Date: Thu, 31 Jan 2013 02:57:50 -0200
From: pedrodi...@gmail.com
To: talk-br@openstreetmap.org
Subject: Re: [Talk-br]  Dúvidas quanto ao mapeamento de trevos

Foi bom terem levantado essa discussão.

Bom, eu já meio que "estudei" as convenções mundo afora, e em certas
combinações de tipos de highway isso é bem complexo mesmo, muitas vezes a
escolha da tag fica por critério do mapeador. Então comecei a refletir e fiz um
pequeno tutorial sobre links e hierarquias. [1]

Ainda está incompleto, porque existem outras exceções à idéia de "hierarquia
entre caminhos" que é a doutrina que sigo quando mapeio estradas e ruas. São
alguns binários viários incomuns. Isso acontece principalmente por falta de
construção de infra-estrutura pelo governo, ou às vezes por outras limitações
que impossibilitam a construção (técnicas, ecológicas, sociais...).

Também gostaria de dizer que discordo da definição de vias "trunk" em meio
rural. Não podem ser vias não duplicadas! Imagine uma auto-estrada duplicada
importante que a um certo momento vai pra via simples: simplesmente teria que
passar de "motorway" para "primary", o que é desencorajado em ferramentas como
o Keep it Right (motorway só se ligaria com trunk, motorway_link e service). Ou
seja, estamos oficialmente fora de uma das poucas convenções globais do OSM.

Um abraço. Vejam abaixo o tutorial que fiz:

[1]: http://i.imgur.com/xpuqmgm.gif