentes no mesmo código é realmente sacal. Fora quando uma  
coisa não encaixa com outra. Criei outras opções para o qregex também.

Fui tapando alguns furos junto com uma galerinha que usou e ?usa? este  
patch ainda, assim foi criada a requisição de auth, max rcpts, helo  
require, bem como tentar fazer com que os triggers funcionassem no / 
control/file como em variavel de ambiente. Com um amigo fomos capazes  
de rever todo o código do qmail e convertê-lo de select() para poll()  
também bem como os códigos que entraram via patches.

De um modo geral estou sempre aplicando novas funcionalidades para  
quem gosta de usar qmail porém não programa.


Rodrigo Graeff
delphus...@gmail.com



On Jan 27, 2009, at 4:46 PM, Luiz Otavio O Souza wrote:

 Opa Alexandre.

 Realmente me expressei errado, o qmail-remote é um processo e não  
 uma
 thread, e o Ext-todo realmente irá separar a entrega e chegada de e-
 mails no qmail-todo. Troquei as bolas com o Big-concurrency que este
 sim irá dar suporte ao qmail-spawn e todo de abrir mais do que 500
 processos do qmail-remote.

 Perfeito!

 Estive olhando seu site, BEM legal esse patch para limite de entrega
 por domínios, você mesmo que fez ??

 O patch que forneci em:
 http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-05/msg00925.html é  
 de
 minha autoria, quando pra minha surpresa o Welington apresentou esse  
 link:
 http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-05/msg00964.html o  
 qual eu
 desconhecia.

 Suponho que patchs perdidos assim são de domínio publico, então nada a
 declarar...

 []'s
 Luiz

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: configurar apache

2009-01-27 Por tôpico Marcelo Rodrigues Barragan
Você não precisa usar a pasta public_html dentro do DocumentRoot.
Dependendo da maneira como você configurar o seu httpd.conf, a pasta 
public_html deverá ser criada dentro do diretório home do usuário quando ele 
desejar publicar alguma informação particular que estará disponível na 
Internet. Acho que este não é o seu caso, porisso você não precisa usar esta 
pasta.

Atenciosamente,

Marcelo Rodrigues Barragan

LPIC-1 Certified
Analista de Redes



-Mensagem original-
De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em nome de 
Marcello
Enviada em: terça-feira, 27 de janeiro de 2009 14:53
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
Assunto: Re: [FUG-BR] configurar apache

chmod 755 para os diretorios e 644 para os arquivos

[]'s

Em Seg, 2009-01-26 às 16:18 -0800, ca_programador007 escreveu:
 Oi amigos,
  
 estou iniciando um novo servidor, comecando do zero, e apos instalar e 
 configurar, o primeiro passo esta sendo instalar e configurar o apache.
 instalei tudo, mas nao consigo visualizar, da  a mensagem que nao tenho 
 permissao para visualizar a pagina.
 no httpd.conf tem o caminho documentroot: /usr/local/www/data
 e em o arquivo teste.html está em /usr/local/www/data/public_html/teste.htm
 o meu problema é mexer com permissao.. nao entendo..
 qual a permissao q devo dar nesta pasta ?
  
 aguardo retorno. valeu
 
 
   Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
 http://br.maisbuscados.yahoo.com
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [OFF TOPIC] NAGIOS + SMS

2009-01-27 Por tôpico Renato Frederick
Pessoal, aqui vai mais um offtopic, para quebrar a rotina hehe..

Atualmente as operadoras estão cortando o email via sms e é algo bem comum
no nagios, enviar email para ddd+num...@operadora.com.br e receber o alerta
via celular.

Em vista disto, andei pesquisando na net e encontrei algo[1]. Pelo que vi,
usa o gammu[2], que se encontra nos ports[3].

A idéia parece bem simples:

Depois que o telefone GSM for plugado a USB e sendo ele suportado pelo gammu
e pelo Linux, cria-se um alerta no nagios que irá enviar a mensagem para o
destino, exemplo:

echo Test message | gammu --sendsms TEXT destination mobile number

Vejo nisto 2 pequenos problemas para testar, que é ter um telefone GSM que
ao mesmo tempo tenha conexão USB, seja barato e compatível[4] tanto com o
BSD quanto com o gammu.

Alguém já desenvolveu algo semelhante e tem alguma dica?

Para meu azar todos os telefones que tenho parado são Nokia e não suportam
SMS pelo gammu. Vi que a lista Sony ericcson é  bem mais compatível, mas
falta $$$ para arriscar em um teste que pode dar em nada.

Obrigado a todos e desculpem pelo OFFTOPIC!



[1]
http://matt.bottrell.com.au/archives/205-Nagios-2-way-alerting-via-SMS-Part-
2.html
[2] http://www.gammu.org/wiki/index.php?title=Gammu:Main_Page
[3] http://www.freebsdsoftware.org/comms/gammu.html
[4] http://cihar.com/gammu/phonedb/




-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] Servidor DNS no freebsd

2009-01-27 Por tôpico Alex de A. Souza
Eu achei um tutorial antigo do freebsd 5.4 mostrando como
se faz um servidor DNS  e tentei fazer na versão 7, é possivel?
Instalei o bind 9.6, configurei o named.conf e o reverso.
Ex; na pasta namedb - eu fiz esses scripts meudominio.com.br e 
meudominio.rev
Na pasta /slave - meudominio.sec
 não conseguir executar o sh makelocalhost, da erro.

O que pode esta dando de errado, falta mas alguma coisa que deixei passar 
abatido?

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Servidor DNS no freebsd

2009-01-27 Por tôpico mantunes
tenta esse

http://www.howtoforge.com/installing-a-freebsd7.0-dns-server-with-bind

ou esse

http://www.bsdguides.org/guides/freebsd/networking/install_bind

Depois posta os resultados..



2009/1/27 Alex de A. Souza alex_a_so...@msn.com:
 Eu achei um tutorial antigo do freebsd 5.4 mostrando como
 se faz um servidor DNS  e tentei fazer na versão 7, é possivel?
 Instalei o bind 9.6, configurei o named.conf e o reverso.
 Ex; na pasta namedb - eu fiz esses scripts meudominio.com.br e
 meudominio.rev
 Na pasta /slave - meudominio.sec
  não conseguir executar o sh makelocalhost, da erro.

 O que pode esta dando de errado, falta mas alguma coisa que deixei passar
 abatido?



 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Marcio Antunes
Powered by FreeBSD
==
* Windows: Where do you want to go tomorrow?
* Linux: Where do you want to go today?
* FreeBSD: Are you, guys, comming or what?
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Reginaldo Filippus
Boa tarde pessoal.

Bom, como nosso grande amigo Alvarenga citou, preciso de uma solução de
baixo custo.

Hoje tenho um hardware a minha disposição: 1 controladora SATA de 4 portas,
1 placa Mãe da Intel com 4 portas SATA(com suporte a raid 0 e 1), 5 HD de
500GB, 2 placas de rede Gigabit.

O que estou pensando em fazer.

- Colocar 2 HD´s de 40GB(que tenho aqui novos) fazendo raid 1 direto na
controladora da placa Mãe, pois não conheço software que faça o raid do /

- Criar um concatenamento com 3hd de 500GB cada para 0 departamento 1 com
acesso pela placa de rede 1

- Criar um concatenamento com 2hd de 500GB cada para o departamento 2 com
acesso pela placa de rede 2.

O backup posso fazer por rsync em outro servidor, que tenho disponivel hoje,
apenas para caso algum dos HD´s apresente problemas.

Será que seria uma solução confiavel para o que tenho disponivel?

Grande abraço a todos.

2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br

 Aí que está... mas que dá, dá! rsrs.
 Tudo depende de quanto você irá perder caso haja uma parada não programada.

 Sds,
 Eduardo.


 --
 From: Eduardo Alvarenga eduardo.alvare...@gmail.com
 Sent: Tuesday, January 27, 2009 3:26 PM
 To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 freebsd@fug.com.br
 Subject: Re: [FUG-BR] RAID

  Neste caso ele terá que usar FAs e switches SAN -- além do próprio
  storage,
  o que encarece muito mais a solução. -- Mas claro! Resolve com louvor!
 
  Creio que o Reginaldo está buscando uma solução viável e com baixo custo.
 
  Abraço,
 
  2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br
 
  Você pode ter 2 controladoras HBA fazendo failover, em switches HBA
  diferentes.
  Assim você não tem SPOF nesse ponto.
 
  Sds,
  Eduardo.
 
 
  --
  From: Eduardo Alvarenga eduardo.alvare...@gmail.com
  Sent: Tuesday, January 27, 2009 2:52 PM
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  freebsd@fug.com.br
  Subject: Re: [FUG-BR] RAID
 
   Raid por hardware é muito interessante, porém o SPOF (Single Point of
   Failure) fica focado na HBA.
  
   Se a sua controladora de discos falhar, tchau tchau! E as changes
   estatiticamente falando de uma única HBA falhar vs vários HDs é muito
   maior!
   Além disso dependendo do modelo, não é simplesmente uma questão de
   trocar
   a
   HBA (com indisponibilidade) e subir o servidor.
  
   Algumas controladoras não permitem a inserção de um Array já criado,
   fazendo
   com que você tenha que criar um novo e restaurar backup.
  
   Trabalho com equipamentos de grande porte e alta disponibilidade de
   diferentes fornecedores e realmente concluí que a melhor forma de RAID
   é
   via
   SOFTWARE.
  
   Duas controladoras SCSI em JBOD + RAID via software e recover online é
   a
   melhor pedida na minha opinião.
  
   [1] http://manuals.fujitsu-siemens.com/open.php?ID=7897
   (só para referência do conceito do Global Disk Services da Fujitsu, é
   possível fazer com outras ferramentas)
  
  
   Abraço,
  
   2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br
  
   Eu aconselho fortemente o uso de RAID por hardware, utilizando HDs
   hot-swap.
  
   Assim, caso aconteça alguma pane, o sistema irá degradar um pouco sua
   performance, porém *não irá parar*.
   Substituir o hd fica muito simples, uma vez que basta arrancá-lo e
   espetar
   um novo.
  
   Se achar que RAID5 não oferece muita segurança, utilize RAID6 (que
  possui
   mais de um hd para paridade do array).
   Se o problema for performance, utilize RAID60.
   Se ainda for problema, utilize SAS 15k RPM e Fiber Channel.
  
   Tudo depende de quão crítico é sua aplicação.
   Trabalhei em multinacionais onde o custo desse hardware era tão
  ridículo,
   comparado ao tempo de parada, que não justificava não adquirir RAID
   por
   hardware.
  
   Você deve mensurar e ter isso em mente para o seu projeto.
  
   Sds,
   Eduardo.

 
  --
  Eduardo Alvarenga

 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd




-- 
Atenciosamente,
Reginaldo Filippus
Desenvolvedor WEB/Admin. Rede
Fone: (47) 3035-3167
Cel: (47) 9657-7670
Skype: reginaldo.filippus
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Servidor DNS no freebsd

2009-01-27 Por tôpico Nenhum_de_Nos

On Tue, January 27, 2009 18:08, Alex de A. Souza wrote:
 Eu achei um tutorial antigo do freebsd 5.4 mostrando como
 se faz um servidor DNS  e tentei fazer na versão 7, é possivel?
 Instalei o bind 9.6, configurei o named.conf e o reverso.
 Ex; na pasta namedb - eu fiz esses scripts meudominio.com.br e
 meudominio.rev
 Na pasta /slave - meudominio.sec
  não conseguir executar o sh makelocalhost, da erro.

 O que pode esta dando de errado, falta mas alguma coisa que deixei passar
 abatido?

eu tenho mas com o bind do base, sem problemas :)

(mas é caching nameserver só)

matheus


-- 
We will call you cygnus,
The God of balance you shall be

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Servidor DNS no freebsd

2009-01-27 Por tôpico Wesley FreeBSD Consult
Alex,

Uma boa introdução a DNS pode ser visto em;

http://www.freebsdconsult.com.br/artigos/mypage_10_Introducao-ao-DNS.html

---
Wesley Miranda
FreeBSD Consult
DTI - Departamento de Tecnologia da Informação
Telefone (31) 2526 8616
www.freebsdconsult.com.br
d...@freebsdconsult.com.br

- Original Message - 
From: Alex de A. Souza alex_a_so...@msn.com
To: freebsd@fug.com.br
Sent: Tuesday, January 27, 2009 6:08 PM
Subject: [FUG-BR] Servidor DNS no freebsd


Eu achei um tutorial antigo do freebsd 5.4 mostrando como
se faz um servidor DNS  e tentei fazer na versão 7, é possivel?
Instalei o bind 9.6, configurei o named.conf e o reverso.
Ex; na pasta namedb - eu fiz esses scripts meudominio.com.br e
meudominio.rev
Na pasta /slave - meudominio.sec
 não conseguir executar o sh makelocalhost, da erro.

O que pode esta dando de errado, falta mas alguma coisa que deixei passar
abatido?

 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RAID

2009-01-27 Por tôpico Eduardo Alvarenga
Eu recomendo você colocar tudo em um único array e criar pequenos
volumes de acordo com a demanda. Desta forma, você
garante que seus dados estejam distribuídos entre mais discos e assim
aumenta a disponibilidade. Ah, e use iSCSI, você não vai se
arrepender.

FreeNAS = BSD
OpenFiler = Linux
NexentaStor = Solaris

Se você puder pagar, use o NexentaStor, ele usa ZFS, não tem limites
de tamanho (pelo menos na teoria!),
extremamente robusto, estável, suporta clusters, snapshots(para
backups), etc etc etc.

Já o OpenFiler é gratis, muito bom para um ambiente pequeno/médio que
não precise de tanta escalabilidade.
FreeNAS está um pouco defasado, mas se BSD for sua opção, boa escolha!


Abraço,

2009/1/27 Reginaldo Filippus rfilip...@gmail.com

 Boa tarde pessoal.

 Bom, como nosso grande amigo Alvarenga citou, preciso de uma solução de
 baixo custo.

 Hoje tenho um hardware a minha disposição: 1 controladora SATA de 4 portas,
 1 placa Mãe da Intel com 4 portas SATA(com suporte a raid 0 e 1), 5 HD de
 500GB, 2 placas de rede Gigabit.

 O que estou pensando em fazer.

 - Colocar 2 HD´s de 40GB(que tenho aqui novos) fazendo raid 1 direto na
 controladora da placa Mãe, pois não conheço software que faça o raid do /

 - Criar um concatenamento com 3hd de 500GB cada para 0 departamento 1 com
 acesso pela placa de rede 1

 - Criar um concatenamento com 2hd de 500GB cada para o departamento 2 com
 acesso pela placa de rede 2.

 O backup posso fazer por rsync em outro servidor, que tenho disponivel hoje,
 apenas para caso algum dos HD´s apresente problemas.

 Será que seria uma solução confiavel para o que tenho disponivel?

 Grande abraço a todos.

 2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br

  Aí que está... mas que dá, dá! rsrs.
  Tudo depende de quanto você irá perder caso haja uma parada não programada.
 
  Sds,
  Eduardo.
 
 
  --
  From: Eduardo Alvarenga eduardo.alvare...@gmail.com
  Sent: Tuesday, January 27, 2009 3:26 PM
  To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
  freebsd@fug.com.br
  Subject: Re: [FUG-BR] RAID
 
   Neste caso ele terá que usar FAs e switches SAN -- além do próprio
   storage,
   o que encarece muito mais a solução. -- Mas claro! Resolve com louvor!
  
   Creio que o Reginaldo está buscando uma solução viável e com baixo custo.
  
   Abraço,
  
   2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br
  
   Você pode ter 2 controladoras HBA fazendo failover, em switches HBA
   diferentes.
   Assim você não tem SPOF nesse ponto.
  
   Sds,
   Eduardo.
  
  
   --
   From: Eduardo Alvarenga eduardo.alvare...@gmail.com
   Sent: Tuesday, January 27, 2009 2:52 PM
   To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
   freebsd@fug.com.br
   Subject: Re: [FUG-BR] RAID
  
Raid por hardware é muito interessante, porém o SPOF (Single Point of
Failure) fica focado na HBA.
   
Se a sua controladora de discos falhar, tchau tchau! E as changes
estatiticamente falando de uma única HBA falhar vs vários HDs é muito
maior!
Além disso dependendo do modelo, não é simplesmente uma questão de
trocar
a
HBA (com indisponibilidade) e subir o servidor.
   
Algumas controladoras não permitem a inserção de um Array já criado,
fazendo
com que você tenha que criar um novo e restaurar backup.
   
Trabalho com equipamentos de grande porte e alta disponibilidade de
diferentes fornecedores e realmente concluí que a melhor forma de RAID
é
via
SOFTWARE.
   
Duas controladoras SCSI em JBOD + RAID via software e recover online é
a
melhor pedida na minha opinião.
   
[1] http://manuals.fujitsu-siemens.com/open.php?ID=7897
(só para referência do conceito do Global Disk Services da Fujitsu, é
possível fazer com outras ferramentas)
   
   
Abraço,
   
2009/1/27 Eduardo Schoedler eschoed...@viavale.com.br
   
Eu aconselho fortemente o uso de RAID por hardware, utilizando HDs
hot-swap.
   
Assim, caso aconteça alguma pane, o sistema irá degradar um pouco sua
performance, porém *não irá parar*.
Substituir o hd fica muito simples, uma vez que basta arrancá-lo e
espetar
um novo.
   
Se achar que RAID5 não oferece muita segurança, utilize RAID6 (que
   possui
mais de um hd para paridade do array).
Se o problema for performance, utilize RAID60.
Se ainda for problema, utilize SAS 15k RPM e Fiber Channel.
   
Tudo depende de quão crítico é sua aplicação.
Trabalhei em multinacionais onde o custo desse hardware era tão
   ridículo,
comparado ao tempo de parada, que não justificava não adquirir RAID
por
hardware.
   
Você deve mensurar e ter isso em mente para o seu projeto.
   
Sds,
Eduardo.
 
  
   --
   Eduardo Alvarenga
 
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: 

Re: [FUG-BR] aviso begginer! teclado 99,9% perfeit o... só falta a interrogação

2009-01-27 Por tôpico Leandro F Silva
Onde é que não está funcionando, terminal ? kde ? fvwm ? gnome ?
A barra está funcionando ?

Att,
Leandro

2009/1/27 Thiago Cesar thj...@gmail.com

 Boa tarde pessoal,
 já tô basicamente o dia todo aqui em cima do teclado [FreeBSD 7.1],
 pesquisei, tentei, troquei, nada...

 então alguma alma encarecida pode compartilhar um xorg.conf com o teclado
 abnt2 configurado[interrogação]

 valeu!
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Firefox a Gnash

2009-01-27 Por tôpico Cleyton Agapito
2009/1/27 mariognu-free...@yahoo.com.br

 Boa tarde pessoal.

 Estou com um problema usando o firefox e o gnash e gostaria de
 saber se alguém está com o mesmo problema. Procurei em vários
 sites e listas mas não encontrei nenhuma solução.

 O problema acontece com o firefox3. As vezes quando se está em
 algum site com uma animação flash o firefox fecha sozinho.
 Instalei o firefox2 e não aconteceu este problema, porém o gnash
 parece não funcionar muito bem na versão 2.

 O firefox3 não achou o lugar onde estava instalado o plugin do
 gnash, '/usr/local/lib/browser_plugins/', então criei um link
 do plugin no '/usr/lib/firefox3/plugin'. A versão 2 já busca
 automaticamente o plugin em 'browser_plugins'.

 Até mais,

 Mario Jose


Já andei apanhando do gnash também e desisti.

No momento, até onde eu sei, a solução é o linux-flashplugin9, só que só
funciona depois de um patch no kernel que saiu no 7.1-PRE, se não me engano
em outubro do ano passado, antes disso só o 7.

Se conseguir evoluir no gnash dá um toque, assim que funcionar gostaria de
usá-lo.
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] [OFF TOPPIC]

2009-01-27 Por tôpico Luis
Ola amigos
Gostaria de uma informação.
O apache é possivel personalizar os erros por exemplo:
http://192.168.1.1/sistema.php vai entra no sistema normal.
http://192.168.1.1/GFEARG vai dar um erro pagina n pode ser exibida correto?
gostaria de quando acontecer isso retornase um erro personalizado tipo erro
404 pagina n disponivel

fiz as seguintes conf no httpd.conf do apache

---
Alias /sistema/ usr/local/www/apache22/data/sistema/
ErrorDocument 404 /missing. html
--
tem q fazer mais alguma configuração...pois essa n funcionou...
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] NAGIOS + SMS

2009-01-27 Por tôpico renato martins
tenta esse http://www.gnokii.org/docs.shtml



2009/1/27 Renato Frederick freder...@dahype.org

 Pessoal, aqui vai mais um offtopic, para quebrar a rotina hehe..

 Atualmente as operadoras estão cortando o email via sms e é algo bem comum
 no nagios, enviar email para 
 ddd+num...@operadora.com.brddd%2bnum...@operadora.com.bre receber o alerta
 via celular.

 Em vista disto, andei pesquisando na net e encontrei algo[1]. Pelo que vi,
 usa o gammu[2], que se encontra nos ports[3].

 A idéia parece bem simples:

 Depois que o telefone GSM for plugado a USB e sendo ele suportado pelo
 gammu
 e pelo Linux, cria-se um alerta no nagios que irá enviar a mensagem para o
 destino, exemplo:

 echo Test message | gammu --sendsms TEXT destination mobile number

 Vejo nisto 2 pequenos problemas para testar, que é ter um telefone GSM que
 ao mesmo tempo tenha conexão USB, seja barato e compatível[4] tanto com o
 BSD quanto com o gammu.

 Alguém já desenvolveu algo semelhante e tem alguma dica?

 Para meu azar todos os telefones que tenho parado são Nokia e não suportam
 SMS pelo gammu. Vi que a lista Sony ericcson é  bem mais compatível, mas
 falta $$$ para arriscar em um teste que pode dar em nada.

 Obrigado a todos e desculpem pelo OFFTOPIC!



 [1]

 http://matt.bottrell.com.au/archives/205-Nagios-2-way-alerting-via-SMS-Part-
 2.htmlhttp://matt.bottrell.com.au/archives/205-Nagios-2-way-alerting-via-SMS-Part-2.html
 [2] http://www.gammu.org/wiki/index.php?title=Gammu:Main_Page
 [3] http://www.freebsdsoftware.org/comms/gammu.html
 [4] http://cihar.com/gammu/phonedb/




 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] RES: [OFF TOPIC] NAGIOS + SMS

2009-01-27 Por tôpico Renato Frederick
Renato, mas ele só suporta Nokia e talvez o celular a ser utilizado vai ser
Sony ou Motorola...  :)

Obrigado pela dica!

 -Mensagem original-
 De: freebsd-boun...@fug.com.br [mailto:freebsd-boun...@fug.com.br] Em
 nome de renato martins
 Enviada em: terça-feira, 27 de janeiro de 2009 23:35
 Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
 Assunto: Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] NAGIOS + SMS
 
 tenta esse http://www.gnokii.org/docs.shtml
 
 


-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] aviso begginer! teclado 99,9% perfeit o... só falta a interrogação

2009-01-27 Por tôpico Thiago Cesar
Xfce-4.2No terminal funciona perfeito, todas as teclas. No X, usando o Xfce
(só instalei ele, nada de kde ou gnome), a única tecla que não funciona é a
tecla que faz os símbolos / e ?. A / eu uso do teclado numérico, mas o ? não
tem substituto. Já mudei todo tipo de configuração no xorg.conf e nada.
O teclado é USB, não sei se muda algo, vou tentar plugar um PS/2 padrão.
Obrigado ao pessoal que colou as suas configurações do Xorg aqui,
infelizmente não funcionou...

Thiago

2009/1/27 Leandro F Silva fsilvalean...@gmail.com

 Onde é que não está funcionando, terminal ? kde ? fvwm ? gnome ?
 A barra está funcionando ?

 Att,
 Leandro

 2009/1/27 Thiago Cesar thj...@gmail.com

  Boa tarde pessoal,
  já tô basicamente o dia todo aqui em cima do teclado [FreeBSD 7.1],
  pesquisei, tentei, troquei, nada...
 
  então alguma alma encarecida pode compartilhar um xorg.conf com o teclado
  abnt2 configurado[interrogação]
 
  valeu!
  -
  Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
  Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
 
 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OFF TOPIC] NAGIOS + SMS

2009-01-27 Por tôpico Diego Pitombeira dos Prazeres
Renato Frederick escreveu:
 Pessoal, aqui vai mais um offtopic, para quebrar a rotina hehe..

 Atualmente as operadoras estão cortando o email via sms e é algo bem comum
 no nagios, enviar email para ddd+num...@operadora.com.br e receber o alerta
 via celular.

 Em vista disto, andei pesquisando na net e encontrei algo[1]. Pelo que vi,
 usa o gammu[2], que se encontra nos ports[3].

 A idéia parece bem simples:

 Depois que o telefone GSM for plugado a USB e sendo ele suportado pelo gammu
 e pelo Linux, cria-se um alerta no nagios que irá enviar a mensagem para o
 destino, exemplo:

 echo Test message | gammu --sendsms TEXT destination mobile number

 Vejo nisto 2 pequenos problemas para testar, que é ter um telefone GSM que
 ao mesmo tempo tenha conexão USB, seja barato e compatível[4] tanto com o
 BSD quanto com o gammu.

 Alguém já desenvolveu algo semelhante e tem alguma dica?

 Para meu azar todos os telefones que tenho parado são Nokia e não suportam
 SMS pelo gammu. Vi que a lista Sony ericcson é  bem mais compatível, mas
 falta $$$ para arriscar em um teste que pode dar em nada.

 Obrigado a todos e desculpem pelo OFFTOPIC!



 [1]
 http://matt.bottrell.com.au/archives/205-Nagios-2-way-alerting-via-SMS-Part-
 2.html
 [2] http://www.gammu.org/wiki/index.php?title=Gammu:Main_Page
 [3] http://www.freebsdsoftware.org/comms/gammu.html
 [4] http://cihar.com/gammu/phonedb/




 -
 Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
 Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd

   
http://pitombera.wordpress.com/2008/06/22/perl-gsm-imaginacao-coisas-legais/

[]'s
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


[FUG-BR] SAGU no Freebsd

2009-01-27 Por tôpico Alex de A. Souza
Tem alguma forma de instalar e funcionar o SAGU no FreeBSD 7.0?
Eu utilizo no meu server o ipfw, dhcpd e squid com cache full tem algum 
problema?
Alguem já tem instalado e é bom mesmo?
 

-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd